A taxa de crescimento do PIB e as exportações no distrito de Santarém são muito superiores à média nacional. O líder distrital do PSD de Santarém elogia os resultados obtidos pelos empresários e pela Associação Empresarial da Região de Santarém (Nersant), sublinhando o facto de conseguirem uma taxa de crescimento do PIB de 3,7%, no período de 2010 a 2013, enquanto que nas exportações mantêm um registo melhor do que a média nacional, desde 2003.
Nuno Serra, presidente da Comissão Política Distrital do PSD de Santarém, conhece bem o esforço exportador que tem sido concretizado pelos empresários do distrito e realça o trabalho encetado pela Nersant desde 2003, no apoio aos processos de internacionalização das empresas do Ribatejo. “Com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), divulgados pela Nersant, estão à vista os resultados muito positivos alcançados pelos empresários do nosso distrito para o equilíbrio da balança comercial do País”, como sublinha Nuno Serra.
Na análise que o deputado e presidente da distrital do PSD faz em relação aos dados económicos divulgados pelo INE, relativamente ao nosso distrito, merece um grande destaque o facto de o Ribatejo ter uma taxa de crescimento do PIB de 3,7%, no período de 2010 a 2013, bem superior à média do País, que em igual período foi negativa em 0,3 %. “São estes dados que provam o excelente trabalho que os empresários e a Nersant têm vindo a fazer ao longo dos anos no distrito de Santarém”, como afirma Nuno Serra.
Na nota informativa da Nersant, que é referida pelo líder distrital do PSD, é sublinhado que de 2003 a 2013, as exportações nacionais cresceram 69,48%, tendo a região de Santarém tido um aumento superior a este, ao apresentar crescimentos na ordem dos 80,39%. Assim, se for comparado o período de 2009 a 2013, constata-se que este crescimento foi ainda maior, com a região de Santarém a alcançar um crescimento muito acima da média nacional. A nível nacional, registaram-se crescimentos de 48,79%, tendo a região de Santarém crescido 69,51%. Esta taxa de crescimento representa mais 12 pontos percentuais, por exemplo, que a região de Leiria, que apresentou crescimentos de apenas 57,78%.
Este aumento do número de exportações no período 2009-2013 coincide com o reforço da aposta da Nersant nas suas atividades de apoio à internacionalização das empresas do Ribatejo, o que significa que este tipo de atividades tem tido impacte significativo nos negócios realizados pelas empresas além-fronteiras. Refira-se que a associação organizou, neste período, 23 missões empresariais, 20 receções de delegações estrangeiras e promoveu a região e as suas empresas em 14 eventos/feiras internacionais, tendo participado nestas iniciativas mais de 400 empresas. A região de Santarém representava em 2003 apenas 2.44% do total nacional ao nível das exportações, sendo que em 2013 esse valor tinha crescido, representando agora 2.60%
Sem comentários:
Enviar um comentário