.

.

.

.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Gás engarrafado: Consumidores partilham preços para poupar


 A DECO desenvolveu um portal (www.poupenabotija.pt) onde os consumidores podem encontrar um mapa de Portugal e da Madeira com mais de 1000 pontos de venda de gás engarrafado e os preços praticados. Este portal é o começo.

A DECO apela à colaboração de todos os consumidores para introduzirem mais lojas e os preços de cada uma.
O objetivo é criar uma base de dados com os preços do gás engarrafado em todo o País, de modo a promover a concorrência neste setor.
 Além de os portugueses descobrirem os pontos de venda mais baratos para o tipo de gás que usam, quem deixar o seu contacto, receberá alertas de preços. Durante 3 meses, a DECO enviará uma mensagem gratuita para o telemóvel indicado, com o ponto de venda mais barato na zona onde o consumidor vive.
 Na última década acentuou-se a diferença entre o preço do gás de botija e do natural: o butano chega a custar mais do dobro do natural. Para piorar, a DECO constatou que existe pouca concorrência no preço do gás engarrafado em muitas regiões.
 A par desta ação, a DECO continua a exigir mudanças neste setor. Considera urgente cumprir com a equiparação de preços prevista no Orçamento de Estado de 2014 e aproximar a legislação do gás engarrafado à dos restantes serviços públicos essenciais, dos quais, o gás natural.
Afinal, este e as botijas têm o mesmo fim: aquecer água e cozinhar.

Sem comentários: