Integrado no Dia do Concelho, a 2 de abril exibiu-se no auditório da Biblioteca Municipal o documentário “Alpiarça II”, da Lisboa Film, estreado há 84 anos em Lisboa, a 12 de março de 1928 numa das mais importantes salas de cinema à época, o Salão Central.
O documentário – testemunho rico sobre a vida local nos primórdios da criação do concelho teve duas exibições, a primeira à tarde, destinada primordialmente aos utentes do Cantinho do Idoso e da Fundação José Relvas e a segunda, à noite, para a população em geral.
Nesta última sessão, tendo como ponto de partida a obra cinematográfica, realizou-se um “Diálogo em torno da nossa História e Património”, cuja mesa presidida pelo presidente da câmara municipal de Alpiarça, Dr. Mário Fernando Pereira e moderada pelo engº Ricardo Hipólito, foi constituída pela professora Fátima Tropa, pelos doutores Júlio Pratas e Nuno Prates e por Artur Carvalho.
A terminar o serão, foi oferecido ao auditório um breve apontamento musical, onde os jovens Eduardo Pires e Sofia Camacho (voz) recriaram, em música electrónica, duas obras musicais constantes do repertório do Rancho Folclórico de Alpiarça, “A tirana” e o “Fadinho de Alpiarça”.
«CMA»
Para ver o filme carregue em:
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=4569&type=Video
Para ver o filme carregue em:
http://www.cinemateca.pt/Cinemateca-Digital/Ficha.aspx?obraid=4569&type=Video
Sem comentários:
Enviar um comentário