O número de autarquias que este ano vai devolver o IRS aos munícipes é o mais baixo de sempre: apenas 40 dos 308 concelhos existentes. São as autarquias, sobretudo do interior do país, que abdicam de mais de 10 milhões de euros.
Fica bem no interior da serra Algarvia e foi um dos primeiros municípios a devolver o IRS aos habitantes do concelho. Alcoutim tem as contas em dia e é uma das seis autarquias que este ano vai ressarcir 5% do valor do imposto.
Um investimento que serve essencialmente para “evitar a desertificação”, segundo explica o presidente da Câmara de Alcoutim, Francisco Amaral.
O autarca algarvio admite que os 50 mil euros que vai devolver aos habitantes poderia servir para outras necessidades do concelho, mas a autarquia está preocupada “não só com a desertificação, mas também com as famílias que estão a atravessar dificuldades”.
Mesmo em tempo de crise, Alcoutim vai devolver 5% do IRS à população, sendo a única autarquia algarvia a fazê-lo.
Ao todo no país apenas 40 dos 308 concelhos a abdicar de parte do imposto, o número mais baixo de sempre. No total são 10,5 milhões de euros que não entram nos cofres destas Câmaras, numa altura em que as transferências do Estado central estão a encolher.
Amadora e Cascais são as únicas autarquias na área da Grande Lisboa a devolver algum IRS e no Grande Porto não há nem uma a fazê-lo.
«RR»
A de Alpiarça também vai devolver dinheiro
ResponderEliminarA de Alpiarça também não vai devolver dinheiro
ResponderEliminar