domingo, 23 de março de 2014

OPINIÃO: Devem os vereadores da oposição ter um papel meramente decorativo?


 Diz-nos a ciência que para haver um "Efeito" tem de haver uma "Causa".
O Efeito que todos temos presenciado é, sem dúvida, a veemente insistência do vereador Francisco Cunha, a pedir documentos que tardam em chegar e que pelos vistos não lhe podem ser negados enquanto vereador.
A Causa é obviamente o presidente ou os serviços camarários que não cumprem com os seus deveres e obrigações processuais e legais de entrega desses documentos solicitados por alguém com assento na Câmara que representa, embora de forma minoritária, uma parte da população de Alpiarça.
Quem será então o verdadeiro causador (Causa) deste desentendimento e "gritaria" (Efeito)? Será que a melhor forma de evitar este rumor e consternação de alguns é calar e não ter qualquer intervenção susceptível de causar incómodo ao actual executivo da CDU na Câmara Municipal de Alpiarça?
Não podemos esquecer que relativamente ao também vereador do PS Pedro Gaspar o executivo CDU tem tecido comentários pouco abonatórios, para não dizer de descrédito, relativamente à sua postura na abordagem de assuntos “incómodos” para o executivo.
Então devem os vereadores da oposição ter um papel meramente decorativo, ir às reuniões buscar as senhas de presença, e dizer ámen a tudo que diga ou faça o executivo que gere a Câmara Municipal?
A resposta está naturalmente implícita na simples leitura da premissa, não acha caro/a leitor/a?
Depois, convenhamos que o vereador Cunha, ao contrário daquilo que alguém quer fazer passar "Desde quando uma empresa particular, arrendatário de um espaço tem a obrigatoriedade de apresentar a sua contabilidade a um vereador?", exige apenas a documentação do contrato existente entre a Câmara Municipal e o arrendatário e não os resultados de gerência, lucros ou prejuízos que dizem respeito apenas e só ao arrendatário.
Não vale a pena empolar a questão com inverdades e outros malabarismos de diversão para baralhar ainda mais as coisas.
A questão parece-nos simples, razoável e fácil de assimilar.
O resto é que já não sabemos.

Noticia relacionada:
 "OPINIÃO: O caso é bem mais complexo do que isso e,...": 

6 comentários:

  1. A questão que nos parece simples, razoável e fácil de assimilar é que o autor do post, a defender o indispensável só pode ser lá desse grupo de gente a quem já chamaram seita, que é o TPA PSD. Como pode haver gente desse lado é que já não sabemos.

    ResponderEliminar
  2. Antigamente(já lá vão quase 40 anos!) quem não era a favor da política bafienta e repressiva de Salazar, era Comunista. Hoje, quem não é a favor da política dos Comunistas de Alpiarça, é do PSD! Ou mesmo de outras "seitas" culpadas de todos os males que afligem os portugueses...
    Deus nos dê paciência para aturar tanta imbecilidade encapotada.

    ResponderEliminar
  3. Ó meu rico senhor, quem quis ser do PSD concorrendo por esse partido foram vocês. Que gaita!!!
    Que culpa temos nós que vocês agora se envergonhem disso?
    Uma coisa eu acho: pior do que ser do PSD é fazer as figuras que tem vindo a fazer desde que foram eleitos pelo PSD. Envergonhem-se mas é disso. Tenho a certeza que o próprio PSD se envergonha.

    ResponderEliminar
  4. Ó senhor comentarista, será que o seu défice de inteligência cognitiva não o deixa ver mais do que isso?
    Santa paciência! Mas ainda não reparou que os autores que aqui escrevem e que não morrem de amores pelos comunistas nem pelos restantes partidos, estão a emitir a sua opinião pessoal e que alguns deles se estão a marimbar para a política e para os políticos? O que eles gostavam era que tudo caminhasse o melhor possível, dentro da legalidade e respeito que todos devemos uns aos outros e não tivessem que aguentar o cinismo e hipocrisia, mesmo daqueles políticos que se dizem sérios e transparentes e depois acabam por ser mais do mesmo! Compreendeu ou é assim tão difícil perceber a cena?
    Voilà, um abraço e tenha juízo!

    ResponderEliminar
  5. ...Se calhar este último comentarista pertence ao grupo de descrentes, onde se encontram metade dos portugueses que "choram" o tempo que vão perder a dobrar os boletins de voto para meter nas urnas em tempo de eleições.
    Será que esses também são todos salazarentos? Ou pertencem a um Partido ainda por inventar?

    ResponderEliminar
  6. Ó senhor comentarista das 19.05, nós compreendemos tudo muito bem, não se preocupe. Os comunistas e simpatizantes que você despreza não são assim burros como você os pinta. Por isso é que vocês se estendem ao comprido e nem é preciso mexer um dedo, que a vossa acção encarrega-se disso.
    E também compreendo muito bem que você precise de ter uma ocupação agora que não tem os seus "soldadinhos de chumbo" em quem possa mandar. Acertei? Bem me parecia...

    ResponderEliminar