.

.

.

.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

ALPIARÇA: A decadência do crescimento por causa da falta de visão dos políticos que governam o Concelho


Felizmente ou infelizmente nem uma empresa alpiarcense consta na “Listagem das 100 Maiores Empresas do Distrito”.
A informação apresentada sobre as 100 maiores empresas do Distrito de Santarém,    publicadas no Jornal ‘O Ribatejo’, é da responsabilidade da IF4 – Processamento de Informações. Esta empresa especializada solicita anualmente às empresas informação quantitativa para saber quais são as maiores empresas.
Ao contrário dos anos anteriores nenhuma empresa alpiarcense consta na listagem o que prova que em termos empresariais as poucas empresas instaladas no concelho mais não são de que pequenas empresas que  em termos globais pouco representam.
É sinal que a autarquia não se tem preocupado com o desenvolvimento, quer industrial quer comercial impedindo assim o crescimento do tecido empresarial em Alpiarça, o que aliás e em abono da verdade, desde que a CDU dirige os destinos da autarquia, Alpiarça tem andado para trás porquanto e para quem acompanha estes estudos pode agora verificar que até a Monliz  teve um fraco crescimento talvez pelo investimento que fez no ano anterior.
Seja como for, em termos empresariais ou no crescimento industrial ou empresarial Alpiarça perdeu terreno como dificilmente conseguirá ultrapassar a decadência a que se vem assistindo nos últimos anos.
Salientamos que o crescimento industrial ou comercial como ainda o empresarial necessita muito do apoio das autarquias locais como a estas compete procurar e apoiar a instalação de empresas no respectivo concelho.
Nesta “campo” o executivo talvez por “acomodação” nada fez e dificilmente virá a fazer. Tem dado bastantes provas de incapacidade quanto a fazer crescer Alpiarça empresarialmente.
Quando uma autarquia dirigida por homens que deveriam ser os primeiros a querer o crescimento local se acomodam para nada fazerem " algo vai mal no reino".
De nada serve a desculpa da “crise que atravessamos” como dos “milhões" que o executivo da CDU "recebeu de dividas” porque são coisas distintas onde a Câmara não precisa de investir quer o que seja mas sim procurar quem queira investir e atrair investidores.
O Executivo da CDU, a exemplos de outras matérias, neste campo tem falhado redondamente pela simples razão de que os eleitos, nenhum deles, tem espírito empresarial e muito menos a visão que se torna necessária para que possa haver qualquer crescimento.
São pessoas acomodadas à “secretária administrativa” e ao comodismo da segurança do emprego quando para se ser empresário é necessário algo de “aventureiro”
Defeitos que os alpiarcenses continuarão a  pagar bem caro quanto ao futuro de Alpiarça.
Sendo actualmente Alpiarça uma localidade dirigida por uma classe politica que coloca os interesses partidários acima dos interesses do concelho os resultados só podem ser estes.
Por:  António Centeio

1 comentário:

Anónimo disse...

Na lista dos maiores empregadores do distrito deve constar a Câmara.
Pena é que com tanta gente a viver à conta do orçamento não se traduza em serviços de excelência prestados aos munícipes.hasivde