Sei que o meu nome nunca será dado a nenhuma rua de Alpiarça. Porque não sou militante comunista nem nunca fui grande ciclista dos Águias. Nem grande nem pequeno que eu nem sequer sei andar de bicicleta. Mesmo que mude a cor política da câmara e com ela mudem os requisitos para ter o nome numa rua, não tenho sorte nenhuma. Manuel Serra d’Aire não é nome que alguém queira gravar numa placa de mármore ou pintar em azulejo e ainda por cima nem sequer nasci em Alpiarça, o que, não sendo grave, também não é grande cartão de visita para quem se queira fazer à tabuleta.
Como escreveste no teu último e-mail, o Marechal Spínola tinha o seu nome numa rua de Alpiarça mas já não tem. Dizes tu que o nome do homem do monóculo foi alvo de uma purga estalinista. Daquelas que faziam desaparecer certos fotografados de certas fotografias. Aceito com reservas. Que foi purgado da parede é verdade. Mas cá para mim não foi por motivos estritamente políticos. É verdade que não era comunista mas poderia ter-se aguentado na placa da parede se tivesse andado mais vezes de bicicleta enquanto vivo.
Leia mais em:
5 comentários:
AHAHAHHA, linda sátira do Serra d'Aire
porque está o Parque de Campismo ainda encerrado a degradar-se cada vez mais, ao contrário do que tinham prometido que iam requalificar o espaço ? Parem de afundar a nossa terra, cambada de incompetentes !!!!!!!!!!!
Mas o que fez o Spinola pelo País e especificamente por Alpiarça?
Foi um militarista que a única dissidência que teve foi de opinião quando escreveu "Portugal e o futuro".
De resto, não lhe reconheço qualquer estatura superior além do posto militar.
O relevo que teve foi-lhe dado pelos desorientados militares golpistas que fizeram o 25 de Abril.
Apareceram como salvadores da pátria, mas o seu objectivo foi unicamente corporativo.
Por não saberem e não tendo planos para o País, entregaram o poder aos militares de mais elevadas patentes, que nem sequer tinham PARTICIPADO no golpe militar.
Aí aparece Spínola, Costa Gomes, Pinheiro de Azevedo que sem qualquer participação foram lançados para a cabeça do MFA.
Algum destes homens em alguma altura deixou de colaborar com a ditadura?
Não seriam eles os braços armados do regime deposto e colaborantes plenos do regime?
São estes homens que têm nomes de ruas atribuídos por todo o País?
Este povo bajulador tem tido o que merece!
não perceberam já que eles não fazem nada para além de andarem à briga uns com os outros? não há um rumo não há um caminho, o que é feito é só para agradar às cúpulas do PCP de onde vem as ordens. a desculpa da falta de dinheiro não é tudo porque só em vereadores e boys gastam fortunas. a desculpa que os outros também gastavam para mim não é desculpa nenhuma. Um assessor que até tinha emprego garantido nas finanças e este vereador que para lá vai também é professor efetivo numa escola. 500 contos ou mais do vereador de vencimentos e descontos e outros 400 ou mais para o das finanças eram largos milhares ao fim de dois anos que davam para comprar maquinas e ferramentas que estao a cair de maduras. quero ver como vão substituir as maquinas velhas e ultrapassadas, as retros, os camiões e até os autocarros escolares e como resolver o buraco da cooperativa falida da camara que estava falida no tempo do rosa do céu. eles mesmo que não queiram no proximo mandato vão ter de despedir vereadores e boys e ponham aquela gente da camara a trabalhar e não a andarem com papéis na mão de gabinete em gabinete. se sair metade do pessoal o trabalho ainda é feito mais depressa porque eles até se atrapalham uns aos outros. um carpinteiro em 7 horas faz uma cadeira mas sete carpinteiros numa hora não fazem a mesma cadeira.
Ò comentador das 22:02, os gastos exagerados com vereadores e boys não dão para renovar o parque de máquinas mas têm dado para renovar e melhorar a casa da esquina.
Para isso serve a política. Sacar dinheiro público.
É só ver como estava antes da chegada ao pote, e depois do pote. :)
Enviar um comentário