Teatro, espetáculos, música, folclore, fotografia e provas de várias modalidades desportivas são apenasalgumas das atividades previstas na programação do "Abril, mês da Liberdade", uma iniciativa que se estendeao longo de todo o próximo mês, e com que a Câmara Municipal de Alpiarça e a comissão popular dosfestejos do 25 de Abril pretendem assinalar o 39º aniversário da revolução dos cravos.
"Esta é uma data que diz muito aos alpiarcenses e um momento de grande significado para a população davila, que esteve sempre muito ligada à luta pela liberdade e à conquista da democracia", explicou o presidenteda autarquia, Mário Pereira, durante a conferência de imprensa apresentação da versão de 2013 destainiciativa, que arrancou o ano passado em versão alargada com bastante sucesso, segundo os responsáveispela sua organização.
Mais uma vez, o objetivo é "envolver todo o tecido associativo do concelho e a população nos festejos",acrescentou o autarca, destacando o facto das comemorações de Abril terem longa tradição em Alpiarça.
"Mesmo as gerações mais novas continuam a ser tocadas pelas memórias dos pais e dos avós", justificouMário Pereira, para quem a Câmara, "dentro do quadro limitado das suas possibilidades financeiras, nãopodia deixar de dar mais dignidade às comemorações desta data".
Do programa oficial das comemorações, destaca-se a já habitual sessão extraordinária da AssembleiaMunicipal, que se realiza na noite de 24 de Abril, com intervenções de todas as forças políticas com assentoneste órgão e com a entrega das medalhas da liberdade.
Este ano, vão ser distinguidos o médico alpiarcense Hermínio Paciência, a título póstumo, e duas coletividades, a Sociedade Filarmónica Alpiarcense 1º de Dezembro e o Clube Desportivo "Os Águias".
Segundo Mário Pereira, a autarquia escolheu estas duas entidades porque as suas sedes "funcionaram durante muitos anos como elementos importantes na transmissão dos valores políticos da liberdade e da democracia, em tempos em que isso era proibido".
As comemorações do "Abril mês da liberdade" encerram no dia 25, feriado, com um grande almoço comemorativo da efeméride, e arrancam no dia 1 de Abril com o teatro "Isto é que vai um fandango" pelo grupo de teatro da ASAL, no salão da Casa do Povo, num espetáculo de solidariedade a favor de Gonçalo Neves, o jovem militar alpiarcense que ficou com lesões cerebrais profundas após um acidente de viação.
Pelo meio, e entre inúmeras atividades para todos os gostos, destaca-se a apresentação do guia turístico de Alpiarça (dia 2), o encontro nacional de Vespas organizado pelo Vespáguias e uma prova do campeonato regional de petanca no complexo desportivo dos Patudos (no dia 7), uma prova de canoagem ligada ao Desporto Escolar (dia 17), e o festival de folclore "Albandeio" (no dia 21).
Paralelamente a esta iniciativa e com uma programação própria, decorre ainda a XX feira do livro de Alpiarça, no pavilhão dos Águias, e que inclui uma exposição dedicada a Álvaro Cunhal, no ano em que comemora o 100º aniversário do seu nascimento.
«CMA»
6 comentários:
O Victor Mourato está em representação do quê ? Da Concelhia do PCP ?
mais uma reuniao, mais uma apresentação. Trabalho é que nem ve-lo
Vocês roem-se todos. Pelo menos não dêem tanto nas vistas, pessoal. Não é assim que angariam votos. E a CDU é só somar!
É muito curioso imaginar o Jeronimo de Sousa nos idscursos da cassete em que está sempre a falar da demagogia dos governos, nas obras eleitoralistas, na falsa propaganda pre-elitoral...e depois ver um executivo da CDU a fazer exactamente o oposto, ou seja, reunião de fachada, corta fitas à descarada, uma correria desenfreada ao voto para tentar apagar a péssima execução do programa eleitoral. Pésssima não, NULA, ZERO, BOLA!NADA!
Vai ser interessante ver como a CDU vai defender o que não cumpriu e que novas p'romessas vai fazer desta vez.
Bom trabalho camaradas.
Caro Amigo,
Mas os outros ainda fazem alguma obra. Estes só fazem reuniões e tiram fotografias das reuniões.
Devem pensar que o eleitorado se deixa enganar mais uma vez
A CDU é só somar? Só se for fotos.
Trabalho feito não vai deixar, mas se deixarem as fotos como propriedade da câmara e não as levarem para o partido, vai ser preciso aumentar o espaço de arquivo com tanta fotografia.
Fotos por fotos, preferia as da Vanda. Sempre era uma cara mais bonita :) e eram fotos de inauguração de obras.
Enviar um comentário