domingo, 4 de janeiro de 2015

Alpiarça é de todos os alpiarcenses e não apenas de três eleitos por uma maioria que, parece só se ter preocupado com o dia das eleições

Compete a toda a população saber, através de uma política de verdadeira transparência, como está a ser gerido o seu município?
Por: F. Mariano

Acabo de ler este artigo, vulgarmente conhecido por POST ("OPINIÃO: O milhão de euros de dívidas de renda da ...": ) e, é meu privilégio tirar o chapéu ao seu autor. Não porque veio revelar algo de inédito sobre uma temática importante para Alpiarça e para os alpiarcenses mas, porque conseguiu resumir em poucas linhas as centenas de páginas escritas neste jornal por vários autores, sobre assuntos de interesse coletivo local, ao longo do ano que agora findou (2014).
Devemos estar todos conscientes de que, muito do que foi escrito e dito em assembleias municipais e reuniões de câmara sobre determinadas matérias respeitantes ao município de Alpiarça, é grave e merece toda a nossa atenção e preocupação.

Alpiarça é de todos os alpiarcenses e não apenas de três eleitos por uma maioria que, parece só se ter preocupado com o dia das eleições. Tanto assim, que nos atos de discussão e decisão política que decorrem ao longo de quatro anos, podemos ver apenas meia dúzia de apoiantes dessa maioria.
Compete a toda a população saber, através de uma política de verdadeira transparência, como está a ser gerido o seu município? Qual a política de desenvolvimento sustentado que está a ser seguida por quem governa? Que melhoramentos estão a ser feitos na sua terra? Para onde vai o dinheiro dos seus impostos? Estão os eleitos a cumprir com os seus deveres e obrigações enquanto gestores do nosso património? As promessas eleitorais estão a ser cumpridas? As responsabilidades imputadas aos eleitos têm ou não fundamento?
Meus amigos, há uma coisa que parece certa: não levantar estas questões, confiar cegamente, deixar os políticos à vontade com a política, é meio caminho andado para ser enganado!
Votar nas eleições deve ser uma opção consciente e séria por parte do cidadão eleitor. Acompanhar e escrutinar o desempenho dos eleitos ao longo dos respetivos mandatos, é igualmente um dever cívico e patriótico de qualquer um de nós.


13 comentários:

  1. Fazerem perguntas nas reuniões é uma coisa...vir para aqui levantar suspeitas é outra.
    A população de Alpiarça tem por obrigação de pedir a quem anda a difamar os eleitos que apresente as suas provas do que dizem e os difamados se defenderem se as suspeições forem falsas. Andam a brincar ás maiorias e às minorias mas só se vê suspeições.

    ResponderEliminar
  2. 10 anos de dividas da Agroalpiarça é suspeição? Não pagamento de rendas do Parque de Campismo e Bar das Piscinas é suspeição? Andar meses e meses sem entregar o balanço dos Legados à data atual e à data da constituição é suspeição? Contratar um ROC e um advogado por valores muito superiores aos preços normais é suspeição? Pior cego é aquele que se recusa a ver. A única suspeição que existe é a de que uma boa parte dos acólitos da CDU se recusa a ver o óbvio.

    ResponderEliminar
  3. F.Mariano bem ao seu estilo e para começar o ano, a dizer mais umas quantas verdades indigestas para alguns "progressistas" de Alpiarça. Que nunca doa a voz a todos aqueles marianos que, não olhando a poliquices, pugnam pela verdade, pela justiça e pelo respeito e igualdade de tratamento do seu semelhante, independentemente do seu credo religioso, político ou condição social.
    Bem hajam.

    ResponderEliminar
  4. Afinal meus senhores e senhoras, quanto é a divida? Uns dizem 200 mil euros, outros 1 milhão. E quem deve essa divida? A Câmara ou a cooperativa Agro Alpiarça? Expliquem-se de uma vez.
    E se é mentira porque razão os responsáveis dessas instituições não respondem a estas ditas ( DIFAMAÇÕES) ou serão mesmo certezas? ONDE ESTÁ A VERDADE?

    ResponderEliminar
  5. Com tantas evidências de má gestão eu já começo a concordar com o vereador quando afirma que este é o pior executivo desde o amigo Raul Figueiredo

    lamentavelmente

    ResponderEliminar
  6. A câmara municipal da Chamusca há anos que mantém os munícipes de todo o concelho devidamente informados dos trabalhos realizados e a realizar pela câmara bem como a situação financeira do município. Em Alpiarça o que vemos são fotografias dos eleitos aqui e acolá e informações úteis aos munícipes, poucas ou nenhumas.
    Vá lá a gente pereceber estas coisas...

    ResponderEliminar
  7. Mas...a divida da Agro-Alpiarça é só à Câmara? E a divida da Câmara ? O que é que estes senhores querem saber? Porque não vão directamente procurar nas reuniões respectivas?
    Leonel Gomes

    ResponderEliminar
  8. Mas...a divida da Agro-Alpiarça é só à Câmara? E a divida da Câmara ? O que é que estes senhores querem saber? Porque não vão directamente procurar nas reuniões respectivas?

    ResponderEliminar

  9. O que leio e compreendo o que o Vereador da oposição quer é lavar a roupa suja das dividas que há muito a Câmara deve e a Agro-Alpiarça. Durante a acumulação da divida o senhor Vereador nunca foi visto numa reunião da Câmara e agora há pouco mais de um ano quer saber o historial das dividas, informe-se com o seu antecessor e deixe estes actuais eleitos por maioria trabalhar. procure saber dividas actuais.

    ResponderEliminar
  10. Olha-me este heim!
    Então lá porque o homem não perguntou antes já não pode perguntar agora

    VocÊs andam é todos borradinhos com o que andam a fazer a Alpiarça

    Já me arrependi tanta vez de ter votado em voçês

    Façam o vosso trabalho e deixem o vereador fazer o dele

    ResponderEliminar
  11. António Pinto de Souza5 de janeiro de 2015 às 14:05

    Mas ele não pergunta nada...ele acusa.
    Borradinhos? porquê? Por andarem a pagar as dividas que vocês fizeram?
    Vocês é que estão a meter os pés pela cabeçaA, julgam-se muito espertos mas a escola onde este aprendeu foi derrotada com o 25 de Abril de 1974.

    ResponderEliminar
  12. Ninguém disse que não podem perguntar. mas sim pode e devem procurar ao seu antecessor do mesmo partido PSD, que sabe tão bem como os outros o que se passou.
    O problema é que o vosso vereador não pergunta nada da actualidade, mas sim ACUSA sem provas o que diz , assim como você faz o mesmo e troca as boas intenções dos que escrevem sobre tanta difamação.

    ResponderEliminar
  13. Ninguém disse que não podem perguntar. mas sim pode e devem procurar ao seu antecessor do mesmo partido PSD, que sabe tão bem como os outros o que se passou.
    O problema é que o vosso vereador não pergunta nada da actualidade, mas sim ACUSA sem provas o que diz , assim como você faz o mesmo e troca as boas intenções dos que escrevem sobre tanta difamação.

    ResponderEliminar