.

.

.

.

segunda-feira, 9 de junho de 2014

“Raimundo Noras leva José Relvas a Modena em encontro científico internacional”

José Raimundo Noras
O investigador José Raimundo Noras está, de há um ano a esta parte, a desenvolver uma tese de doutoramento sobre a figura de José Relvas (1858-1929). Personagem sobejamente conhecida no país e no seu Ribatejo natal, José Relvas foi insigne lavrador, líder republicano mecenas e coleccionador de arte. De qualquer modo, Raimundo Noras escolheu a faceta de diplomata para propor a comunicação José Relvas and the diplomatic strategies of the First Portuguese Republic (1909-1913) à 45.ª Conferência Internacional da Association for Spanish and Portuguese Historical Studies (ASPHS, http://asphs.net/conferences.html ) . Em boa-hora, a proposta do historiador ribatejano foi aceite pelo júri internacional dessa reputada associação historiográfica norte-americana e Noras levará o “José Relvas diplomata” a tal certame científico internacional, o qual reúne mais de uma centena de investigadores e de historiadores de todo o mundo, com palestras sobre as mais diversas temáticas da História de Portugal e de Espanha. Esta 45.ª conferência da ASPHS terá lugar entre 26 a 29 de Junho na cidade italiana de Modena, estando alocução de José Raimundo Noras prevista para a manhã de dia 29.
Entretanto o jovem historiador, mesmo contando com outros eventuais apoios, no sentido de fazer face aos custos de uma participação em encontro científico internacional lançou um projecto na plataforma de crowdfunding portuguesa: o PPL. O mesmo pode ser encontrado em: http://ppl.com.pt/pt/prj/jose-relvas. O projecto, por si só inovador para este tipo de actividade científica, não pretende apenas o financiamento, mas também a boa divulgação deste género de investigação histórica por um público mais vasto. Para apoiar basta o registo no site, o mesmo gera referências MB ou permite pagamento via Paypal, sendo possível apoiar qualquer projecto a partir de apenas 1€. Todos os que ajudarem Raimundo Noras a levar José a Modena terão direito a várias recompensas, as quais podem ir desde um postal com José Relvas a uma visita à Casa dos Patudos; ou ao livro autografado Fotografia de José Relvas (1858-1929) ou, até, a uma aula certificada sobre a vida e actuação do líder republicano, isto evidentemente, consoante o montante investido.
Esta conferência, numa versão preliminar, já foi apresentada, em primeira mão, na Casa dos Patudos | Museu de Alpiarça, no passado dia 18 de Maio, no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Museus. De qualquer, modo fica a promessa do autor de repetir a palestra em Portugal, para quem não foi a Alpiarça, nem poderá ir a Modena.

Sem comentários: