quarta-feira, 14 de maio de 2014

Dia dos Museus: Associação diz que subfinanciamento continua a ser o problema do setor


A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) alertou, no parlamento, para o subfinanciamento do setor, que continua a ser o principal problema dos museus do país e disse que só os principais decisores políticos do Governo o podem resolver.
A Associação Portuguesa de Museologia (APOM) alertou, no parlamento, para o subfinanciamento do setor, que continua a ser o principal problema dos museus do país e disse que só os principais decisores políticos do Governo o podem resolver.
Esta foi a posição apresentada pela direção da APOM, numa reunião da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, entidade parlamentar a quem tinham pedido uma audiência.
Contactado pela agência Lusa no final da reunião, o presidente da APOM, João Neto, indicou que o encontro teve como objetivo apresentar aos deputados um ponto da situação do setor dos museus e da museologia em Portugal, quando se aproxima o Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio.
"Os museus continuam a fazer um bom trabalho, que se deve sobretudo à dedicação dos seus profissionais. O principal problema do setor continua a ser, como nos últimos anos, o subfinancimento, que só pode ser resolvido pelos principais decisores políticos do Governo: o primeiro-ministro e o ministro das Finanças", sustentou João Neto.
Para o presidente da APOM, "a política para os museus não se pode resumir à inauguração de exposições". "É necessário um financiamento adequado, que tem faltado nos últimos anos".
Fundada em 1965, a APOM atribui anualmente prémios a projetos, profissionais e atividades desenvolvidas nos museus, com o objetivo de divulgar e promover o património do setor.
A direção da associação abordou ainda, na comissão parlamentar, outras questões relacionadas com o setor, nomeadamente, "a confusão sobre museus, coleções e centros interpretativos".
"A APOM vai lutar cada vez mais pelo esclarecimento destas vertentes", indicou o responsável, dando como exemplo a recente inauguração do World of Discoveries - Museu Interativo e Parque Temático, em Miragaia, no Porto, que tem sido designado como Museu dos Descobrimentos.
"Um museu é um museu e um parque temático é um parque temático", destrinçou o presidente da entidade.
Outra questão abordada naquela comissão parlamentar está relacionada com os cursos de museologia e "a necessidade de articular uma componente teórica e prática, com professores que tenham exercido atividade em museus".
"Temos conhecimento que há professores que nunca exerceram uma real atividade em museus", observou o responsável.
«Lusa»

Sem comentários:

Enviar um comentário