.

.

.

.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Vanda Nunes deixou as "contas da autarquia em estado caótico"


Quem escreveu este comentário elevado a post ("Mas o que é isto de saneamento financeiro?": ) está bom de ver que está por dentro de tudo. Terá razão quando diz que nalguma pressa em pagar dívidas de curto prazo e provavelmente para se obter a aprovação do tal dito Plano de Saneamento Financeiro (PSF) foram pagas dívidas que se poderiam deixar "cair" ADSE e outras.
Mas é preciso não esquecer que o último ano de executivo socialista, a partir da saída de Rosa Céu foi apenas um executivo de gestão corrente e a curto prazo, que pouco ou nada pagou e esperou que o executivo que ganhasse as eleições resolvesse.
É preciso não esquecer também que alguns credores começaram a penhorar bens do município e que o executivo PS desde há 2 ou 3 anos que tinha excedido o limite do endividamento e o Estado já estava a reter receitas.
Ora para uma câmara tão pequena como é Alpiarça em que até os que eram da cor do governo não conseguiram deixar a situação financeira equilibrada como o fariam os comunistas, ainda por cima a braços com duas grandes obras em curso e sem financiamento assegurado: Centro Escolar e Museu dos Patudos? Como resolveriam a batata quente da Agroalpiarça que é uma cooperativa da câmara que vendeu tudo o que podia vender e provavelmente não recebeu rendas que deveria ter recebido e cuja venda de vinhos não cobre as despesas?
Como resolver a questão do Parque de Campismo que já andava em demanda nos tribunais desde o 1.º ano de mandato de Rosa do Céu? Como Pagar à Planotejo cujo gestor de massa falida tinha para receber da câmara mais de 200.000 euros? E às empresas que construíram os Campos de Ténis, a Biblioteca Municipal e o Parque Subterrâneo? Como resolver o problema de um parque de máquinas velho e obsoleto e penhorado às finanças por dívidas a fornecedores?
Há falta de ideias? É natural que haja!
Mas que ideias tem o PS para apresentar quando deixou uma câmara falida tal como deixou o país?
Será que o PSD que está a (des)governar o país e que herdou o legado Sócrates está governar melhor que a CDU que herdou o legado Rosa Céu/Vanda Nunes?
Outra coisa que se deve perguntar: ter-se-á a ex-deputada Sónia Sanfona aplicado a fundo para conquistar a câmara e dar continuidade à governação PS/AR ou preferiu que a CDU ganhasse e ficasse com a batata quente nas mãos?
Se há coisa que a Dr.ª Sónia não é é burra e sabia perfeitamente o estado financeiro da autarquia. Poderia, se tivesse ganho, optar por fazer um PSF ligeiramente diferente, mas sendo pessoa de bem e que gosta de ter as suas contas "afinadas" não estou a vê-la a manter as "contas" da autarquia em estado caótico como a Vanda Nunes as deixou.
Só para finalizar: se o PS tem ideias melhores que a CDU e acredito que as tenha, então tem À porta uma rica ocasião: falta pouco mais de um ano para as eleições autárquicas, o tempo urge.
Já pensaram em 3 cabeças de lista fortes e em gente séria e competente para as acompanhar ou estão a pensar em chamar para acólitos pessoas da estirpe e perfil dos que acompanharam Rosa do Céu no seu 2.º e terceiro mandatos?
Noticia relacionada:
 "Mas o que é isto de saneamento financeiro?":

1 comentário:

Anónimo disse...

Como deixou as contas em estado caótico, o seu amigo Rosa do Céu e os amigos dele arranjam-lhe sempre um tachito à medida para a compensar pelos bons serviços. É assim que tudo funciona. Se fosse só esta!