sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Mário Pereira, a ‘FIGURA DO ANO’

     Por: António Centeio
Mário Pereira, presidente da Câmara Municipal de Alpiarça é a ‘Figura do Ano’.

 Porquê?

É um político inteligente e esperto que soube lidar até Setembro de 2013 com a oposição sem causar ‘guerras’  entre os eleitos da CDU e os vereadores do PS e conseguiu a poucos meses das eleições levar a efeito o que pretendia.

 Realizou no seu último ano do seu mandato obras que marcaram os grandes investimentos da CDU em Alpiarça, quase de agrado de todos os alpiarcenses de tal forma que obteve a maioria nas eleições de Setembro de 2013;

No actual mandato continua a demonstrar que tem sabedoria suficiente, para com firmeza, ‘aturar’ os fortes ataques que vem do seu principal opositor Francisco Cunha do ‘TPA/PSD/MPT’;

Nos momentos mais quentes nas assembleias municipais consegue sempre utilizar formas para que o ambiente não aqueça sabendo fazer frente, com  modos educados e calmos, para que a politica e os políticos não fique mais na ‘lama’  do que está;

É um político calmo que quando se conversa com ele;

Sabe manter uma voz calma mesmo que seja insultado ou ‘apertado’ pela oposição e dificilmente perde as estribeiras quando confrontado com quem lhe faz frente e lhe quer ‘barrar’ o caminho;

Um caminho vindo da oposição que não sendo capaz de mostrar ‘ideias e projectos’ o ataca em tudo que é sitio quando o deveria fazer nos locais certos que são as reuniões de Câmara e Assembleias Municipais;

Uma oposição que se mete nos ‘bicos dos pés’ para mostrar que está presente mas que na prática está a perder credibilidade por causa das atitudes que penalizam os seus autores.

Ainda recentemente numa ‘conversa a dois’  que tivemos demonstrou-me que é um homem calmo e bastante tolerante para com a oposição mas que sabe muito bem quais os caminhos que deve trilhar e sabe também até  quando deve permitir os ‘afrontos’ do vereador Francisco Cunha.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam sabe destrinçar os interesses do partido a que pertence e os interesses da população.

Mário Pereira
De maneira alguma os quer incluir no  ‘mesmo saco’ porque sabe que seria fortemente penalizado pela população mas não deixa de viver inteiramente para o desempenho do cargo para o qual foi eleito para nunca deixar de ouvir opiniões contrárias às suas mesmo vindas da oposição que tem vindo a demonstrar ter ideias ‘caducas’ e falta de experiência politica para o desempenho dos cargos para que foram eleitos.

E, finalmente considero Mário Pereira um negociador ‘astuto’  porque conhece os labirintos existentes nos corredores do poder para se aproximar de quem o pode ajudar mesmo que sejam de diferentes ideologias.

Demonstrou-o quando da divulgação do ‘Melão de Alpiarça’  em Lisboa e quando da questão da falta de médicos em Alpiarça, entre outras.


Por estas e outras razões escolho-o como a ‘Figura do Ano’

8 comentários:

  1. Gina Pereira: Merecido! Parabéns Sr. Presidente.
    (da nossa página do Facebook)

    ResponderEliminar
  2. Celia Caetano Eschweiler3 de janeiro de 2014 às 19:09


    Celia Caetano Eschweiler gosta da escolha
    (Facebook)

    ResponderEliminar
  3. Li com toda a atenção o elogio feito em "Especial Opinião" assinado pelo senhor António Centeio, responsável pelo Jornal Alpiarcense. É o seu ponto de vista naturalmente, e não me compete a mim fazer qualquer comentário sobre o assunto nem tão pouco questionar por que elege o presidente da câmara municipal de Alpiarça, Mário Pereira, como figura do ano. António Centeio lá terá as suas razões. Outros terão opinião contrária, até por tudo aquilo que já foi aqui e noutros lugares públicos discutido e denunciado com acusação fundamentada, sem qualquer contestação da parte acusada. Quando assim é, manda a jurisprudência que se aceite os factos como provados.
    Faço votos para que o autarca "galardoado" tenha a mesma deferência e retribua a troca de galhardetes, da forma que melhor achar. Não é todos os dias que temos direito a tamanhas honrarias.
    Como disse, não vou entrar aqui em mais pormenores que nos levariam muito longe na discussão e o momento ainda é de Festa. O verdadeiro Messias tem apenas alguns dias e os Reis magos estão a caminho.
    Fica apenas esta nota de reflexão para todos aqueles que como eu são cautelosos nas atribuições de "galardões" mesmo que simbólicos, a políticos cujas atitudes deixam algumas dúvidas.
    Informo que não tenho conotações políticas com qualquer movimento ou partido político a nível local ou nacional. Pertenço muito simplesmente àquele grupo de portugueses que não acredita nos políticos e que, são muito democraticamente conhecidos e reconhecidos, por "abstencionistas".
    Um dia, quando nos cansarmos a sério das incompetências e dos enganos e falcatruas dos políticos, formaremos uma Junta de Salvação Nacional de maioria absoluta, para reconduzir o País. Se ainda houver País, bem entendido. Neste momento, a incompetência dos que se dizem políticos é tanta, que são necessários meia dúzia de agentes estrangeiros para governar Portugal! Portugal já não tem gente com “tomates” para governar o seu próprio País!
    Digam lá então que galardões ou distinções merecem os políticos portugueses? Não podemos esquecer que, um município poderá ser comparado, grosso modo e com as naturais diferenças, a um pequeno país. Através deste pequeno país, podemos aferir da capacidade de quem o governa. E também como governaria os mais de 300 municípios existentes em Portugal.

