Por: Pedro Gaspar |
Obama, 29JAN2014
Os grandes Lideres e os Estadistas de referência, impressionam pela criação de citações, aparentemente simples mas que transportam uma imensidão de mensagens e significados.
Esta frase de Obama, é um oceano de ideias, conceitos e mensagens.
Ao proferir estas palavras, na qualidade de líder do mundo livre, Obama cimenta a ideia de Social Democracia ao renegar o neo-capitalismo selvagem que está a devorar o mundo.
Afirma-se, sem medo, como um homem de esquerda que esta disposto a ser a salvaguarda das conquistas laborais dos últimos 100 anos. Sedimenta as inúmeras lutas pela liberdade e pela igualdade entre brancos, pretos, amarelos, castanhos...
Fixa um patamar mínimo para a dignidade do Homem e do trabalhador, configurando-se como o bastião do admissível no que concerne à exploração laboral que nos corrói.
Por fim, ele próprio, com a eloquência soberba que lhe reconheço, dá corpo à primeira emenda da Constituição dos Estados Unidos. A Liberdade de Expressão.
Somos tentados a pensar que um homem com tamanho poder tem sempre liberdade de expressão. Nada de mais errado. Bush Filho foi a prova disso ao vergar perante os interesses económicos, permitindo a chacina de milhares de pessoas de todos os lados da barricada.
Tanto mais haverá para dizer sobre esta frase. Deixarei essa profundidade da análise para outros mais cultos e eruditos.
Fica a simplicidade da minha análise e a alegria na esperança de um amanha mais justo e igualitário.