A sessão pública de esclarecimento sobre a Área de Reabilitação Urbana de Alpiarça realizou-se ontem, 21 de Março, no átrio do CD “Os Águias”, e contou com a presença do Presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Fernando Pereira, das arquitectas Inês Empis e Inês Fernando, da LT, SRU, e da Drª Joana Eusébio, geógrafa da CMA.
Ao abrir a sessão, o Presidente da Câmara sublinhou o carácter inovador desta SRU, a única no país que surgiu da congregação de vontades e da associação de vários municípios, e que procura intervir a partir da definição de estratégias e linhas de intervenção comuns num território específico que é a Lezíria do Tejo, possibilitando a gradual reabilitação do património edificado e dos espaços públicos, dando corpo a um processo urgente de ultrapassagem da actual situação de degradação dos centros urbanos, na sequência de vários anos em que se privilegiou a construção de edifícios novos e conduziu ao abandono dos antigos.
Mário Pereira referiu ainda o conjunto de possibilidades que se abrem – ainda que num processo que deverá ser perspectivado a médio e longo prazo – a todos os que pretenderem recuperar o seu património no interior das ARU aprovadas: isenções fiscais (IMI, IMT), redução do IVA para materiais de construção para 6%, acesso a fundos de financiamento. Também deverá constituir um importante factor de recuperação da actividade das pequenas e médias empresas ligadas ao sector da construção civil.
De seguida, as técnicas da SRU e da CMA apresentaram as ARU de Alpiarça, ao que se seguiu um debate, com várias intervenções de munícipes presentes.
Este evento público, promovido pela Lezíria do Tejo, Sociedade de Reabilitação Urbana (LT, SRU) – sociedade constituída por 10 municípios da CIMLT: Alpiarça, Almeirim, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Coruche, Chamusca, Golegã, Rio Maior e Santarém – insere-se no conjunto de sessões que estão a ser realizadas em todos os municípios integrantes, de modo a debater com as populações as linhas estratégicas da reabilitação urbana na Lezíria do Tejo.
«CMA»
"Presidente da Câmara de Alpiarça, Mário Fernando Pereira, das arquitectas Inês Empis e Inês Fernando, da LT, SRU, e da Drª Joana Eusébio, geógrafa da CMA"
ResponderEliminarHá aqui alguma coisa exagerada, nunca a vi de bata branca. E as arquitectas são engenheiras correcto?
Pelo que me contaram o Cunha deu um baile dos grandes no Màrio Pereira.
ResponderEliminar