Por: Isabel Faria |
"A Direita portuguesa gosta muito de comemorar o 25 de Abril, conclui-se, vendo o que, ao longo dos anos, a Assembleia da República foi gastando nas comemorações oficiais do Dia da Liberdade.
O montante mais elevado até hoje divulgado, foi em 2004, no Governo do PSD/PP, com Paulo Portas antes de se demitir irrevogavelmente, o que só aconteceria 9 anos depois, e Durão Barroso antes de fugir para Bruxelas, onde se mantém dez anos depois, a AR gastou perto de 94000 Euros. Comemorava-se os 30 anos do 25 de Abril e não é difícil imaginar o entusiasmo, quiçá a emoção, com que Barroso e Portas entraram na AR de cravo vermelho ao peito...
Este ano, no 40º aniversário do 25 de Abril, com a Direita de novo no Governo, não para mal dos nossos pecados, mas por culpa dos nossos pecados (da indiferença, da abdicação, do comodismo e da cobardia, entre muitos outros), só para uma peça de teatro e um concerto, estão orçamentados 174.500 Euros. E a peça de teatro e o concerto são só uma parte das "comemorações" oficiais. Sobre tudo o resto que mostrará o entusiasmo, quiçá a emoção, com que a Maioria e o Governo que mandam os netos de Abril para o estrangeiro, que acabam com o SNS e com a Escola Pública, que nos despejam das nossas casas, que nos tiram trabalho e nos metem na rua à espera de esmola, não há números definitivos. A AR tem até Abril de 2015, para apresentar contas e, no Orçamento deste ano, as comemorações estão divididas em três rubricas que, como é claro para um leigo em contabilidade,só podem ter tudo a ver, A saber: Transportes, Trabalhos Especializados e...Publicidade (convenhamos que eles não são sempre completamente hipócritas!).
Se a hipocrisia e a falta de vergonha da Maioria que apoia e sustenta o Governo, ao esbanjar dinheiro a comemorar a data que quotidianamente tenta matar, não me consegue surpreender, a participação de alguns nesta farsa entristece-me (teimosamente, quero acreditar que o termo enoja-me, é demasiado duro porque deverá haver "uma razão"). Ver A Barraca e o Camané, por exemplo, associados a esta farsa, dá-me volta ao estômago, ao coração, aos princípios e a mais uma quantidade de coisas...
Pelo meio ainda haverá lugar para o lançamento de um livro sobre (estão preparados? ) Direitos Humanos e uma homenagem (continuam bem sentados?) a José Afonso.
Quanto ao Zeca eu acho que ele nem vai ter tempo para se chatear com isso...menos de um mês antes, na próxima Sexta-Feira, dia 28 de Março, 40 anos depois do concerto organizado pela Casa da Imprensa, onde "Grândola Vila Morena" foi escolhida como senha do 25 de Abril, de novo no Coliseu dos Recreios, os seus amigos, os seus companheiros, alguns dos homens e mulheres que diariamente comemoram Abril, lutando por ele, cantarão as suas músicas como homenagem ao passado, como compromisso para o presente e o futuro... e para ganhar força para vencer os vampiros. O 25 de Abril,sobreviver-lhes-á. E nós também."
Sem comentários:
Não são permitidos novos comentários.