segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ALPIARÇA GENTE DE MÁ RAÇA

Por: Rui Coutinho
Antes de mais a minha participação neste blog não tem ido para além da leitura de alguns assuntos que aqui vão passando, mas desta vez acho que não devo deixar passar esta situação em claro e partilhar com todos os leitores o que me aconteceu na passada 5ª feira.
 No fim de mais um dia de trabalho, cheguei a casa e qual o meu espanto, quando o seu interior tinha sido completamente remexido, tudo fora do lugar, e comecei a dar por falta de alguns pertences mais visíveis, percebi imediatamente que tinha sido ASSALTADO.
 Senti-me vazio, frustrado, irado de raiva, impotente para lidar com uma situação destas, quando nem em nossa casa conseguimos garantir a segurança dos nossos pertences, onde é que vamos estar seguros???
 Bem 1º que tudo, contactar a GNR para vir ao local, ainda bem que somos um concelho pequeno, tive de ligar 2 vezes e demoraram 45 MINUTOS, UMA VERGONHA, (tinha dado tempo para chegar a Lisboa), mas possivelmente a culpa foi minha uma vez que disse que tinha chegado a casa e tinha sido assaltado, possivelmente se tenho dito que tinha morto o assaltante dentro de casa, quase que aposto que estavam lá passado 5 minutos para me prender como o mais perigoso dos criminosos.
Ainda bem que não moro em Coruche senão possivelmente demoravam 5 horas…..
Já agora em relação a GNR em vez de andarem a fazer operações aos pesados (http://jornalalpiarcense.blogspot.pt/2014/01/gnr-operacao-pesados.html ) a quem trabalha, a tem atividades licitas e que contribuem para o desenvolvimento da sociedade e que muitas vezes são multados por coisas caricatas. Devem é preocuparem-se com estas situações, sim porque nesse mesmo dia e num raio de 200mts foram mais 2 vivendas assaltadas, como mesmo modus operandis.
Em relação a captura e a recuperação dos bens espero estar totalmente enganado, mas a minha esperança é 0 (zero), ainda bem que no momento em que cheguei a casa não estava lá quem fez este lindo serviço, por que senão não estava a aqui para contar, só vejo 2 cenários possíveis:

Ou ele(s) me ofereciam uma viagem com o Eusébio ou com o Teodoro;
ou então a esta hora eu podia estar a ver o sol aos quadradinhos.

Mas o que me revolta mais é que tento ser um cidadão normal, que cumpre as suas obrigações e depois o retorno é este.
Possivelmente os meus impostos ainda contribuem para pagar subsídios de inserção social e na volta, fui assaltado por alguém que recebe este tipo de ajuda, ou seja ainda pago para me assaltarem a casa…..
Deixando esta situação para trás, tenho de começar a reconstruir o que foi vandalizado, mas não posso deixar aqui algumas considerações que me parecem lógicas na sequência do que se discute neste fórum.
 Estou para ver se na próxima Sessão de Câmara vamos ter mais uma vergonha de 2 horas, onde as preocupações são:


 - O Sr. Vereador Pedro Gaspar preocupado com a remuneração do Sr. Madeira Lopes e se já ultrapassou os limites máximos em valor e em tempo para a sua contratação e com a localização do gradeamento.

 - O Sr. Vereador Francisco Cunha preocupado com as contas correntes do Bar da Piscinas, do Parque de Campismo, as Hortas Comunitárias.
 Parece que andam a BRINCAR aos vereadores….

 Não se discute aquilo que interessa à População como a Saúde, a Educação, a Segurança, o Emprego, deixem-se andar a falar de assuntos de lana-caprina.

 Já agora pergunto aos leitores, foi para isto que elegeram estas pessoas???

 Quanto ao executivo propriamente dito, também têm a sua cota parte de culpa, uma vez que permitem que assuntos desta monta sejam discutidos e se arrastem no tempo, relembro que o único problema das democracias é que as minorias são sempre oprimidas (mas aqui não é o caso). Para além disso não se esqueçam do importante concurso para a apanha das pinhas.

Sobre a próxima sessão de Câmara em vez da gravação da sessão, substituam-na por uma gravação das tardes da Júlia, fica ao mesmo nível.

 Já agora quantos efetivos tem o posto da GNR de Alpiarça? Qual o rácio por 1000 habitantes e por km2? Mas não façam as contas com o total do efectivo, façam por turno……qual a cobertura de cada turno???

 Por outro lado, se calhar temos de abandonar o slogan de Vila Tranquila e voltar ao Alpiarça Gente de Má Raça, pode ser que assim esta escumalha comece a ter algum respeito pelo Povo, enquanto não aparecer alguém pendurado na estátua da mamalhuda isto não toma caminho. Não é que queira incitar a violência, mas se calhar se a GNR não consegue, talvez a criação de uma Melícia Popular, pode resolver a situação e deixar bem claro que recebemos toda a gente de uma forma simpática, amistosa e cordial, mas se chegam com más intenções vale mais dar meia volta e irem embora.
 Para quem não conhece o porque do Alpiarça Gente de Má Raça, consulte a historia de Alpiarça no seguinte site:  


18 comentários:

  1. Realmente as atitudes extremistas andam sempre de mão dadas! compreendendo a revolta do comentador, não posso no entanto concordar ou apoiar atitudes xenófobas e mesquinhas, como as que aqui tenta fazer passar! então quem o assalta é automaticamente um deliquente que vive do apoio social? belo sentido de justiça que tem! mas não se fica por aqui, ia logo "viajar ou ver o sol aos quadradinhos" - se os pais dos praxados do meco tivessem a mesma atitude, lá estaria já o dux debaixo de terra, quem sabe se estaria sozinho?
    Mas o fanatismo, elucidativo da mentalidade, não fica por aqui, vai toca de atacar a oposição!?!? devem ter sido eles que lhe foram remexer a casa... pede para abandonarem os assuntos de lana-caprina, mas olhe quem quem os coloca na ordem do dia é o seu executivo... e a eles se limita! realmente, se em vez de questionar a posição dos vereadores da oposição, questionasse o executivo de porque o concelho municipal de segurança não reúne faz 5 anos, talvez tivesse mais frutos na sua horta (olhe que a oposição em bloco já o fez na assembleia municipal)
    relembrando o editorial desta semana, temo discordar do administrador do blog, pois se é este o futuro da cdu ela está mesmo condena à extinção, tal como o 3 reich ou qualquer outro regime extremista totalitário!

    ResponderEliminar
  2. Realmente este coutinho explica bem o porque do slogan "gente de má raça", aliás até sugiro ao executivo, que adopte tal slogan, e coloque o dito cujo, como figura elucidativa em cartazes a afixar pela vila!

    ResponderEliminar
  3. Amilcar Presuncia: Multas sim e é mais simples e o resto que se lixe ...........
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  4. Filo Cristovao Bem fazem eles porque depois o juiz dá a razão ao ladrão ,, Não viu aquele guarda que por azar matou o filho de um k andava a roubar cobre e no fim foi preso e ainda tem de pagar uma indemnização ao ladrão !!
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  5. Bem, até na miséria estes comunas se aproveitam ! Então o nome é assaltado e a culpa é da oposição ? Quem é o presidente de câmara ? Porque não funciona o Vonselho Municipal de Segurança que, por sinal, é Presidido pelo próprio Presidente de Câmara ?

    E já agora, ter cá vindo um membro do governo para o Mário Pereeira aparecer nas fotos a dizer que estava tudo controlado para reabilitar ou fazer um novo posto da GNR já caiu no esquecimento ?

    A não ser que ete cidadão tenha votado no Francisco Vunha ou no pedro Gaspar para estar revoltado com eles. Mas para isso porque não lhes liga ou vai ao atendimento ?

    Tudo vale para estes comunistas !

    ResponderEliminar
  6. Raul Marques Não é facil viver numa realidade impensavel na nossa terra. No tempo dos nossos avós ja estavam pendurados...esses ladrões de meia tigela .
    (facebook)

    ResponderEliminar
  7. Sou habitante no lugar do Casalinho e fico triste com o que se esta a passar na nossa vila. São assaltos atrás de assaltos, nós saimos de casa para ir trabalhar e nunca se sabe quando voltamos e nos deparamos com uma surpresa destas. Gostava que a segurança no concelho fosse tida em conta nas proximas sessões de câmara. Para mim é indiferente quem toma uma atitude julgo que acima de todos os interesses politicos esta a nossa segurança e bem estar, e nesse ponto é mais que obvio que não deve haver oposição e deve haver sim uma solução!

    ResponderEliminar
  8. É assim mesmo. Só em Alpiarça. Agora querem discutir ou impor mais uma aos eleitos do poder local e eu até propunha que os obrigassem a pegarem em armas e fazerem de GUARDAS NOCTURNOS, enquanto a oposição ficavam a guardar de dia de café em café falando mal dos guardas nocturnos. Atacam-se a quem tem menos culpas neste estado de coisas e os culpados continuam à mais de 88 anos a votarem nesta maioria.

    ResponderEliminar
  9. Sr ANONIMO das 18:00

    Antes de mais desculpe por trata-lo por Sr. anonimo e aconselho a ler de novo o texto original, mesmo assim não quero deixar de lhe responder.

