sexta-feira, 1 de agosto de 2014

TRETAS: Onde está o verdadeiro “Melão de Alpiarça”?

De: M.F.

Hoje fui ao Continente (Santarém) comprar maçãs. Porque ando sempre com a cabeça no ar, quando vinha no caminho, lembrei-me que me tinha esquecido de comprar melão.
Na vinda e na  recta do percurso parei numas das barracas que por ali estão. Olhei para uma caixa de melão. Apareceu-me a vendedora a perguntar se “queria algum melão”
Perguntei-lhe, apontando a caixa, de onde era o melão. Respondeu-me que era “melão de Almeirim”.
Disse-lhe que queria apenas “Melão de Alpiarça” e indicou-me a caixa ao lado onde estava  o verdadeiro “Melão de Alpiarça” para lhe perguntar de seguida onde estava o tão falado “selo” de garantia.
Olhou-me de soslaio e a rir-se: “desde quando é que o melão tem selos?”,por acaso “o senhor pensa que isto é os correios?"
Então informei-a de que o melão que estava a ser vendido no mercado da fruta em Alpiarça era genuíno e selado.
Como devia estar a pensar que estava perante um “cliente de passagem” ou algum "extra-terreste” respondeu-me de imediato: “então vá ao tal  mercado e veja se encontra melão  com o tal selo”.
Não lhe comprei o melão mas segui o seu conselho:
Chegado ao  mercado perguntei onde poderia comprar melão com o selo de garantia para ter a certeza que o melão era de Alpiarça e não estava a comprar “gato por lebre”.
A resposta que obtive do vendedor (dita em voz baixa): “este não é de Alpiarça mas é dos campos de Vila Franca que mete aquele que o senhor quer a um canto”.
Acabei por comprar um melão ao dito senhor porque acreditei na sua palavra e sei que o melão dos "campos de vila franca" são muito bons pois já vai para dezenas de anos que por lá passo e muitos melões alí comprei. 
Como só o comerei logo à noite fico na dúvida como dúvidas tenho quando ao “Melão de Alpiarça” e à sua origem.
No caminho o meu acompanhante de viagem disse-me: “se nos supermercados quase toda a fruta tem o selo de origem, porque carga de água os melões também não tem o selo?”
"Isto é tudo uma treta! Ainda nos estão a vender melão espanhol e nós a  pensarmos que é de Alpiarça" disse-lhe eu.

21 comentários:


  1. O autor do post não deixa de ter uma certa razão. Se o comprador que comprar melão de Alpiarça que garantia é dada em como o melão é de Alpiarça e não de outro local qualquer?
    Se queremos defender e projectar o que é nosso temos que garantir a quem compra que o melão é verdadeiramente alpiarcense

    Falou-se e fala-se tanto no selo. Então porque não é colocado um selo de garantia, vendido pela Câmara e a colocar no melão que vai ser vendido no recinto na presença de um funcionário da Câmara cabendo a este não permitir que nenhum melão dali saia sem o respectivo selo?
    Se nós vamos ao continente, pingo doce e outros, onde maioria da fruta tem um selo de origem (exem: maçã do Chile, da Nova Zelândia….) porque não deverá ter o melão de Alpiarça?
    Ou será como diz o comentarista. Isto é tudo uma treta. Ainda compramos melão espanhol e pensamos que é de Alpiarça.
    Começo a pensar que tudo isto não passa de mais uma trapalhada onde se inventou um festival de melão de Alpiarça quando na verdade o melão é de todos os lados menos de alpiarça

    ResponderEliminar
  2. Boa...nunca tinha pensado nisto.

    ResponderEliminar
  3. Que vontade que certas pessoas tem de ver Alpiarça e o que é alpiarcense de rastos. Parece impossível que o ódio contra os comunistas até leve a tentar descridibilizar esta atividade economica praticada em Alpiarça por alpiarcenses. Só querem é o mal das outras pessoas, gaita.

    ResponderEliminar
  4. E eu pergunto aos entendidos: o melão vendido no carril é todo plantado em terras alpiarcenses?
    Se não for então na verdade estamos a vender gato por lebre, ou não?

    ResponderEliminar
  5. Matilde Bernardo: O drama, o horror, a tragédia!!
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  6. E triste e as pessoas desvalorizarem o que e de alpiarca ate mesmo os alpiarcenses que ainda saem da terra comprar o que la tem e muitas das vezes compram ate mais caro so para ninguem saber afinal o que compram... pois bem ate parece que nao ha campo em alpiarca nem e feita agricultura em alpiarca... alpiarca e terra de agricultores para quem nao sabe ou faz se de esperto para deitar abaixo a terra e as pessoas que trabalham a terra que vivem so da agricultura... nao e como uma certa pessoa disse trabalhei na agricultura onde nem numa enxada sabe pegar enfim... valorizem as pessoas que trabalham de sol a sol que dao trabalho a terceiros, fazem girar o mercado e a economia para no fim ganharem apenas para pagar as compras que fizeram desde da arrendamento da terra plastico, plantas, fitas, curas, gasoleo, ....ui tantas contas e isto quando chega para pagar as compras.... que vale o selo de alpiarca voces vao ao super mercado e compram o tal espanhol vom selo de portugues e calam se bem calados... vao ao super mercado e pagam a 1euro e nao criticam, mesmo por vezes deitarem fora nao vao reclamar agora compram directamente ao agricultor e exigem tudo se nao prestar voltam la para reclamar, do preco que e mais barato que na loja e agora vem com selos ... e mesmo nao saberem o que e apanhar a fruta pela madrugada ou noite dentro e ainda terem que colocar selos para depois vederem a um comprador por vezes super mercados para os terem que tirar para levar um outro selo... o custo que isso nao era. Mas meus amigos podem sempre experimentar com os agricultores o que e a vida do campo o quanto custa e terem que fazer contas para ver se conseguem arranjar pelo menos dinheiro para as despesas. Quanto ha camara tambem acho que acamara agradece voluntarios podem sempre fazer voluntariado ou experimentarem a pagar uma so vez e depois falem....

