quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Mensagem de Sónia Sanfona, Governadora Civil de Santarém

Neste contexto difícil que o país vive em matéria de incêndios, particularmente nesta semana, em que as condições meteorológicas se mostram profundamente adversas de que o país tanto se ressente, entendo oportuno dirigir-me quer aos autarcas, dirigentes e autoridades policiais do Distrito de Santarém, quer aos homens e mulheres que, corajosa e abnegadamente, têm enfrentado e combatido directamente o flagelo dos incêndios.


Aos autarcas, quero reconhecer e sublinhar a cooperação de que têm dado mostras, colocando todos os meios ao serviço deste combate. Sem este esforço, não teria sido possível controlar a situação da forma como, felizmente, temos até à data conseguido no nosso distrito. Apelo à manutenção e até ao reforço deste trabalho de equipa entre a protecção civil às escalas nacional, distrital e municipal. Sugiro a activação dos kits das freguesias e a atenção redobrada nas zonas mais propensas a incêndios, particularmente enquanto durar a actual vaga de calor.


Não posso ainda esquecer igualmente a colaboração sempre disponível e empenhada de um conjunto de entidades, de que se destacam as Associações de Produtores Florestais e a Autoridade Florestal Nacional através das suas equipas de Sapadores, entre outras, a quem dirijo igualmente uma mensagem de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e de motivação para todo o esforço que ainda se segue.


Às autoridades policiais, agradeço o empenho com que têm colaborado com a protecção civil. Importa contudo solicitar uma vigilância reforçada nas zonas mais problemáticas, uma vez que a actividade criminosa tem contribuído decisivamente para aumentar o número de ignições.


Aos corpos de bombeiros, deixo uma palavra de total confiança, na certeza de que temos estado a tentar disponibilizar-lhes todos os meios de que podemos dispor para que respondam, como anseiam, ao desafio difícil da presente conjuntura. É sempre parco o agradecimento face à sua dedicação, abnegação e sacrifício. É sobretudo a eles que se deve a tranquilidade com que estamos a encarar esta fase, sempre exigente, do combate aos incêndios florestais.


Ao Comando Distrital, quero naturalmente dirigir uma especial palavra de agradecimento pela competência, empenho e dedicação na coordenação da protecção civil distrital e simultaneamente deixar o reconhecimento por todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido.


A todos, gostaria de reafirmar o compromisso do Governo Civil no envolvimento em todas as frentes possíveis, de forma a podermos prestar o melhor serviço de protecção civil aos cidadãos. Só assim poderemos assegurar a real segurança das populações e dos seus bens. Contem sempre da parte deste Governo Civil com o incentivo, a motivação e o apoio redobrados a todas as entidades envolvidas neste combate, enquanto atravessarmos esta fase naturalmente mais problemática. A população do distrito sabe que pode contar com todos e em todos confia para realizar esta tão nobre tarefa.


No entanto, nunca é demais relembrar que esta é uma responsabilidade de todos os cidadãos. Só com uma cidadania responsável se conseguirá debelar definitivamente a tragédia dos fogos florestais.
«GI/GCS»


Sem comentários:

Enviar um comentário