Por: M.R. |
Quando os argumentos se começam a esgotar é natural que o discernimento desapareça e então surge as pérolas com as quais temos sido regularmente brindados.
O Sr. Presidente ao utilizar um vocabulário mais a puxar para o lado do cavalar, não pode estar a espera que não provoque reações inusitadas por parte da oposição, mas analisando bem o contexto do que anda para aí a ser dito e ao bom estilo da saudosa Edite Estrela.
Do ponto de vista da sintaxe gramatical a frase ..."uma dose cavalar de cinismo"... a palavra cavalar neste caso tem como finalidade destacar a quantidade de cinismo com que a oposição costuma utilizar. Neste caso especifico pode mesmo ser considerado um adverbio de quantidade.
Já por sua vez o Dr. Paulo Sardinheiro, que se inflama com facilidade com este tipo de léxico, também não quis deixar os seus créditos por mãos alheias e vá de soltar também alguns impropérios em consonância com a postura do seu Maioral (*).
Paulo Sardinheiro
No passado quando
era um Jovem Socialista à procura do seu lugar ao sol, já percebemos que
também seguia a Carneirada.
E vai de chamar Carneirada a bancada da CDU, se bem que não podemos considerar que os Ovinos sejam de desprezar, uma vez que é um animal de enorme importância econômica como fonte de carne, laticínios, lã e couro. Como tal acredito que a bancada da CDU até possa sair lisonjeada no meio desta historia toda, porque vale mais ser um animal de enorme importância económica do que um humano repleto de cinismo.
Mesmo assim vamos ver como será o comportamento do Dr. Paulo Sardinheiro no futuro, se vai seguir a disciplina de voto imposta pelo seu Maioral ou se é só uma questão de tempo para ser tornar numa ovelha negra. Porque no passado quando era um Jovem Socialista à procura do seu lugar ao sol, já percebemos que também seguia a Carneirada. (http://jornalalpiarcense. blogspot.pt/2014/03/liberdade- e-carneirada.html)
(*) - Deixo aqui o conceito de Maioral de acordo com o dicionário da Língua Portuguesa, com quatro interpretações diferentes, é só escolher a que dá mais jeito de acordo com a situação...
maioral
substantivo masculino
1. Chefe dos pastores.
2. Aquele que vale mais, que mais sobressai. = CABEÇA
3. Pessoa ou entidade que dirige ou está à frente de algo. = CHEFE
4.[Figurado] O maior de todos (falando-se dos animais de um rebanho).
Esta é a riqueza da nossa língua, onde a semântica fez, faz e continuará a fazer toda a diferença.
4 comentários:
Entre as duas expressões utilizadas impõe-se uma diferenciação ao nivel da gravidade das metáforas ou associações feitas. Enquanto que a dose cavalar de cinismo surgiu após várias horas de efectivo cinismo praticado pelos eleitos da oposição à CDU, o termo injusto e infeliz de carneirada, esse surge de uma concretização da democracia: a maioria a impor a sua vontade pela votação democrática. Isto é a democracia a funcionar. Não queriam certamente, em minoria, vencer votações, certo?
Esquecem-se depressa de como funcionava o PS no poder, ai ai...
o que vale é que estes politicos amadores vão-nos divertindo com as suas peripécias
se há uma coisa que não podem chamar ao Paulo Duarte é ser mandado, pois se o fosse tinha ficado como tantos outros no PS enquanto o pastor mandava tosquiar as ovelhas.
Já pelo lado da CDU, bom, o melhor é nem comentar, porque pelo que vi, o camarada veio até justificar-se, ou justificar os actos dos seus camaradas como se dissesse "não, não é bem assim, nós respeitamos os valores de abril, olhem estes camaradas que foram homenageados em 2010. Estão a ver? Somos um partido do 25 de Abril"
Temos de nos rir com certeza, com a habilidade de alguns e o nervosismo de outros
E já que falamos em moiral, teço aqui um elogio ao Sr. Presidente da Camara que oportunamente acudiu os seus deputados, que estavam a ser espremidos pela oposição em bloco mas nem sumo deitavam. É caso para dizer que quem tem um presidente assim, tem tudo.
Vi no facebook do Pedro Graspar uma conversa interessante entre a querida Liliana e a rapaziada da oposição. Foi muito bem tratada por sinal, e nem uma camarada a ajudou a fazer valer os seus argumentos. É uma pena, termos pessoas boas e não as sabermos apoiar.
Mas houve uma frase que me ficou na memória que transcrevo para aqui porque é como um bombom nesta historia toda
"Uma grande diferença entre a minha absoluta expressão "Carneirada à esquerda" e outras tantas tais como "limpa os beiços", "Dose cavalar de cinismo" e "falta de caracter" é que estas últimas ficam registadas em ata para toda a eternidade, e a minha ficará registada apenas enquanto o facebook existir "
Bom, o rapaz pelo menos assume o que diz, 5 pontos para ele, mas não o faz em plena Assembleia para o escrivão registar. Pequenas diferenças sei lá.
Amanha há mais !
Avisam-se os leitores que 'carneiradas' 'carneiros' 'pastagens' e outros afins náo serão publicados.
Aconselhamos os comentaristas a contornar a situação com outro tipo de linguagem como o autor do texto fez, e muito bem, porque quem é o responsável do que for publicado é o gestou do JA e não os comentaristas que para não variar pensam que podem escrever e dizer tudo sob o anonimato.
Além do mais tais comentários ja a algum tempo que estão proibidos por estas bandas
Mantenham-se calmos e usem a sabedoria.
Mandem sempre
Não adianta aos amigos do PSD e do PS tentarem afundar as pessoas para os níveis rasca que eles ocupam. E para dar um exemplo, basta ver o que andam agora a chamar ao Ricardo Hipolito, num blog que até mete nojo pela linguagem que utiliza e a forma como aborda vários assuntos e trata inclusivamente as mulheres. Sim, sou mulher e sinto-me envergonhada do que já por lá li. E tudo só porque ele ousou defender a CDU num texto aqui publicado. Rascas!
Enviar um comentário