.

.

.

.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Mais de 200 mil portugueses desistiram de procurar emprego


Mais de 200 mil portugueses desistiram de procurar emprego, por falta de qualificações, por causa da idade ou simplesmente pela perda de vontade de procurar um lugar no mercado de trabalho.
Segundo a edição do Público, se estas 204 mil pessoas entrassem para as estatísticas, o número de desempregados aumentaria dos 689 mil para os 892 mil desempregados, e a taxa de desemprego fixar-se-ia nos 15,5%.
Um cenário que parece estar para durar, tal como o caso dos desempregados de longa duração, que são já mais de metade dos desempregados e que se encontram afastados do mercado de trabalho há dois anos ou mais.
A este casos juntam-se ainda as 174 mil pessoas que dizem trabalhar menos horas do que seria desejável, o que os deixa numa situação de sub-emprego.
Com as medidas duras da troika, a precariedade poderá vir a afectar ainda mais estas pessoas, sobretudo pelo facto de 54% dos desempregados não terem qualquer tipo de protecção social.
A taxa de desemprego está, actualmente, nos 12,4%, um nível histórico.
«DD»

1 comentário:

Contribuinte Master disse...

Seria bastante interessante e oportuno, em momentode crise contabilizarem-se aqueles que estão a receber subsidio de desemprego e recusãotrabalho so pçorque estão melhor em casa, ou porque vão receber menos 100 eur que o vencimento anterior etc... quem sabe fazer também u7m estudo junto das empresas a fim de perceber, quando estas solicitam trabalhadores ao IEFP, quantos é que ficam, porque é que ha uma grande percentagem que mal é entrevistada, e de todos os curriculos deixados nas empresas, após contacto, quantos "desempregados" respondem afirmativamente à entrevista... Facilmente se detecterá que em 100 curriculos contactados 20 aparecem nas entrevistas em busca de carimbo e 19 pessoas fazem-se de parvinhos porque não queremaceitar qualquer tipo de trabalho! tem de ser um trabalhinho de 6 horas por dia, de segunda a sexta, com um minimo de 1000 eur de base, telefone à disposição bem como acesso à internet, e ainda automovel da empresa... de preferencia com tudo isto e sem fazer nda apenas tar sentado a observar!!! É assim que vamos sair da crise!!!