ARTIGO DE OPINIÃO
Surpreendeu tudo a todos o anúncio de América Cravo como candidata pela Coligação PSD/PP à Câmara Municipal de Alpiarça. Ninguém esperava que esta advogada alpiarcense fosse a “cabeça de lista” para a Câmara.
Uma pessoa estimada e conhecida dos alpiarcenses como bem considerada no meio forense. Conhece profundamente os problemas de Alpiarça e é uma mulher lutadora e ambiciosa com a persistência da perfeição naquilo que faz e a que se dedica.
A candidata certa para o lugar certo.
Veio alterar e surpreender a política alpiarcense como criar a luta entre os dois candidatos que se previam como únicos, cabendo a um, o melhor resultado nas próximas eleições autárquicas, concretamente Mário Pereira, candidato pela CDU e Sónia Sanfona pelo “PS/Alpiarça é a Razão”.
A maioria dos alpiarcenses sabia de antemão que a luta entre estes dois candidatos iria ser renhida, porque partiam do princípio que a Concelhia do PSD iria apresentar um fraco candidato sem qualquer “peso” suficiente para alterar as regras do jogo que há muito já estavam determinadas, ou seja: a disputa seria entre a CDU e PS, havendo toda a possibilidade da vitória estar quase garantida para Mário Pereira, porque todos os indícios têm vindo a demonstrar os melhores resultados, que apontam na vitória da CDU, quer pelo trabalho já feito como o que está a ser feito para além da estima que este professor possui no meio alpiarcense.
Sónia Sanfona e o “PS/Alpiarça é a Razão” têm andado e continuam a estar arredados dos alpiarcenses como têm vindo a demonstrar pelo silêncio que lhes falta estratégia para superar os desafios que se lhes apresenta pela frente em termos de candidaturas e consequentemente de obterem uma vitória de forma a ocupar o mais alto cargo autárquico.
América Cravo apareceu na altura e hora certa.
Destabilizou as regras do jogo e baralhou as cartas a quem já pensava ter o jogo ganho.
Como disse ADAM, colaborador do “Jornal Alpiarcense” na sua última crónica: «se Gabriela Coutinho há quatro anos fez estragos» então América Cravo vai estragar tudo o que foi planeado até agora, ou seja: a vitória está mais que garantida para Mário Pereira, porque Sónia Sanfona vai ter dificuldade em encontrar a saída da encruzilhada que construiu com o apoio dos seus camaradas socialistas e simpatizantes do “Alpiarça é a Razão”.
América Cravo é a sintonia da voz alpiarcense e conhecedora daquilo que Alpiarça precisa, porque é uma mulher modesta e simples convivendo com o povo alpiarcense, onde se lhe reconhece a alergia à vaidade, ao contrário de Sónia Sanfona, mas que se sente bem no oposto, ou seja na modéstia. Sabe ouvir qualquer pessoa como aconselhar as melhores soluções.
Dificilmente conseguirá destronar o candidato mais forte, Mário Pereira/CDU, mas a quase certeza é que vai derrotar Sónia Sanfona.
Praticamente convive diariamente em Alpiarça e é aquela candidata que podemos ver com frequência nas ruas alpiarcenses onde vive e possui família constituída como seus pais serem também pessoas muito conhecidas, onde nada existe que se lhes aponte.
Podemos afirmar, que esta escolha da candidata América Cravo foi a mais acertada colocando no meio da disputa a pessoa que baralhou toda a pacatez que reinava em Alpiarça como passou a ter a possibilidade de derrotar Sónia Sanfona.
A.C.
13 comentários:
Pensava que para ganhar as eleições era necessário ir mesmo a votos. Mas como o Sr. António Centeio diz que a vitória já está entregue ao Dr. Mário Pereira, penso que se deve poupar dinheiro e não as realizar. Para se saber os resultados perguntem ao tal Sr. António Centeio.
Haja paciência.
Na minha opinião a Dra. América Cravo não tem as competências minímas para ser presidente da Câmara. Votar nela é um erro.
Quanto a mim, América Cravo é uma mulher de "peso".
Ao lado de Sónia Sanfona, nota-se bem a diferença.
As advogadas cá do burgo parecem ter queda para a presidência da edilidade.
Será que é coincidência ou foi aposta?
Artigo de Opinião bem elaborado.
Parabéns ao autor.
