.

.

.

.

domingo, 28 de junho de 2009

Sempre dísponível para um bom "bate papo"

Agradeço a atenção que dispensou ao publicar dois escritos meus, forma civilizada de poder participar no debate e animar as consciências, alertando para a necessidade de todos participarmos no destino colectivo. Mesmo com a minha maneira de ser, de espírito aberto e sempre disponível para um bom "bate papo", não acolho, facilmente, determinadas posturas, como identificar-se um "escrito" como "opinião de um leitor identificado". Identificado? Quem é que identifica essa identificação? Identificado para o Administrador do Blogue? Deve ser isso, que mais não é de um anónimo "identificado", curioso... Não abrindo mão da minha capacidade/obrigação de intervir, queria dizer-lhe que, para ser assim, termino aqui o envio de "escritos" e "dispenso" aos outros a possibilidade de "sermos frontais".
Reitero os agradecimentos iniciais, respeitosamente, Édio Martins
NR: Respeitamos a sua decisão e compreendemos o seu ponto de vista. Se entende não querer confrontar-se mais e debater ideias, resta-nos agradecer a sua curta colaboração.
Não queremos deixar de informar que alguns colaboradores e leitores pretendem o anonimato como utilizam pseudónimos. Respeitamos a vontade destes. De qualquer maneira estão sempre identificados perante a administração deste jornal.
Adiantamos que: quando alguma crónica ou comentário é considerada, por nós, ofensiva ou sem bases sólidas, nada será publicado como o autor é logo informado por este jornal das respectivas razões.

3 comentários:

Anónimo disse...

O sr. Edio Martins está "sempre disponivel para um bom bate papo"...... desde que seja ele a ditar as regras do jogo. Sem querer fazer a defesa do Jornal Alpiarcense, parece-me que as regras deste blog estão bem definidas; comentários anonimos ofensivos e palavreado pouco respeitoso de terceiros não são permitidos; comentários de opinião, mesmo anónimos com respeito por todos parece que são sempre bem vindos. Então venha de lá esse bate papo, claro, com respeito, aberto, democrático.

Anónimo disse...

Como diria Ortega y Gasset: “O Homem é ele próprio e a sua circunstância”.
Nas próprias palavras de Gasset: ” Yo soy yo y mi circunstancia y si no la salvo a ella no me salvo yo”.

Começamos este pequeno texto de opinião, com uma célebre frase desse grande pensador que foi Ortega y Gasset e que espelha bem a atitude aqui tomada pelo cidadão Édio Martins.
O senhor Édio Martins começa por agradecer ao JA na pessoa do seu Administrador o facto de ter publicado dois textos seus para em seguida bater com a porta dizendo que deixará de enviar os seus “escritos” como forma de protesto contra um outro “escrito” de um leitor, com o título:
“As pessoas frontais merecem o maior respeito” cujo autor entendeu não se identificar, dando apenas essas referência ao administrador do Blogue, prerrogativa que lhe assiste e tem toda a legitimidade.
Não esqueça o senhor Édio Martins que desde sempre foram admitidos, através da escrita, pseudónimos, heterónimos, nomes fictícios de personagens a criar ou já criadas, na política, nas artes, nas letras, na sociologia etc.
Assim como saberá que por detrás destas personagens estiveram grandes vultos de quadrantes diversos, hoje de mérito reconhecido, sem que daí, apesar da ocultação do seu bilhete de identidade, tivesse obstado aos grandes debates de ideias, defesa de convicções ou qualquer outro tipo de discussão.
O senhor Édio Martins escreve: “Agradeço a atenção que dispensou ao publicar dois escritos meus, forma civilizada de poder participar no debate e animar as consciências, alertando para a necessidade de todos participarmos no destino colectivo.”
Mas, com a atitude do senhor Édio Martins, deixa transparecer que não admite “a necessidade de todos participarmos no destino colectivo.”
Pois desiste, ao ser confrontado com outras opiniões, tais como a de um leitor que desconheço nem estou muito interessado em saber quem é. Basta-me saber que é alguém que lê o JA e me merece todo o respeito e consideração pela forma polémica mas educada com que expõe a sua opinião:
O Dr. ÉDIO MARTINS DEVIA PEDIR DESCULPA À Dr.ª SÓNIA ANTES DE APARECER COMO SEU DEFENSOR TARDIO

