Equipa da Universidade de Lisboa inicia trabalhos de escavações no Sítio Arqueológico do Cabeço da Bruxa
Iniciaram-se no passado dia 2 de Julho escavações no sítio arqueológico do Cabeço da Bruxa (Quinta da Gouxa). Este local é de grande importância para o contexto e compreensão da História Antiga e Proto-História.
A escavação do sítio arqueológico do Cabeço da Bruxa é desenvolvida através de um projecto do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa (UNIARQ) e dirigido, no terreno, pela Professora Doutora Ana Margarida Arruda, Dra. Elisa Barbosa de Sousa e Dr. Rui Monge Soares.
O sítio arqueológico do Cabeço da Bruxa tem uma ocupação humana desde a Pré-História, mas com grande representatividade no período do Bronze Final até à Época Romana. Foi alvo de estudo e escavação, com o Instituto Arqueológico Alemão, nos finais dos anos 70/inícios de 80, do século passado.
Os trabalhos em curso têm como um dos principais objectivos o estudo dos Fenícios no estuário do Tejo
Os trabalhos de escavação irão decorrer nos meses de Julho a Setembro e têm o apoio da Câmara Municipal de Alpiarça e da Quinta da Gouxa e Atela.
«CMA»
3 comentários:
Interessante e importante para a nossa terra. Espero que encontrem vestígios que venham comprovar a importância que Alpiarça teve desde tempos remotos. Viva Alpiarça! Parabéns à câmara CDU e restantes parceiros por apoiarem estas iniciativas!
Alpiarça já mexe. Força CDU
Até parece que por a câmara ser CDU é que houve interesse nestes trabalhos! Considero fundamental que estes estudos sejam levados a cabo e que existam equipas de estudiosos interessadas em realizá-los, condição fundamental para que se efetivem. Mas qualquer autarquia, de qualquer cor política estaria interessada nisso. Ou pode a CDU vir aqui provar que foi pela sua intervenção direta que as pesquisas se iniciaram? Depois dessa prova, estarei disposto a dar a mão à palmatória
Enviar um comentário