Por: L.P.I. |
Li num blogue local que a dívida da câmara de Alpiarça em
2009 (PS) era de 13,3 milhões de euros e que o actual executivo (CDU) reduziu a
dívida para 12 milhões e que passou a pagar aos fornecedores a 30 dias
(trinta), quando em 2009 se pagava a 240 (duzentos e quarenta dias).
A manter este ritmo de pagamento de 1,3 milhões em 4 anos, a
dívida herdada (e é bom que não peçam mais empréstimos) levará 40 anos a pagar,
ou seja, passaram 4 anos, restam 36 anos ao ritmo actual para levar a dívida a
0 (zero).
1.ª pergunta: As obras e melhoramentos deixados em Alpiarça
terão valido esta penúria de mais 36 anos?
2.ª pergunta: Que soluções têm os candidatos para inverter
esta situação: Aumentar as receitas? Manter algumas obras e investimentos e
manter a dívida elevada ou cortar nas obras e nos investimentos e pagar a
dívida mais rapidamente (mesmo assim nunca antes de 20 anos), ou dilatar o
prazo de pagamento a fornecedores?
Não sei responder às perguntas, mas sei que deve haver aí pelo menos um candidato que, pelo que diz, vai fazer ilusionismo. Não sei é porque é que não usou essa capacidade na sua própria vida!!??
ResponderEliminarE você ó senhor/a deste post, como é que fazia? Fazer perguntas também eu faço, vamos a ver é se tenho resposta. Eu acho que o senhor está a atirar uma vez mais areia nos olhos dos leitores. O senhor esquece-se que além de abaterem a divida ainda pagaram aos fornecedores e estão pagos. Agora todo o capital realizado vai directo à divida, quem ganhar as eleições tem por obrigação de abater a divida no dobro do capital. Vital Ferreira
ResponderEliminarCom o aumento dos custos com pessoal (boys) nestes 4 anos, não só dos que integram as folhas de salário da câmara, mas também feitos através de avenças, menos dinheiro disponível ficou para amortizar a dívida.
ResponderEliminarSe fizeram um empréstimo bancário de 3 milhões de euros como é que abateram a dívida ?
ResponderEliminarPenso que a geriram como todos o tem feito:)
Sim é verdade que a divida não está paga e que vamos demorar muitos anos a paga-la, mas também é verdade que pagamos aos fornecedores e à planotejo. Se não fosse assim a CDU não conseguia gerir a camara com as nossas pessoas a baterem-nos à porta todos a pedir para pagarmos
ResponderEliminarÉ evidente que as despesas não emagreceram como se impunha com as nomeações de adjunto de presidente da Câmara e GAP.
ResponderEliminarPolíticas criticadas (e bem) no ex. mandato da maioria socialista, mas na prática seguisse o mesmo caminho anterior e principalmente no que toca a Boletins Municipais como acabei de receber um via CTT, poderei gritar bem alto porque os senhores dão-me legitimidade para tal - Volta Vanda Nunes que estás perdoada:)
Caro comentador das 12:37, entenda de uma vez que pagaram a fornecedores e à Planotejo através do PSF.
ResponderEliminarSe o senhor dever 10000 euros, no talho, na oficina, ao familiar que lhe emprestou dinheiro, etc, e lhe fizerem um novo empréstimo, o que faz o senhor, que é uma pessoa que não gosta de dever nada a ninguém?
Pega nos 10000 euros, e em vez de comprar um carro, ou ir de férias, paga repartidamente aos seus credores (a quem você deve)
Pagou alguma coisa?
Pagou as pequenas contas, mas fica a dever ao Banco os mesmos 10000 euros.
Depois, há uma coisa que tem que ter em consideração...
Quando lhe fizeram o empréstimo, fizeram a uma taxa "X".
Mas você verifica que o seu vizinho que estava na mesma situação e pediu o mesmo dinheiro, ao mesmo banco, lhe fizeram uma taxa mais baixa.
Que faria você, que até é de boas contas?
Iria ao banco e exigiria que lhe fizessem a mesma taxa de juro baixa que fizeram ao seu vizinho, que estava na mesma situação económica.
