ALPIARÇA ESTÁ DE PARABÉNS
PASSO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE CERTIFICAÇÃO DESTE VISTOSO E SABOROSO MELÃO ALPIARCENSE
A variedade de melão “Manuel António” (variedade específica de Alpiarça), foi aprovada e inscrita no Catálogo Nacional de Variedades 2014, como variedade tradicional.
A decisão, que foi tomada no dia 29 de Janeiro de 2014, e apresentada pela DGAV, surge na sequência dos excelentes resultados obtidos pelas sementes selecionadas nos exames oficiais de novas variedades vegetais, propostas para a inscrição no Catálogo Nacional de Variedades (CNV).
Esta etapa, que agora foi atingida com sucesso, foi o resultado de um processo iniciado em 2011 e no qual participaram a Câmara Municipal, a Junta de Freguesia e produtores do concelho.
A inscrição no CNV é um passo fundamental para a conclusão do processo de CERTIFICAÇÃO deste melão, tipicamente alpiarcense e de qualidade reconhecida.
Paisagem dos campos de Alpiarça:
exemplar da variedade especificamente alpiarcense "Manuel António",
recentemente aprovado como variedade e inscrito no Catálogo Nacional de
Variedades. Na foto, o melão "aconchegado" pelas folhas da árvore e
pelas ervas secas, que o protegem do Sol forte .
Paisagem dos campos de Alpiarça:
exemplar da variedade especificamente alpiarcense "Manuel António",
recentemente aprovado como variedade e inscrito no Catálogo Nacional de
Variedades. Na foto, o melão "aconchegado" pelas folhas da árvore e
pelas ervas secas, que o protegem do Sol forte .
«CMA»
5 comentários:
Município de Alpiarça: A Câmara Municipal de Alpiarça agradece a todos os que contribuíram para este resultado de reconhecimento deste bonito e saboroso melão, apurado e produzido por alpiarcenses: produtores, estudiosos/investigadores da história local e técnicos da DRAPLVT e do Ministério da Agricultura.
Cdu Alpiarça:
MAIS UM EXEMPLO DOS BONS RESULTADOS DE UM TRABALHO SÉRIO E RESPONSÁVEL DA CDU EM COLABORAÇÃO COM VÁRIAS PESSOAS E ENTIDADES
(Facebook)
Parabéns á Camara. Finalmente o melão de Alpiarça começa a ser falado. E o melao Manuel Antonio e sem duvida o melhor melao. É o melão que os nossos pais e os nossos avós semeavam.
Este reconhecimento é o resultado do esforço do executivo da CDU e de toda a equipa que o acompanhou desde o inicio para que o melão alpiarcense seja uma marca bem alpiarcense.
Estamos todos de parabéns e esta vitória que cale de vez quem sempre disse que a CDU nunca conseguiria fazer tal coisa.
À oposição que lhe sirva de exemplo e saiba como é trabalhar em equipa e no colectivo.
Promessas que se cumpriram e que futuramente muitas vantagem pode trazer para Alpiarça e para os seareiros.
Está o caminho aberto para que o melão de Alpiarça seja autenticado como único a nível mundial
São excelente noticias com certeza, Alpiarça regista uma patente para a produção desta espécie.
Agora, além da simbologia que representa ter uma marca made in Alpiarça, e antes que comecem a deitar foguetes, alguém consegue explicar quais as vantagens para ALpiarça e para os meloeiros especialmente em termos esta certificação do melão Manuel António?
Talvez um colóquico por alguém não-politico e que perceba do assunto fosse algo interessante para a população e meloeiros em particular.
Enviar um comentário