Já que se apresentam tantos quadros comparativos dos preços da água nos vários municípios, seria interessante que apresentassem também os quadros relativos às "Tarifas Sociais" praticadas nesses mesmos municípios. Depressa chegaríamos à conclusão de que os preços praticados pela empresa "Águas do Ribatejo" se devem em boa parte ao insignificante desconto nas tarifas sociais atribuído às famílias em dificuldade económica. Mas não será bem assim, conforme adiante demonstraremos
Segundo testemunhos que estiveram presentes na sessão de esclarecimento desta empresa em Alpiarça, um responsável da empresa questionado sobre a razão de tão baixa ajuda aos mais carenciados, que chegava a ser em certos casos 50% mais baixa que em outros municípios do distrito, terá respondido que para darem mais alguma coisa aos mais necessitados teriam de subir o preço da água ainda mais.
Até parece que a "Águas do Ribatejo" mantém os preços mais baixos das redondezas à custa dos mais necessitados. O que é de facto, um falso argumento. Se esta empresa regista 6% de famílias necessitadas, a beneficiar da “Tarifa Social” na sua área de distribuição e se aumentar a ajuda de dois euros para quatro, o dobro portanto, equivale a dizer que os consumidores normais irão pagar mais cerca de treze cêntimos cada. Face aos aumentos que já tivemos e vamos continuar a ter, parece-me uma desculpa ridícula e, de fraca sustentação.
A factura que me chegou este mês de 13m3 de água consumida, comparada com outra anterior com o mesmo consumo, regista um aumento de mais de 80 cêntimos. Mas temos de considerar que esta factura ainda apanha parte do mês de Dezembro. O mês que vem iremos ver então quanto regista a factura já referente a parte de Janeiro e Fevereiro de 2014.
Vamos aguardar e cá estaremos para fazer contas.
Noticia relacionada:
"A oposição bem barafusta pelos aumentos tarifários...":
Sem comentários:
Enviar um comentário