Não pondo em causa a qualidade da fotografia que foi tirada no dia 5 de Maio de 2013 no evento: Caminhar um dia pela vida à descoberta do Paul da Gouxa.
Passo a transcrever um excerto do referido programa:
Poderão contar com almoço, confeccionado por uma equipa de amigos, recreando a forma como as nossas gentes cozinhavam, enquanto trabalhavam arduamente nos afazeres do campo: “couves com carnes”, cozidas nas panelas de barro!
Obviamente que os trabalhadores rurais não utilizavam panelas de barro,mas sim em Caldeiras penduradas em burras de ferro, como também pouca carne comiam.
Não é necessário ser historiador para saber como era e muito menos para alterar a história dos trabalhadores Rurais de Alpiarça.
"Paisagens rurais de Alpiarça":
«Foto: CMA»
SAIBA UM POUCO MAIS SOBRE A HISTÓRIA DOS TRABALHADORES
RURAIS DE ALPIARÇA
ENTRE A PROPRIEDADE E O
SALÁRIO.
MEMÓRIAS DOS TRABALHOS
AGRÍCOLAS EM ALPIARÇA (ANOS 50/80)
Carregue aqui:
3 comentários:
Só tinha burra de ferro, quem tinha dinheiro para as comprar a maioria era com um pau de marmeleiro com um bico para entrar na terra e um arame à ponta para pendurar a caldeira. Ainda estão vivos muitos como eu que viveram esses tempos...Posso mostrar, quando quiserem a burra de ferro feita pelo senhor VENDAVAL e que eu a guardei como recordação desde as podas do ano de 1959 assim como a respectiva tesoura de podar por ele puxada, PAZ Á SUA ALMA.
Potes de barro não era cá de Alpiarca
Sim tem razão o comentarista das 22:19 em Alpiarça e arredores eram caldeiras penduradas em paus e os mais remediados tinham burras de ferro...Não esquecer que os gaibéus quando vinham trabalhar alguns caldeiravam em grupo mas não usavam burras tinham umas panelas de ferro especiais com 3 pernas. Na região da Lamorosa,(Coruche) e arredores é que usavam potes ou melhor dizendo (PÚCARAS) de barro e havia sempre um águadeiro para chegar lume às púcaras para cozer o comer,
Enviar um comentário