terça-feira, 15 de novembro de 2011

Vinho: 'Azul Portugal' e 'Marquesa de Alorna' entre os 100 melhores de 2011 para a revista Wine Enthusiast


’AZUL PORTUGAL’ E ‘MARQUESA DE CADAVAL’ ENTRE OS 100 MELHORES DE 2011 PARA A WINE ENTHUSIAST

VINHOS TINTOS DO TEJO FIGURAM NA LISTA DAS ‘100 MELHORES COMPRAS’ E ‘100 MELHORES VINHOS DE GUARDA’ DO ANO


Os vinhos do Tejo ‘Azul Portugal Tinto 2008’ e ‘Marquesa de Cadaval Tinto 2007’ foram escolhidos pela revista americana Wine Enthusiast – uma das mais prestigiadas publicações mundiais na área de vinhos, para figurar no top 100 dos néctares que considera serem as “melhores compras” e “melhores vinhos de guarda” de 2011, respectivamente.
Produzido pela Companhia das Lezírias, o ‘Azul Portugal Tinto 2008’ obteve 91 pontos, que lhe valeram o 14º lugar no ranking dos 100 vinhos que a revista considera serem as “melhores compras” deste ano.
A avaliação deste néctar coube a Roger Voss, editor da Wine Enthusiast na Europa, que destacou o facto de se tratar de um vinho com uma textura muito suave, aveludado na boca, com um aroma frutado que lhe dá tempero e suculência, ao passo que a sua acidez lhe confere o grau ideal de frescura.
“O prestígio mundial da revista e dos seus editores é um certificado de garantia de que os 100 vinhos que escolhem anualmente como as ‘melhores compras’ mundiais são inequivocamente, apesar do preço reduzido, autênticos vinhos de élite”, refere José Pinto Gaspar, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo).
Para apurar a tabela que designa por ‘Top 100 Best Buys’, o painel de jurados da Wine Enthusiast provou, ao longo dos ultimos 12 meses, mais de 16 mil vinhos oriundos de todo o mundo, comercializados a um preço não superior a 15 dólares.
Destes, realizou uma pré-selecção que reduziu o leque de candidatos a 1224 garrafas.
A partir daqui, os critérios para a eleição dos 100 melhores vinhos, privilégio que coube a menos de 1% do total de candidatos iniciais, assentaram na relação entre a pontuação atribuida a cada néctar e ao seu preço de mercado, a par da preocupação do júri em equilibrar a lista no que respeita a tipos de vinho, casta e origem.
Com 93 pontos em 100 possíveis, o ‘Marquesa de Cadaval Tinto 2007’, produzido pela Casa Cadaval, classificou-se no 72º lugar do ranking do ‘Top 100 Cellar Selections 2011’, lista que a Wine Enthusiast elaborou para distinguir os melhores vinhos de guarda do ano.
Os critérios para a escolha destes néctares, que se caracterizam pelo seu potencial de envelhecimento em garrafa, assentam não no preço, mas na sua qualidade absoluta.
“Os vinhos seleccionados pela Wine Enthusiast para figurar na lista dos 100 melhores vinhos de guarda do mundo obedecem a processos de produção extremamente criteriosos e esta distinção é motivo de grande orgulho não só para o produtor e para a CVR Tejo, mas também para os demais produtores da região, na medida em que serve de estímulo para que continuem e reforcem a aposta na qualidade”, acrescenta José Pinto Gaspar.
Além destas distinções, refira-se que o júri da Wine Enthusiast classificou mais 15 vinhos do Tejo com 90 ou mais pontos.
Destes, três foram rotulados de ‘Best Buy’ e três de ‘Cellar Selection’, embora não tenham atingido o top 100, contribuindo assim para a obtenção dos melhores resultados de sempre dos vinhos do Tejo nos reputados rankings da revista americana.
Com um universo de cerca de 680 mil leitores, a Wine Enthusiat Magazine aborda as editorias de vinhos, bebidas espirituosas, gastronomia, viagens e lazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário