Os partidos políticos cobram duas vezes a mesma despesa eleitoral ao Estado. Em época de grave crise financeira do País, o PS e o CDS-PP receberam do Estado, segundo o acórdão do Tribunal Constitucional (TC) sobre as eleições europeias de 2009, uma subvenção pública, para pagar os gastos da campanha eleitoral, e pediram também a devolução do IVA das facturas desses gastos.
O PS recebeu 1,2 milhões de euros de subvenção estatal e 345 mil euros da devolução do IVA. Ao CDS foram pagos 393 mil euros em subvenção pública e 54 mil euros em IVA devolvido. PSD, PCP e BE não pediram a restituição desse imposto. A devolução do IVA dos gastos eleitorais divide a Entidade das Contas e Financiamentos Políticos (ECFP), os partidos e o TC. A ECFP diz que "tem feito o possível para evitar que a mesma despesa eleitoral seja paga duas vezes". O PS diz cumprir a lei. Como a soma da subvenção estatal com o IVA devolvido não supera a despesa efectuada, o TC afirma que o PS tem razão. Já o CDS terá de devolver 159 euros.
Fonte: "Correio da Manhã"Enviado por um leitor
Desde que o Presidente da Assembleia Municipal questionou a presença dos assessores Celestino e Osório nunca mais foram publicadas actas.
ResponderEliminarNão houve reuniões ou o clima esteve tão negro que não convenha publicar?
Ainda resta outra hipótese. Para almoçaradas aparecem muitos, mas para trabalhar e publicar as actas, são poucos...
http://www.cm-alpiarca.pt/documentos/atas-e-deliberacoes/atas-da-assembleia-municipal/cat_view/75-atas-e-deliberacoes/57-atas-da-assembleia-municipal/76-2011