    Quanto as questões/insinuações que aqui deixa garanto-lhe que não percebe e só vai perceber se alguma vez passar por esta situação (espero que não).
    No que diz respeito a Xenofobia, não me ouvi falar em raças, religiões, credos ou outro tipo de diferença para a raça Ariana (3 reich), mas digo-lhe que já foram capturados 4 romenos que tinham em sua posse pertences meus. (vai na volta nem recebem subsidio de inserção social)

    Deixo já aqui uma palavra de apreço pelo trabalho desenvolvido pela GNR. Confesso que estou agradavelmente surpreendido.

    Quanto a quem assalta ser um delinquente que vive do apoio social, numa primeira fase digo-lhe que quem assalta normalmente é uma pessoa no seu perfeito juízo, com a noção correcta do que é certo e do que é errado, do seu dever cívico de cidadão. Já em relação ao apoio social, recomendo uma nova leitura do texto original e não deturpe o que lá esta escrito.

    O meu belo sentido de Justiça diz-me que estes suspeitos mais algumas horas devem estar em liberdade, mas se concorda que assim seja, você é que esta certo e eu sou xenófobo e mesquinho, continuo a afirmar, se alguma vez lhe tocar em sorte ca estaremos para falar sobre o assunto.

    Quanto ao fanatismo e ao ataque a oposição, de facto eu não digo que foram eles a remexer a casa (é mais uma das suas brilhantes deduções), mas digo-lhe que na sexta feira antes das 08h mandei um sms a toda a vereação (a excepção do Pedro Gaspar, pois não tinha o contacto dele) a informar da situação, sabe qual foi o grau de interesse que isso despertou em toda a vereação??? Houve pessoas que tiveram a dignidade de se deslocar ao local, de outros nem uma palavra sequer, logo o fanático sou eu…..

    Quando peço para abandonar os assuntos de lana-caprina não peço só para a oposição, a minha sugestão é também para o executivo (volte a ler o texto), que não devia permitir que este assuntos monopolizassem as sessões de câmara. Já se esqueceu como é que era no tempo do Rosa do Céu???

    Quanto a extinção da CDU como antevê, tenho uma frase para si..”o Povo é quem mais ordena…” ainda não passou um ano das eleições e já esta tão esquecido dos resultados.

    No que diz respeito ao Alpiarça, Gente de Má Raça, ficamos assim conhecidos porque sempre lutamos pelas nossas ideias, porque somos uma população inconformada, que não aceita injustiças, porque não viramos a cara a luta, não somos vencidos pelas as adversidades sem esgotar as nossas forças, mas mais uma vez tudo serve para ser deturpado, mais uma vez o BURRO SOU EU, mas estamos sempre a tempo de perder a nossa identidade, perder o nosso ADN, aquilo que os nossos antepassados nos conseguiram transmitir, mas se calhar a si não transmitiram nada.

    Deixo-lhe aqui mais uma mensagem, se tem tão bons conceitos de justiça, de solidariedade, se é tao capaz, tão dono da razão, só não percebo porque é que não se identifica…

    ResponderEliminar
  10. Selma Dalmeida verdade e eles adam no tereno com caros a cair enquanto os ladroes usam bons carros e de alta cindrada e eles ainda nessas viaturAS CORREM O RICOS DE ACIDENTE,E MUITO FAZEM ELES.QUANTO AS MULTAS NINGUEM GOSTA MAS EU K SAIBA TAMBEM FAZ PARTE DO TRABALHO DELES E DE CERTO QUE AO MULTAM SEM MOTIVOPARA TODAS ESTAS FORCAS UM BE ACHA SAP HEROIS
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  11. Selma Dalmeida continuo eles sao herois da umas filha para policia ou gnr e ves o kuanto doi saber que eles arriscam a ida deles pelo os outros sao verdADEIROS HEROIS CASEM CO UM POLICIA OU GNR E VEJAM A VIDA DESTES HEROIS EU GOSTO DELES RESPEITO OS MUITO
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  12. Rosa Guedes o caminho isto leva ...esta bom ladroes ...aqueles nao fazem nada na vida ...isto é vergonha esta passar na nossa vila....
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  13. Filo Cristovao Eu respeito muito o trabalho destes senhores e,se multam é pk algo não está correto com os automobilistas eu nunca fui multada tenho tudo em dia e respeito as comodidades se todos tiverem carta e seguro etc. De certo não serão multados pk nenhum GNR é maluco para passar multas sem motivo
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  14. Eu, concordo com o Rui, em quase tudo.
    Não posso é deixar de achar graça a determinadas afirmações e insinuações que faz, já deve ter esquecido como fazia os seus colegas sofrer durante as praxes. Possivelmente cresceu, e se assim for, será bom sinal, pois todos cometemos erros no passado.
    Não será é por esse motivo, pelo qual sofreu inclusive condenação, a pessoa certa para vir apregoar justiça.
    No entanto, no que diz respeito a assaltos e desordem, apenas se deve queixar de quem nos governa localmente e não dos vereadores da oposição, penso eu, na minha modesta burrice.
    Ó Rui, confronta lá mas é os teus camaradas, e faz com que alguma vez façam alguma coisa que se veja, sem ser necessário a aprovação do comitê central.
    Por falar em assaltos, noutros tempos, não haviam ainda romenos em ALPIARÇA, e bastantes quintas e cooperativas sofreram assaltos. Quem terá sido? Romenos? Ucranianos? Hum, não me parece, nessa altura não andavam por cá. Pensem nisto, ponham a mão na consciência. E já agora, gosto de ALPIARÇA GENTE DE MÁ RAÇA.

    ResponderEliminar
  15. ó 12.16, ele confronta os camaradas mas não se esqueça que ele deve pertencer á facção da cdu que faz a oposição interna, daí vir lançar esta crítica aqui

    ResponderEliminar
  16. João Carvalho: É fácil estar a criticar os outros sem dar a cara, gostava de estar junto ás pessoas que criticarão o Rui na altura que chegassem a casa e a vissem praticamente "destruída" por delinquentes. Só para ver se não tinham "atitudes xenófobas".Mas cada um é como cada qual. Eu concordo inteiramente com o Rui, já para não falar que temos a nossa terra invadida por pessoas de raça Romena, que vivem de fundos sociais pagos por nos contribuintes, e que na sua maior parte passam o dia a cometer pequenos delitos e a xingar as pessoas que se cruzam com eles na rua.

    ResponderEliminar
  17. Ciganos romenos: um problema pan-europeu

    Os repatriamentos, em curso, dos ciganos romenos e búlgaros de França fizeram correr rios de tinta e levantaram questões jurídicas e morais que prometem dominar o debate europeu nos próximos meses.
    Até final de Agosto, cerca de 950 ciganos romenos terão sido recambiados para o país de origem, mas sem proibição de viajar ou de regressar a França. Sem empregos, sem recursos próprios e sem apoios da segurança social romena, muitos dos ciganos repatriados decidirão que não compensa ficar na Roménia, um dos países mais afectados pela crise económica que abala o mundo. À saída de França receberam 300 euros por adulto e 100 euros por menor, que alguns consideraram como um subsídio de férias para visitar a família enquanto preparam o regresso ao Ocidente.
    Durante décadas de ditadura comunista, os ciganos foram marginalizados e quase apagados do mapa demográfico da Roménia. O Estado comunista, opressor, obrigou-os a uma integração social forçada, que lhes serviu de argumento para exigirem, depois da Revolução de 1989, direitos suplementares. A própria França liderou, nos anos 90, as vozes que defendiam com veemência os direitos dos ciganos romenos.
    No meio da euforia democrática e no estilo próprio da sua cultura, os ciganos romenos designaram o seu rei, o seu imperador, fundaram um partido político e até acederam ao Parlamento, onde ainda ocupam um lugar cativo, como acontece, aliás, com todas as minorias étnicas da Roménia. Com a abertura das fronteiras e a adesão da Roménia à UE, depressa descobriram, como declarava um dos repatriados da semana passada, que "mais vale ser mendigo no estrangeiro do que trabalhar na Roménia". Às dificuldades económicas e de integração da comunidade cigana, acrescenta-se o estigma social que associa a palavra "cigano" a "mendigo" e/ou a "ladrão". Um estudo de 2009 revela que sete em dez romenos não gostariam de ter ciganos na família.
    Perante um desafio tão complexo, as autoridades romenas encolhem os ombros, impotentes, e apelam a uma solução mais ampla, europeia. O certo é que a França já está a condicionar a eventual adesão da Roménia ao Espaço Schengen à resolução da questão cigana.

    DN

    ResponderEliminar
  18. Um bom dia. Permitam-me deixar uma reflexão...apenas. Não pretendo criticar, julgar, ou justificar. Pedia, com todo o respeito, que cada interveniente/comentador tentasse sentir dentro de si as seguintes situações: 1. Entrar no seu lar, o seu espaço - quase vital - e verificar que alguém...estranhos ou não, o invadiu, roubou e mexeu em todos os seus pertences - TODOS; 2. Como alguém terá usado essa comparação, conseguirá alguém imaginar o que sente um pai ou uma mãe, dos alunos do Meco?...
    Será gratificante fazer este exercício pois decerto será uma ajuda para todos nós.

    ResponderEliminar