No âmbito do projeto Coop Empresarial no Ribatejo, a NERSANT encontra-se a dinamizar no Ribatejo, sessões de apresentação sobre os mecanismos de financiamento a projeto de expansão e crescimento das empresas. Estas sessões têm como objetivo dar a conhecer algumas alternativas ao financiamento bancário tradicional.
A última destas sessões decorreu em Torres Novas e teve como objetivo dar a conhecer algumas soluções alternativas ou complementares ao financiamento oferecido pelos bancos. Com este objetivo, a NERSANT começou assim por apresentar o seu projeto Coop Empresarial no Ribatejo, e que alerta as empresas para a cooperação e concentração entre empresas, como uma alternativa de injetar capital nas empresas. Rui Ferreira, parceira da NERSANT para a dinamização deste projeto, explicou na sessão às empresas presentes os desafios e oportunidades nas operações de concentração e cooperação, começando por referir que tipo de motivações podem as empresas ter para optarem por este caminho. Mediante reunião com a empresa, “o que tentamos fazer é identificar uma potencial tipologia de operação a ser montada: concentração, aquisição de capital, aliança estratégica, joint venture…. Não há uma solução standart que se possa aplicar a todas as empresas”, referiu Rui Ferreira.
O Coop Empresarial no Ribatejo, foi divulgado na sessão, também desafia as empresas a participarem numa Bolsa de Subcontratação de bens /serviços, com vista a otimizar meios técnicos que estejam a ser subutilizados pelas mesmas. Por outro lado, empresas que necessitem desses serviços poderão recorrer a esta bolsa minimizando assim a sua necessidade de realização de investimento.
Outra das soluções de financiamento apresentadas pela NERSANT foi o recurso das empresas ao capital de risco. Por este motivo, a NERSANT convidou a Oxy Capital para que esta entidade pudesse apresentar os parâmetros de recurso ao capital de risco, bem como para apresentar o fundo Revitalizar Centro, de que é gestora, e que se direciona exclusivamente às empresas do Médio Tejo.
De referir que o Programa Revitalizar integra a disponibilização de soluções de financiamento de suporte a operações de capitalização de empresas, através da constituição de Fundos de Revitalização e de Expansão Empresarial de base regional. Os Fundos Revitalizar são instrumentos de capital de risco, criados com o objetivo de promover o crescimento e expansão das PME, contribuindo para o desenvolvimento de novos serviços e/ou produtos, processos de internacionalização e aumento de exportações. Destinam-se a capitalizar PME que apresentem modelos de negócio sustentáveis e que prossigam estratégias de crescimento e expansão.
Para mais informações sobre os fundos Revitalizar ou operações de fusões e aquisições, os interessados devem contactar o Departamento de Apoio Técnico, Inovação e Competitividade da NERSANT, através dos contactos datic@nersant.pt ou 249 839 500.
Sem comentários:
Enviar um comentário