.

.

.

.

quinta-feira, 22 de março de 2012

TIAGO LEITE E A ANTIGA “SOPA DOS POBRES”


“…O director da Segurança Social de Santarém (Tiago Leite) reuniu com os Conselhos Locais de Acção Social de Tomar e de Rio Maior onde anunciou que este organismo pretende apoiar a abertura de 46 cantinas sociais em todo o distrito. Segundo o responsável estão previstas 24 cantinas para a Região do Médio Tejo e mais 22 para a Lezíria. Esta medida insere-se no Programa de Emergência Alimentar (PEA) cuja estratégia passa por garantir o acesso a refeições diárias gratuitas às famílias mais necessitadas. O objectivo é criar uma Rede Solidária de Cantinas Sociais….”
Salientamos, para recordar aos mais novos, que no início do século passado até à década de sessenta havia a “Sopa dos Pobres”. Uma pequena divisão onde era servida uma modesta refeição (sopa) aos mais pobres.
 Agora a diferença ou “parecença” está no nome “Cantinas Sociais”.
E estamos nós em pleno Século XXI e membros de uma Comunidade Europeia!
Pobre sociedade que tem de criar “Cantinas Sociais” para dar de comer aos mais carenciados.
Pena é que os políticos não tomem nestas cantinas as suas refeições

O título   “Sopa dos Pobres” é de autoria deste jornal.
Pode ler mais em:

2 comentários:

Anónimo disse...

Vocês não compreendem...
... que na Sociedade do Conhecimento e da Inovação, a classe média pode não ter dinheiro para comer, mas tem um Magalhães! Pode não ter dinheiro para pagar as ventoinhas da EDP todos os meses, mas vai poder ir a Madrid num TGV que nunca vai atingir os 300 km/h porque o percurso não o permite. Sobretudo, esta é uma sociedade em que os filhos vão viver pior que os pais! Porreiro pá! (para ser lido com tom arrogante, e voz nasalada de quem nunca se assoou na vida).

Anónimo disse...

Ainda dizem mal do tempo do Salazar...estamos piores em tudo. Há quem tenha feito cem assaltos e é absolvido, e fome então não se fala.