E vou mais longe, se a Mequinha tiver a felicidade de ser eleita é uma mais valia para Mário Pereira, pois estou em crer que pela sua maneira de ser a Dr.ª América procurará estabelecer relações consensuais com o restante Executivo para resolver os graves problemas que nos afectam, a nós alpiarcenses.
E uma qualidade que a Mequinha tem é que "não tem papas na língua" e talvez através dela se venham a saber finalmente os contornos dos contratos e negócios obscuros.
O Titulo contraria o que se escreve no post 'América Cravo possui todas as condições para derrotar Sónia Sanfona'...quando no post se dá quase como adquirida a vitória do candidato da CDU.
Sónia Sanfona, segundo me parece, afirmou...e bem... que só ficaria se vencesse, pelo que o titulo do Post retira o candidato da CDU da luta pela vitória.
Também me parece estranha , a insistência com que se tenta que a candidata Sónia faça declarações sobre tudo e sobre nada...afinal as eleições nem sequer estão marcadas, e acreditem que ela até têm mexido 'algo' pelo problema dos médicos no Centro de Saúde.
O que me parece é que começam a estar reunidas as condições para Alpiarça ter 3 candidatos à governação da sua Câmara com muita qualidade, isso sim é de louvar, os votos depois decidirão.
Pela minha parte os meus parabens à Mequinha, pela grande coragem que tem em se candidatar.
Como militante do PSD,não iria votar, pois não tinha até a data um candidato de acordo com os meus ideais politicos.
Para muitos dos comentaristas deste blog, não se esqueçam que quem ri por ultimo ri melhor.
Quem vê as noticias tornadas a publico nos ultimos dias, relativas a politica do Sr. Engº José Socrates, pode concerteza concluir como seria a politica dos seus "filhos" aqui em Alpiarça.
Parabéns Mequinha
Força.
Penso que a SRª Drª America Cravo é uma lufada de ar fresco em Alpiarça como candidata !
Como disse um leitor deste jornal disse a «SRª Dr.ª América Cravo é uma lufada de ar fresco em Alpiarça como candidata!».
É uma grande verdade!
Mais do que nunca Alpiarça precisa de uma grande lufada para nos tirar do marasmo que passou por Alpiarça nos últimos dez anos.
Precisamos de uma profunda mudança politica em Alpiarça e a “Mequinha” foi a melhor coisa que nos podia ter acontecido.
Estamos fartos da “mesma coisa” e América Cravo foi uma bênção oferecida aos alpiarcenses.
É a mulher que muito pode fazer por Alpiarça.
É séria e uma grande profissional para além de estar bem conceituada na sua terra.
Acredito que esta «lufada de ar» vai mudar muita coisa em Alpiarça.
A maioria dos alpiarcenses, após a divulgação desta candidatura, estão demonstrando reacções e opiniões como nunca vistas.
As opiniões dividem-se e está tudo em polvorosa.
Como alpiarcense sinto-me satisfeito por tudo que está a acontecer.
A candidatura da Srº Drª America Cravo é uma alternativa ao poder arrogante instalado na nossa terra !
O Sr. António Centeio disse a mesma coisa da Vanda num artigo na Vozde Alpiarça em Janº ou Fevº de 2002 e viu-se no que deu "a mulher certa para o lugar certo". Espero que desta vez acerte na previsão.
Parabéns à Mequinha. Integrou a lista da A.M. pela primeira vez na candidatura da Drª Gabriela e agora tem todas as possibilidades de ser eleita pela coligação PSD/CDS que pode chegar aos 700 votos ou mais. Sou do PSD e gostava de a ver eleita. Boa sorte.
O caro leitor, deve estar a fazer algumas confusões.
Confunde previsões com opiniões ( quem me dera acertar em cheio nas minhas opiniões) e confunde as datas e jornais, porque na altura nem sequer se sonhava que Vanda Nunes viria a ser presidente de Câmara
De qualquer maneira, publicamos o seu comentário.
Mas...como o estimado leitor diz: «que desta vez» possamos acertar todos nas previsões...porque é sinal que a nossa terra vai mudar.
Já agora esteja atento às novas crónicas que serão publicadas nos próximos dias, com várias opiniões, mas não as entenda como previsões...porque estas, nem sempre os "homens da chuva" acertam.
Um bom fim de semana e boas leituras no "Jornal Alpiarcense"
Enviar um comentário