sábado, 23 de março de 2013

Isabel Coutinho ouve mulheres de Santarém


Isabel Coutinho, candidata ao Departamento Nacional das Mulheres Socialistas, cujas eleições decorrem a 13 de Abril, vai estar terça-feira, dia 26, pelas 21h, em Santarém (Federação do PS, Rua Dr. Silva Leitão), onde irá apresentar a moção da sua candidatura, bem como ouvir as mulheres de Santarém, recolhendo contributos para o projeto que está a desenvolver.
 A candidatura de Isabel Coutinho foi apresentada no dia 8 de Março, numa sessão que contou com a presença de Maria Barroso, que é sua mandatária.
Algumas das ideias que Isabel Coutinho defende, bem como um resumo biográfico.                            Emprego
 - Numa altura em que os níveis de desemprego são muito altos, a competitividade para encontrar emprego é muito elevada, constituindo a maternidade um handicap para as mulheres que estão nesta corrida. A Isabel quer encontrar formas, com os diversos parceiros sociais e com as empresas, de contornar esta questão;
 - Igualdade salarial: trabalho igual, salário igual;
 - Promover a discussão de um sistema de quotas nas comissões, conselhos de direção, conselhos de nomeação estatal e universidades.
Parentantalidade
- Lutar por uma parentalidade verdadeiramente partilhada.
  Educação
  - Eleger a escola como espaço privilegiado para o combate às desigualdades: inclusão da igualdade de género nos currículos escolares e na formação de educadores e professores.
   Apoio social
  - Sensibilizar o Governo para a criação de Comissões de Proteção do Idoso, a implementar nos municípios.
 Violência
- Porque a violência doméstica é outro dos problemas que muitas mulheres continuam a enfrentar, propõe trabalhar em conjunto com as várias instituições a nível internacional, nacional e local, no sentido de avaliar os avanços e as lacunas no trabalho desenvolvido nesta área, contribuindo para o aperfeiçoamento da legislação existente.
 - Contornar um problema muito frequente: depois do primeiro ano de apoio, as vítimas raramente são seguidas, regressando, muitas vezes, a casa, para junto do agressor.
 Resumo biográfico
 Isabel Coutinho nasceu em 1966, em Vila das Aves, no distrito do Porto. Licenciada em História e Ciências Sociais, pela Universidade do Minho, é Pós-graduada em Administração e Gestão Escolares.
 Professora do ensino secundário, Isabel Coutinho foi deputada à Assembleia da República nas X e XI legislaturas, de 2005 a 2011, pelo círculo eleitoral do distrito de Braga.
 Foi Secretária da mesa da Assembleia Municipal e deputada municipal da Assembleia Municipal de Cabeceiras de Basto.
 Isabel Coutinho é deputada da Comunidade Intermunicipal do Ave, membro do conselho político do Departamento Nacional e Distrital das Mulheres Socialistas, da Comissão Política Concelhia, da Comissão Política Distrital de Braga e da Comissão Nacional do Partido Socialista

Sem comentários:

Enviar um comentário