Até aqui, os bombeiros e a Cruz Vermelha marcavam quatro números diferentes para entrar em contacto com o INEM - um por cada Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Mas a partir da próxima quinta-feira passará a existir um número único para o atendimento interno das chamadas de emergência. O objectivo, explicou ao i o porta-voz do INEM, é tornar a passagem de dados entre profissionais da emergência médica "mais rápido". Pedro Coelho dos Santos diz que a criação de um único número verde permite ainda "melhorar a eficiência dos vários CODU, diluindo os picos regionais e colmatando eventuais défices momentâneos de disponibilidade local para atender uma chamada de emergência" e acrescenta que as várias corporações de bombeiros "foram avisadas do fim dos quatro números verdes ao longo da última semana". Para contactarem com a emergência médica, quer bombeiros quer a cruz vermelha usam uma linha interna, para evitar o congestionamento do 112, reservado ao contacto dos utentes.
Esta uniformização surge depois de o INEM ter alterado, recentemente, o sistema de atendimento das chamadas: antes, eram recebidas em cada centro regional. Agora, são atendidas a nível nacional, pelo operador de CODU que esteja disponível há mais tempo, independentemente da sua localização no território nacional. Cabe a esse operador fazer a triagem da emergência e, se for caso disso, pedir ao centro distrital mais próximo da ocorrência que mobilize mais meios. Uma alteração possibilitada, acrescenta Pedro Coelho dos Santos, pela existência de um sistema informático partilhado por todos os CODU a nível nacional. "O operador vê os recursos que estão disponíveis de Norte a Sul, o que facilita a operacionalidade e reduz os tempos de espera nos contactos internos", explica. O sistema tem-se revelado especialmente útil quando há picos num determinado CODU: "Num noite de S. João, no Porto, em que há um pico de chamadas, é possível que os contactos sejam encaminhados para outros centros", exemplifica.
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