E assim, faria uma boa gestão do seu empréstimo.
Pagaria os mesmos 10000 euros, mas agora teria de amortizar menos porque a taxa de juro ao longo dos anos seria menor.
Assim, ficaria com mais dinheiro disponível do seu orçamento familiar.
Em relação à sua CDU, acho que neste exemplo falta aqui um passo. Veja lá se adivinha qual é...
Vocês falam das dividas... Mas nos é que andamos 4 anos a trabalhar para tentar pagar, é um facto que nao conseguimos pagar a divida, mas pagamos a fornecedores!
ResponderEliminarEstivemos 4 anos e nao fizemos quase nada mas pelo menos se nao fizermos nada nao aumentamos a divida.
Confio no Mário pereira e sem duvida ele é o melhor para Alpirça.
Ele tem uma boa imagem e mesmo nao fazendo nada é melhor que o rosa do Ceu e que o Gaspar .
Está muito bonito o boletim municipal, por acaso. Vi-o nas redes sociais em formato digital e orgulho-me do que se tem passado na minha terra. Acho que a CDU tem feito um óptimo trabalho na câmara. Os alpiarcenses merecem que continuem a fazer. E pelo que ouço dizer, é o que vai acontecer e ainda bem.
ResponderEliminarà pessoa que comentou no dia 2 Agosto 12:33: o facto de se fazer um empréstimo bancário de 3 milhões não quer dizer que a dívida esteja a aumentar. Exemplo simples:
ResponderEliminarNovo Empréstimo: 3.000.000,00
Empréstimos diversos: 4.000.000,00
Saldo: -1.000.000,00
Certamente que a CM Alpiarça não consegue liquidar os seus empréstimos à banca no seu devido termo (nem esta nem a maioria das Câmaras), daí reestruturar a dívida. Pode, também, acontecer o seguinte: com esse montante poderá ter liquidado responsabilidades junto de terceiros, antecipando a sua maturidade e evitando gastos suplementares com juros vincendos (ou seja, juros que iriam ser pagos no futuro). Deste modo, concluir que se aumentou o passivo é demasiado simplista sem conhecer a correcta aplicação dos montantes envolvivos (eu não conheço mas certamente o Tribunal de Contas conhece dado que esta operação carece - salvo erro, a menos que seja passivo circulante, ou seja, crédito a ser liquidado em menos de 1 ano - de visto prévio do Tribunal de Contas). Ou será o Sr./Sr.ª uma entidade com conhecimentos superiores ao Tribunal de Contas...?
Obrigado e boa tarde.
Qual era divida em 1997. Ou será que o PS herdou uma Camara sem dividas e todo este dinheiro é fruto da governação Socialista? Que eu saiba , em percentagem de habitantes, a divida de 1997 SEM OBRA FEITA era superior.
ResponderEliminarA CDU tenta agora sacudir a agua do capote para se desculpar de nao ter cumprido NADA do programa eleitoral. O que também quer dizer que este novo programa que ainda nem sequer foi apresentado (?!) nao vai ter credibilidade nenhuma . Nao vai ser para cumprir .
Afinal nao é só o outro que é ilusionista .
O sr. que fala do presidente da câmara, o das 13:52, que se faz passar por apoiante da CDU, só acerta numa coisa: o presidente Mário Pereira tem efectivamente uma boa imagem. E merecida, diga-se de passagem.
ResponderEliminarQuanto a não ter feito nada, continue a dizer isso que vai convencer todos os alpiarcenses que sabem qual a situação financeira que existia e que existe agora depois do PSF, assim como aqueles que todos os dias passam pelas obras que estão a decorrer e por aquelas que estão terminadas ... e pagas!!!
Política ao nível do chão, é o que estes saudosistas fazem.
Já agora uma pequena correção a divida não é só gerada pelo PS, mas também pela CDU, não queiram sacudir a água do capote, foram estes dois partidos que fizeram as dividas.
ResponderEliminarNesta história não há vencedores os dois têm o rabo preso.