    Por mais quanto tempo iremos ter dúvidas? Por mais quanto tempo iremos fazer "figura de anjinhos"?

    “Viriato”

    ResponderEliminar
  4. Obriga Mestre Viriato. Eu sabia que viria.O Mestre tal como o Zorro aparece sempre a tempo e à altura das circunstâncias. Alguém tem de olhar por aqueles que tantas vezes são esquecidos, não é? Até parece que não existem neste país.
    Bem-vindo.

    ResponderEliminar
  5. Lídia Elbling ·
    Convém ir às Reuniões de Câmara e AM antes de fazer a sua escolha! Ou melhor a escolha até pode ser esta (gostos não se discutem) mas dizer que mantém a calma, blablabla é no mínimo ridículo quando até ameaça chamar a GNR por causa de um sorriso! Quando se levanta repentinamente da mesa da AM porque já estava nervoso e sem argumentos! Enfim gostos não se discutem mesmo!

    ResponderEliminar
  6. Apesar de entender que não devemos deixar os políticos sozinhos entregues à política e portanto devemos todos intervir naquilo que nos diz directamente respeito, tenho de admitir que ser abstencionista é um direito que assiste a qualquer cidadão. Quanto aos argumentos esgrimidos pelo senhor Viriato que conhecíamos do Rotundas e outros lugares, e que de vez em quando resolve aparecer por aqui sempre ideologicamente polido e no seu estilo
    próprio, tenho de lhe dar razão em muitas coisas que diz. E, quando a razão é forte, as palavras acabam por ser desnecessárias.
    O meu avô, militarista dos três costados com cruz-de-guerra e tudo, dizia muitas vezes que as homenagens só se deviam aos mortos. Nunca percebi muito bem o alcance destas palavras mas ele, certamente havia de perceber. Assim como o António Centeio, com certeza que compreenderá o sentido desta sua homenagem. Só não tenho a certeza se o homenageado com a Figura do Ano se sentirá à vontade e consciente que a merece.
    Mas isso é outro caso.

    L.A

    ResponderEliminar
  7. Não é minha intenção ferir ninguém mas será que um homem que considera alguns dos seus adversários políticos de "LIXO" tem condições para ser a "Figura do AnO"?A menos que seja Figura pelas piores razões.
    Imaginemos o que seria permitido dizer a Nelson Mandela...E qual foi a sua atitude? Claro, por isso é que é uma referência para todos. Por isso é que teve justas homenagens.

    ResponderEliminar
  8. Penso que esta nomeação de "Figura do Ano" atribuída pelo Jornal Alpiarcense ao presidente da cãmara municipal depois do que disse publicamente, não é merecida. Mas esta é a minha opinião.
    Acho mesmo que neste momento esta distinção não lhe teria sido conferida pelo JA. Continua a ser a minha opinão.
    As frases que defendem a sua "distinçao" a Figura do Ano, depois do que aconteceu, perderam
    toda e qualquer força argumentativa e legítima.
    " Nos momentos mais quentes nas assembleias municipais consegue sempre utilizar formas para que o ambiente não aqueça sabendo fazer frente, com  modos educados e calmos, para que a politica e os políticos não fique mais na ‘lama’  do que está."
    "Sabe manter uma voz calma mesmo que seja insultado ou ‘apertado’ pela oposição e dificilmente perde as estribeiras quando confrontado com quem lhe faz frente e lhe quer ‘barrar’ o caminho."
    "Um caminho vindo da oposição que não sendo capaz de mostrar ‘ideias e projectos’ o ataca em tudo que é sitio quando o deveria fazer nos locais certos que são as reuniões de Câmara e Assembleias Municipais;
    Uma oposição que se mete nos ‘bicos dos pés’ para mostrar que está presente mas que na prática está a perder credibilidade por causa das atitudes que penalizam os seus autores."
    "...demonstrou-me que é um homem calmo e bastante tolerante para com a oposição..."
    Se isto é ser calmo e tolerante com a oposição...então vou ali e já venho! Será que o sentido das palavras "calmo" e "tolerante" mudaram com as normas do novo acordo ortográfico?
    Responda quem souber.

    ResponderEliminar