terça-feira, 4 de março de 2014

Recibos verdes com 'facada' de 3,5% de uma só vez no IRS

A partir de maio, os trabalhadores a recibos verdes começam a fazer as contas à sobretaxa de 3,5%, que terão que pagar de uma só vez, avança o Diário de Notícias. Os trabalhadores por conta de outrem e os pensionistas começam a entregar a declaração de IRS já a partir de segunda-feira.
Os trabalhadores independentes são os que mais vão sentir a sobretaxa de 3,5% na entrega da declaração anual do IRS, a acontecer já em maio.
Enquanto os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas foram descontando a sobretaxa ao longo dos meses, os trabalhadores a recibos verdes vão descontar tudo de uma só vez quando acertarem o imposto, avança o Diário de Notícias.
A entrega da declaração de IRS, que começa já na segunda-feira para os trabalhadores por conta de outrem e pensionistas, não implicará grandes diferenças no seu preenchimento, ao contrário de anos anteriores.
Uma diferença que será, efetivamente, sentida é nos reembolsos que de quem os costumava receber visto que este ano serão bastante menores, por causa dos novos escalões e taxas de imposto e dos limites globais das deduções e dos benefícios fiscais.
Quem recebe a recibos verdes sentirá ainda mais o peso das alterações: o patamar do rendimento sujeito a imposto subiu de 70% para 75%, deixando de contar como despesa cerca de 30% do rendimento obtido em 2013, e o pagamento da sobretaxa de 3,5%.
«NM»

Sem comentários:

Enviar um comentário