sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Novos escalões do IRS tiram meio salário

 A redução do número de escalões do IRS anunciada pelo Governo para 2013 vai aumentar o imposto a pagar entre 3,5% e 4%. Os contribuintes só irão sentir o agravamento da carga fiscal em 2014.
Os portugueses vão pagar mais impostos em 2013 por via da redução do número de escalões do IRS já anunciada pelo ministro das Finanças. Na altura, Vítor Gaspar admitiu que a esta medida “estará associada a um aumento das taxas médias efectivas de cobrança de imposto, aproximando a capacidade de arrecadação e dos padrões que estão vigentes da Europa”.
O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), Domingos Azevedo, revelou ao Correio da Manhã (CM) que “a receita global do IRS, por efeito do reenquadramento dos escalões de rendimento, representará um aumento da cobrança na ordem dos 3,5% e 4%”, o equivalente à sobretaxa que foi aplicada sobre o subsídio de Natal em 2011 e que rendeu aos cofres do Estado 900 milhões de euros. O mesmo é dizer que os portugueses vão ficar sem meio salário no próximo ano.
Também o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro admitiu ao CM o mesmo aumento da carga fiscal por via da diminuição do número de escalões do IRS, sublinhando que “com a redução dos benefícios fiscais, as pessoas só vão perceber que pagam mais imposto em 2014” quando for feito o acerto de contas do IRS.
O jornal revela ainda que a redução do número de escalões deverá passar por uma subida de 11,5% para 14% no primeiro escalão de rendimento, que irá até os 7.500 euros, contra os actuais 4.898 euros.
NM

Sem comentários:

Enviar um comentário