    ResponderEliminar
  7. Fernanda Maria Fidalgo:1 de agosto de 2014 às 22:21

    Fernanda Maria Fidalgo:
    Não sabia que havia gente ignorante na minha terra! Será que os campos de Alpiarça estão todos cobertos de cimento? Se tivessem algum conhecimento do trabalho dos agricultores da nossa terra não faziam este tipo de comentários. E quando comentarem seja o que for, saiam do anonimato. Tenham vergonha!
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  8. Carlos Presunca: Provávelmente será 50/50.
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  9. Esta gente é levada da breca- Só defendemo partido e os meloeiros. Ninguém exige e defende o selo de garantia da autencidade do melão de alpiarça nos melões.
    Assim não vamos lá. Primeiro o partido, depois os miçitantes do partido e todos se esquecem do mad im alpiarça.
    É pena

    ResponderEliminar
  10. Juliana Gonçalves: Isto é tudo uma vergonha metem em causa tudo menos o trabalho que dá a agricultura e as despesas que são mais que muitas que no fim de contas tudo não dá para os gastos. Venham experimentar apanhar melão num dia de verão bem quente para saberem dar o devido valor. Convecção-se de uma coisa se a agricultura parar o país morre e aí eu quero ver como se sustenta esta cambada toda.
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  11. Realmente aquilo que ouvi sobre Alpiarça e as gentes dessa terra é verdade, não pode haver nada bom, não se pode fazer nada de bom que cai logo meia dúzia de inergúmeros a desdizer e a dizer que não se faz nada de jeito nesta terra, Quando me disseram que em Alpiarça era gente de má raça, devia ser a este tipo de gente e atitudes a que se referiam, Ganhem juízo e remem todos no mesmo sentido, nem que seja tejo abaixo.

    ResponderEliminar
  12. Pegando na deixa do comentarista das 23:00, lembrei-me de um verso que a minha mãe, já quase com 90 anos me lembrou há dias e que ouvia contar já ao meu avô. Por isso é coisa para ter mais de 120 anos!

    "Alpiarça, gente de má raça
    Filhos de trinta nações
    De brancos, pretos, mestiços
    Uns honestos, outros ladrões".

    Nota: Isto corria há mais de cem anos pelas terras vizinhas de Alpiarça. Desconheço a origem, assim como o seu significado.
    Não sei se o engenheiro Ricardo Hipólito, homem interessado nestas coisas que dizem respeito à cultura popular, conhece esta "relíquia" da poesia local ou periférica.
    Se não conhece...Help yourself! Que é como quem diz, "Sirva-se à vontade!"

    ResponderEliminar
  13. Li com interesse os comentários sobre o melão de Alpiarça. Se o que é produzir melão, porque cresci no meio de meloais. Quase sempre em Vila Franca, Azambuja, Valada...Mas, acho legítimo que se queira uma marca para o melão de Alpiarça. Afinal, Alpiarça é uma terra de produtores de melão, provavelmente a que tem mais. Contudo, não acho correto que o melão de Alpiarça seja um embuste. Não se pode vender gato por lebre, mesmo que os melões produzidos em Vila Franca sejam de melhor qualidade. Para existir uma marca, essa tem de ser certificada e tem de existir uma entidade que garanta a veracidade perante o consumidor. Por exemplo, a tal falada associação de produtores, que só deveria certificar com selo de garantia o melão produzido, efetivamente, em Alpiarça. E fiscalizar! Não penso que tenha de ser a Câmara a fazê-lo. Não é da sua competência, embora possa apoiar no processo de certificação.Por exemplo, a pêra rocha é certificada pelos produtores do oeste.
    Aqui, o que me parece, é que se está a começar a aldrabar. E assim não vamos longe!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sr que e tao viajado que ja andou por tanto lado e eu ainda nem sai daqui falta um pouco de aprendizagem nao.... alpiarca ainda nao pode ser made in pois nao e pais... e nas bebidas voce pode ler e produzido em alpiarca... mas pode ver tambem pelo codigo do ivv o produtor... desculpe e se nao viu ja que e tao viajado e conhece tanto porque nao comeca a exportar ajuda as empresas, promove os nossos produtos e ganha algum...

      Eliminar
  14. Que Tristeza..A Holanda importa todos os tipos de fruta tropical do brazil ect ect e poe o rotulo"Made in Holand" e Pruduct of holand e eles nao cultivam um maracuja.
    - o melao de almeirim? Onde?..Para quem nao sabe a maior parte dos agricultores do concelho de almeirim pruduziam TOMATE
    Melao De ALPIARCA SIM sempre foram os agricultores Alpiarcences na maioria a pruduzirem esta fruta nos campos de vila franca ja de ha muitos Anos MELAO DE ALPIARCA SIM ...SIGAM ADELANTE

    ResponderEliminar
  15. Há dias defendi aqui nestas páginas que é pena esta iniciativa de promover o melão de Alpiarça não tivesse sido feita quando Alpiarça era efectivamente uma terra de "meloeiros".
    Depois a história do melão "Manuel António" que muitos embelezaram com experiências e segredos que não correspondem à verdade.
    Um dia quando tivermos disponibilidade para tal, traremos aqui testemunhos dessa época, pessoas que viveram e conheceram essa história.
    Os mitos podem ser perigosos. É necessário ter cuidado com eles.

    ResponderEliminar
  16. Sr Comentador das 13.32 o senhor vai buscar a historia e um mito pelo qual nao tem qualquer fundamento e razao de existir, pelo menos pelo lado negativo das suas palavras ....que vai provar que isto e aquilo...
    Pois Sr comentador ja devia existir a historia do melao Manuel Antonio,A Historia do melao Joaquim a Historia do melao Ze ect todas as historias de meloes e meloeiros com un sentido positivo de maneira a promover um povo e a sua economia. Que nao se devia identificar so com meloes, ha muita pinga da boa. Pelos paises onde tenho passado fora da europa,Panama,Mexico,China,Sirilanka,Colombia,EUA,QAtar este ultimo pior, Vou as Garrafeiras dos supermercados e nada de "MADE IN ALPIARCA"

    ResponderEliminar
  17. O comentarista das 13:32 não diz taxativamente que o melão Manuel António é um MITO! O que ele diz é que a forma como é contada a história poderá ser um mito, pelo que eu entendo. Há anos ouvi dizer que essa semente veio de Espanha encomendada por outro produtor de melão que depois dispensou algumas dessas sementes ao dito Manuel António. Nessa semente que veio de Espanha, (um saco) vinham misturadas várias qualidades de melão: Cotim-militar, amarelo, vaca malhada, bichagato, alinhavado etc. O Manuel António ao longo dos anos foi retirando e guardando semente dos ditos "alinhavados" que, mais tarde, seria conhecido por melão "Manuel António". Portanto, ao que parece, não houve uma ciência genética de processamento conforme é pintado por aí por alguns "historiadores agrários".
    Ninguém tira o mérito de Manuel António ao ter a visão e paciência de ir guardando e apurando a semente em várias zonas de cultivo de melão no vale do Tejo. No entanto, há que respeitar a verdade histórica dos acontecimentos. Sem tirar o mérito a Manuel António, como é evidente.

    ResponderEliminar
  18. Sr comentador das 18.21 Lhe vou responder ao seu comentario porque continuo a ver uma certa "ironia" da sua parte e o senhor esta muito longe da realidade
    Ao passo que muitas pessoas apanham um autocarro,taxi,metro,ect,ect para ganharem o pao de cada dia,eu com reguralidade apanho um aviao,o que nao me faz diferente dos outros.
    Mas Lhe Digo Que Teria todo o gosto em comprar umas garrafas de vinho alpiarcence e por na mesa para compartilhar com outros povos e outras culturas (isso sera que? promover,divulgar)e depois 'GANHAR ALGUM' nao sao essas as palavras,seria mais assim "GANHAR ALGUMS' agradaveis momentos em comunidade con outros povos e culturas. Depois a falta de aprendizagem so a si lhe diz respeito,sem qualquer comentario..Mas aproveito para felicitar o comentador das 20.45 que falou uma realidade, nao Havia manipulacao Genetica,As sementes eram aproveitadas de meloes Rachados,demasiado maduros para consumo e de determinada especie que se tinha observado se vendiam bem,aguentavam mais tempo sem se decompor ect,ect e de uns anos para outros...Assim Era...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parabens... conseguiu colocar aki um comentario ao inicio que nao tem nada haver com o assunto... mas digo lhe cada um anda no que tem. Ou vc mora encostado ao aeroporto ou vai apanhar o aviao a pe... nao se faca mais que os outros pois quem anda a pe faz mais pelo pais que vc.... e nao comento mais nada pois cultura nao existe... e fica na sua consciencia.....

      Eliminar
  19. Sr Comentador das 10.19,o sr ja me Alegrou o dia,Dei umas gargalhadas que me fez doer a pele da barriga,Realmente tem toda a razao cultura e conhecimento nao existe,Ja estamos fora do contesto do que seria uma discusao saudavel acerca do tema do melao,E mais um pouco se tornava uma reuniao de camara daquelas que se tem visto (o vizinho Mario tem e muita paciencia)

    ResponderEliminar