Diz o senhor Édio Martins no seu “Direito de Resposta”:

“Sou efectivamente democrata, socialista, republicano, humanista, profundamente solidário e, sobretudo, sou um HOMEM LIVRE (escrevi isto mesmo em tempos passados) e procuro fazê-lo pela positiva e com o máximo de coerência…SEMPRE!!!”
Então se é de facto tudo isto, senhor Édio Martins, não esqueça de deixar também um pouco de LIBERDADE para os outros HOMENS e MULHERES que também são cidadãos de pleno direito, nesta terra e neste País.
Mas, por especial deferência, vou satisfazer a sua curiosidade senhor Édio Martins e, espero que não venha lançar-me o repto à boa maneira medieval, para um duelo ao pôr-do-sol, a fim de limpar a sua honra manchada por meia dúzia de linhas de um texto que, disserta sobre princípios éticos e filosóficos, cujo autor não descora e que terão deixado o senhor Édio Martins tão irado e fora de si, ao ponto de suspender a sua colaboração neste Blogue.

Cordiais cumprimentos

Fernando Soares

PS: E, não esqueça de que, pode aparecer sempre que quiser, pois o Jornal Alpiarcense (conforme tem sido repetidamente dito pelo sou fundador e responsável) está aberto a todos aqueles que vierem por bem, independentemente da sua cor, credo religioso ou político. Orientação que, diga-se com toda a justiça, é também partilhada por outro Blogue local: Rotundas & Encruzilhadas.

O Pacífico disse...

Qualquer democrata aceita, mesmo que não concorde, que as diferentes opiniões manifestadas sejam emitidas e merecedoras de respeito. Quando foi referida a posição do Dr. Édio face às autárquicas de 2005, ao apoiar e fazer campanha com o Dr. Rosa do Céu e a Drª Vanda,sabendo que os mesmos estavam incompatibizados com a Drª Sónia Sanfona desde que surgiu o problema dos terrenos da Zona Industrial, e porque veio agora defender tanto a drª Sónia, não estranhei a chamada de atenção, já que o Dr. Édio, mesmo democrata e socialista e também humanista e coerente, como se classifica, não perdeu tempo em criticar, pela negativa, a Drª América Cravo só porque alguém a considerou uma boa candidata que poderá tirar a vitória à Drª Sónia e conceder, pela dispersão de votos, a vitória à CDU. Vejo, com alguma desilusão, que o Dr. Édio Martins não gosta de ser confrontado com factos que sejam do conhecimento público,(o apoio ao ex-presidente não deixou dúvidas), mesmo que tenha possibilidade, como teve, de esclarecer alguma inverdade que pudesse ter sido dita por erro de informação do comentador anónimo. Também não lhe conhecia a vertente crítica de baixa política quando, a propósito das considerações do JA sobre a candidatura da Drª América Cravo, teve o desplante de atacar a candidata, que talvez nem conheça minimamente, não manifestando a tal atitude democrática que elogia mas que, na realidade, não lhe agrada, quando o exercício da democracia pode pôr em causa a vitória do seu partido. Confesso que fiquei desiludido porque me pareceu que o Dr. Édio Martins, afinal, não só não aguenta a crítica, como abandona o debate quando não lhe dizem Amen. A sua concepção de democracia e o seu socialismo parece que não andam de mãos dadas, Dr. Édio! Tive essa sensação quando li, no seu ponto 7, que estava dentro do sistema PS/Mar, para mudar alguma coisa. Parece que mudou mas para pior porque dizia o que se passava lá dentro e criou ainda mais guerras entre as duas hostes que já eram hostis. Nem sempre ficar dentro é a melhor solução. Quando não se concorda o melhor é sair e cada um que faça como entender para ninguém sair mal no cartaz. Um abraço.