domingo, 17 de agosto de 2014

OPINIÃO: "Francisco Cunha nunca foi levado a sério"


O TPA para além de eleger um vereador na câmara elege também três deputados na Assembleia Municipal o que é um rude golpe para a CDU
Por: X. Frade
Embora à distância, vou acompanhando o que se vai passando no burgo alpiarcense e, fico perplexo com a atabalhoada argumentação de "pinos e cambalhotas" dos responsáveis da câmara municipal de Alpiarça, quando não querem ou não têm capacidade para objectivamente responder às questões concretas colocadas pela oposição PS/TPA.
E ainda mais perplexo quando vejo a forma primária e amadora como se tenta dividir a oposição com "bonzinhos" de um lado e "vilões" de outro.
A forma civilizada de fazer política, para muita gente é: a oposição pode apresentar os assuntos que entender sim senhor mas, depois nunca mais deve voltar a falar deles o resto do mandato! A menos que o senhor presidente, por especial deferência, refira o assunto quando entender. Se não entender, a discussão prosseguirá numa próxima encarnação, já se vê! Que foi o que fez a oposição CDU ao PS durante doze anos consecutivos. Mais tarde vieram armar-se em "anjinhos" da política, dizendo desconhecer a situação económica da câmara quando tomaram posse em 2009. Tendo ao longo de 12 anos feito parte do executivo camarário. Coisa no mínimo estranha para quem leva a política a sério e de modo transparente.
É realmente uma situação que mete dó. Tal a candura de procedimento institucional da CDU enquanto oposição ao PS. 
Por isso, não admira que esperasse agora igual reacção comportamental por parte dos seus adversários políticos. O representante do PSD, João de Brito estava convertido à foice e ao martelo, conforme se confirmou mais tarde. O PS por motivos do pacto de não-agressão, ao longo de três mandatos devia-lhes a mesma cortesia. Como tal, tudo estava sob controlo. Só que as cartas mudaram de mãos devido a circunstâncias imprevistas e aí começou a carga de trabalhos para a CDU a que todos temos assistido ao vivo e a cores, com privilégios de vídeo-gravação das reuniões transmitidas no YouTube.
O Francisco Cunha nas suas intervenções na Assembleia Municipal de Alpiarça, enquanto simples munícipe que dizia ser um futuro candidato à autarquia, nunca foi levado a sério pelos eleitos de então. Faziam até troça dele nas suas abordagens políticas, como se a sua candidatura fosse uma tarefa impossível de concretizar. No panorama político de Alpiarça, e de acordo com os estrategas, o poder havia sido previamente decidido para a CDU e os lugares respectivos preenchidos. Era uma questão apenas de simples troca de cadeiras. Traçavam até no momento, todos os cenários possíveis que deitavam por terra as ingénuas aspirações do pretendente a qualquer lugar na Câmara Municipal que falava do público, qual “galarispo” a cantar de poleiro.
Mas, o destino é levado da breca e, às vezes faz destas traquinices mesmo àqueles que se dizem experientes e com muitos anos a virar frangos. O TPA para além de eleger um vereador na câmara elege também três deputados na Assembleia Municipal o que é um rude golpe para a CDU, que sabia que as coisas não iriam ser fáceis no futuro. Por mais, contando o TPA com alguns quadros importantes saídos por dissidência do PS e CDU pouco antes das eleições
E agora? Há que aguentar e cara alegre! O Povo merece respeito, esteja em maioria ou minoria e, os Vereadores foram eleitos por gente que delegou neles a sua vontade.
Cumpra-se então a vontade do Povo no respeito democrático. E a própria Lei, como não poderia deixar de ser.



6 comentários:

  1. Em época de férias temos aqui um texto que nos dá que pensar.
    Às vezes é preciso escutar todas as vozes da discussão para formarmos uma opinião o mais consistente e séria possível. Uma opinião que será nossa e de mais ninguém, embora possa haver opiniões semelhantes.
    O Homem do século XXI só poderá ser realmente maduro e livre, quando pensar e decidir pela sua própria cabeça.

    (Mestre Viriato)

    ResponderEliminar
  2. No dizer destes fenómenos, uma cabeça pensa melhor do que um qualquer colectivo. Já me tinha esquecido do António de Oliveira que dizia exactamente o mesmo lá na sua terra Natal Santa Comba Dão.

    ResponderEliminar
  3. Que arrogância! Quer dizer que os apoiantes do Xico Cunha (duas ou três almas com idade avançada) é que pensam pela sua cabeça? Isto é mesmo uma tristeza.

    ResponderEliminar
  4. No meu fraco entender o que o Mestre Viriato aponta vai no sentido da "carneirada" que diz sim a tudo mesmo não sabendo porquê.
    Certamente que haver um grupo de pessoas com ideias convergentes é normal. O que já não é normal é alguém fazer ou seguir o que lhe dizem sem ter noção porque o faz. Parece-me ser esta a mensagem.

    ResponderEliminar
  5. 11:55, que desonestidade a sua e a do Viriato.
    Então os poucos apoiantes do Francisco Cunha, esses já não seguem o mestre sem terem noção porque o fazem???? Que arrogância, como diz o outro.

    ResponderEliminar
  6. Informamos os comentaristas que o vereador Francisco Cunha chama-se "Francisco Cunha" e não "Xico Cunha", pelo que: não estamos aqui a perder tempo para corrigir as "argoladas" e os "abusos de confiança de alguns comentaristas".
    Sendo assim se não virem os comentários publicados já sabem a razão

    ResponderEliminar