.

.

.

.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

ALPIARÇA: a Pujança do povo alpiarcense

Em tempos disseram-me e agora acredito depois de ver este filme que nos anos 30 e 40 Alpiarça nada devia a Almeirim, a sua pujança, o seu povo laborioso, as suas gentes trabalhadoras engrandeceram-na e daí que tenha sido "arrancada" ao concelho de Almeirim como freguesia e tenha passado a concelho. Pena talvez que como se refere no filme "Vale da Cavalos" não tenha continuado como freguesia integrante de Alpiarça porque os “Valcavaleiros” sempre cá trabalharam nos campos e oficinas e até praticavam os mesmos horários e jornas. Foi pena que em determinada altura Alpiarça não tivesse tido aquele empurrãozinho industrial que tiveram outros concelhos eminentemente agrícolas para fazer o equilíbrio. Mas mesmo só dependente da agricultura Alpiarça já foi próspera antes da malfadada PEC (política agrícola comum) nos ter mandado destruir a agricultura e as pescas e grande parte do tecido industrial). Agora outras razões se levantam e a ministra da agricultura, já clama que precisamos de mais e melhor agricultura, que precisamos de cultivar os nossos campos e que não devemos estar tão dependentes dos estrangeiros. Mas muito cuidado com a liberalização dos preços e a tal lei da oferta e da procura e a subjugação dos agricultores às grandes redes de distribuição que compram os produtos aos agricultores por "tuta e meia" e vendem-nos multiplicando os preços 3, 4 e 5 vezes.
Não precisamos de teorias marxistas, nem fascistas, nem economicistas, nem de coisa nenhuma o que nós precisamos é de governantes que pensem mais em quem produz e em quem trabalha e que castiguem quem mais ganha e quem enriquece roubando e fazendo falcatruas.
Processos como o Face Oculta, caso BPN, caso Dias Loureiro e agora Duarte Lima são uma pequena amostra do que este "galifões" roubaram a este país e que agora querem que todos paguemos.
Para terminar VIVA ALPIARÇA!
De um leitor
Noticia relacionada:

Sem comentários: