sexta-feira, 13 de junho de 2014

II Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo está a decorrer com o apoio da NERSANT


Através da marca VIVER O TEJO, que pretende a dinamização turística deste recurso natural da região, a NERSANT - Associação Empresarial da Região de Santarém, está a apoiar a realização do II Cruzeiro Religioso dos Avieiros e do Tejo. A associação está a receber inscrições dos interessados em acompanhar a última etapa do cruzeiro.
A NERSANT tem vindo a apoiar e a acompanhar a realização do II Cruzeiro Religioso do Tejo, que iniciou no passado dia 06 de junho e que tem passado pelos municípios ribeirinhos de Abrantes, Constância, Vila Nova da Barquinha, Chamusca, Golegã, Almeirim, Santarém, Cartaxo, Salvaterra de Magos, Azambuja e Vila Franca de Xira. A bateira onde segue Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo tem vindo a ser acompanhada por embarcações avieiras, mas também desportivas. Muitos foram aqueles que se quiseram associar ao VIVER O TEJO e à Cultura Avieira, participando de forma estreita, acompanhando o cruzeiro por trilhos junto ao rio em BTT.
Para apoiar o evento, a NERSANT desafiou os parceiros VIVER O TEJO a participar, ao longo do percursos, em diversas mostras de produtos regionais, chamada que foi prontamente atendida pelos mesmos. Assim, no decorrer das etapas, para além do acolhimento da padroeira dos Avieiros , que esteve desde dia 17 de maio na Igreja Matriz de Rossio ao Sul do Tejo, concelho de Abrantes, antes de embarcar, houve lugar também a mostra de sabores, nomeadamente, doçaria regional e prova de vinhos. Tigeladas, Bolo de Mel, Bolo de Noz foram alguns dos doces regionais que deliciaram os participantes.Neste sentido, à passagem do cruzeiro, foi divulgada a cultura e história destas regiões ribeirinhas, ações sempre acompanhadas por cantares avieiros.
A 6ª etapa do cruzeiro religioso decorreu dia 10 de junho e contou com a participação de mais de 40 embarcações avieiras e de recreio. A etapa teve uma paragem em Alhandra para almoço com a comunidade avieira, onde houve oportunidade para degustar alguns pratos típicos, tais como, o Peixe de rio frito e a famosa lampreia. Já em Póvoa de Santa Iria, mais de uma centena de pessoas aguardavam a chegada do cruzeiro. Seguiu-se a procissão com o andor transportando a imagem da padroeira dos pescadores, Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo, desde a Casa Avieira até ao Bairro Avieiro. Por fim, a animação musical não faltou com o Grupo de Dança das Mulheres Avieiras da Póvoa.
Cruzeiro retorna ao rio Tejo já amanhã
O cruzeiro retorna ao rio Tejo já amanhã, dia 14 de junho, e sairá de Póvoa de Santa Iria até ao Parque das Nações em Lisboa. No último dia, 15 de junho, o cruzeiro sairá deste local, terá uma paragem na margem sul do Tejo, em Trafaria, e terminará em Paço de Arcos. Os interessados em acompanhar parte desta última etapa do cruzeiro, a realizar no barco S. Paulus, da Transtejo, podem inscrever-se através do e-mail geral@viverotejo.pt (inscrições limitadas às 100 primeiras). O passeio terá início pelas 9 horas no Cais do Sodré, e irá integrar o II Cruzeiro dos Avieiros e do Tejo no Parque das Nações, fará uma pausa em Trafaria e terá o seu términus no Cais do Sodré, onde estará prevista a chegada por volta das 12h30

Sem comentários:

Enviar um comentário