quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"Depois de mim, o dilúvio"

Por: 'Almeirante'
 Ontem como hoje, a história teima em repetir-se

“Après moi le déluge”, terá dito Luís XV de Bourbon, rei de França. Uma máxima que deverá ser motivo de reflexão para todos nós.
Permitam-me pois, transcrever um texto de grande nível, de autoria de Fonseca Bastos, que ilustra bem aquilo que se tem passado na nossa terra com esta trapalhada da política, dos políticos e seus peões de brega que, invadem e ocupam tudo que lhes sirva de autopromoção:
"O monarca francês Luís XV (1710-1774) ficou conhecido por muitas razões, uma das quais por lhe ser atribuída a famosa frase "depois de mim, o dilúvio". Quase três séculos volvidos ainda há pessoas que se consideram insubstituíveis, esquecendo-se de que os cemitérios estão repletos delas.
Egocêntricas e narcisistas, por via de regra tais pessoas são inadaptadas e, julgando-se detentoras da verdade absoluta e incontestável, incapazes de compreender o seu semelhante.
Enquanto o comum dos mortais aprende com os erros cometidos, os "iluminados" nunca aceitam conselhos, acham que só eles estão certos e que a raiz do problema reside nos outros.
Essa visão distorcida inibe tais pessoas de discernir acerca da realidade, pelo que, se confrontadas com as consequências desta, têm reacções impróprias.
Quando essas pessoas ascendem a cargos de nomeada, o pior erro que frequentemente cometem é fecharem-se num casulo, afastarem os discordantes e rodearem-se de uma corte de servis bajuladores. Recusam-se a escutar vozes dissonantes e vão cavando a sua própria sepultura assessorados por pobres de espírito.
Depois queixam-se de boatos e de calúnias, que desconheciam ou não souberam desmontar em tempo oportuno."

Ontem como hoje, a história teima em repetir-se. É uma boa altura para pensarmos naquilo que ardilosamente nos rodeia.
Noticia relacionada:
 "FRANCISCO CUNHA: sem carisma e perfil para ser ver...": 
Almeirante

1 comentário:

  1. Caro António Centeio
    Ao ler o título que encima este escrito, poderá o leitor menos atento, ser levado a pensar que o mesmo visa directamente o candidato à Câmara Municipal de Alpiarça Francisco Cunha que me merece, enquanto cidadão e candidato às eleições autárquicas de 2013 do concelho de Alpiarça, o mesmo respeito e consideração que todos os outros concorrentes, independentemente dos partidos que representem.
    Posto isto e para que não restem dúvidas, agradeço que o título que normalmente fica ao critério do coordenador e responsável deste Blogue/Jornal continue como está mas, sem mencionar o nome do candidato em particular que, poderá levar a interpretações que não correspondem ao sentido geral e abrangente do texto de acordo com os seus autores.
    Gostaria ainda que publicasse esta nota como comentário ao mesmo Post.

    Grato pela atenção

    Almeirante

    ResponderEliminar