A atribuição do nome do antigo ciclista António Lima Fernandes (foto) a uma rua de Alpiarça gerou controvérsia na última reunião de câmara. Em causa está o facto do nome do ciclista, natural de Alpiarça, substituir o nome da rua Marechal António de Spínola.
As vereadoras da oposição, Sónia Sanfona e Regina Ferreira (PS), não concordaram com a substituição pelo nome da rua que já existia. "É uma proposta de homenagem justa a um homem que elevou o nome de Alpiarça e do Águias a grandes patamares desportivos. Não concordamos, por ter existido uma decisão política nesta alteração", referiu Sónia Sanfona justificando a abstenção do Partido Socialista.
O presidente da autarquia, Mário Pereira (CDU), confirmou que a alteração da rua António Spínola foi uma opção política. O autarca recordou que, enquanto vereador da oposição, propôs uma recomendação para retirar o nome desta rua. "Consideramos que tinha havido um elemento provocatório na atribuição do nome do marechal Spínola a uma rua. Há todo um historial à volta de António Spínola, antes e depois do 25 de Abril, que em nada contribui para os ideais da democracia. Existe, sim, uma abordagem política ao fazer esta alteração",
http://www.omirante.pt/noticia.asp?idEdicao=54&id=48142&idSeccao=479&Action=noticia
Infelizmante é assim que este executivo funciona. Muda-se o nome de uma rua por razões politico-partidárias! Acham isto normal? Então quando for eleito um executivo de outra cor política terá o direito de voltar a mudar nomes a ruas, substituindo, por exemplo o de lutadores anti-fascistas Alpiarcenses por outros que considere mais adequados políticamente? Além disso onde está a lista de toponímica de uma antiga comissão municipal e quem são os nomes que lá estão à espera? Nesta terra tudo se resume à politica partidária infelizmente, e até vale usar o nome das pessoas para fazer valer esse modo de actuar!
ResponderEliminarO jaquim luis fez tabua raza da comissão de toponímia e mandou às urtigas o trabalho por esta desenvolvido incluído um Dicionário de Toponímia que continha todas as ruas de Alpiarça, sua origem e fotografias. Ele quis mudar o nome às ruas do Casalinho porque não gostava que a sua rua se chamasse Rua 11 de Março e então mudou o nome para Rua João Manuel Fernandes que é avô da esposa e consequentemente seu avô. estará bem? estará mal? foi o primeiro arroteador do Casalinho e quem ali teve a primeira taberna e comércio, escreveram no Voz de Alpiarça. concordo com o comentador das 12:32 e então se agora todos começam a pensar em mudar os nomes às ruas? então e agora se os antigos moradores do Casalinho quiserem voltar a ter o antigo nome dessas ruas? Eu também não gosto do nome Spínola, mas quantos portugueses e estrangeiros não têm o seu nome gravado em praças, ruas, pontes etc que a própria história reconhece que foram bem piores do que o Spínola? Podiam muito bem bem ter feito uma homenagem ao Lima sem mudarem o nome a nada. Basta lembrar-vos que o Largo dos Águias não tem nome. Já que o Lima Fernandes não foi convidado na altura para a inauguração do Monumento ao Ciclista era uma boa homenagem chamar àquele largo Praça Lima Fernandes, teria muito mais impacto do que uma rua que fica nos confins de Alpiarça e que terá 1/2 dúzia de casas.
ResponderEliminarnem meia duzia de casas a rua tem. Foi uma coisa só para armar confusão politica. Também concordo que o Largo do Aguias teria muito mais impacto e sentido.
ResponderEliminarMas são burros, estão a arranjar maneira de um dia mais tarde vir uma Câmara do PSD ou PS mudar o nome de grandes lutadores contra o fascismo por outros que lhes derem mais jeito.
Que falta de visão, ó Marito
Pá os camaradas é só darem tiros nos pés. O que faz isto é não terem um líder. Todos mandam e o Marito vai atrás. É o desnorte total. Foi assim que começou a derrota do Raul Figueiredo a brincar ao nome das ruas. A herança legada pelo Figueiredo é o nome das ruas de Alpiarça escritas em azulejos. Até parece que naquele mandato não havia mais nada para fazer. Andaram a brincar. Até andaram a brincar às piscinas e fazerem "chapinheiros". Ganhem vergonha. Esse senhor que foi um desastre enquanto presidente agora volta a mandar na câmara. Só falta é reformar-se e vir fazer companhia aos outros. Louvado seja o Senhor!
ResponderEliminarÉ inconsebivel admitir que alguem com tres dedos de testa continue a discutir a substituição de um nome que nada tem a ver conosco, (a não ser com esse alguem) por um nome que foi glória como desportista e homem, nascido e criado ao nosso lado.Estou de acordo quando alguem propôe que Lima Fernandes merecia mais. Tambem concordo que o Largo dos Águias teria o merecimento de se chamar Lima Fernandes, apesar de aqueles que foram seus "amigos" e admiradores o terem renegado
ResponderEliminara sua presença quando da inauguração do monumento de homenagem ao ciclismo!
Na realidade é tão descabido dar o nome de uma rua de Alpiarça a Spinola como dar a uma praça central da nossa vila 0 nome de Zeca Pinhão!
Evidentemento que eu não confundo personalidades, apenas ponho na balança a intenção de quem foi responasável por estaas asneiras!
António Miguel dos Santos
António Lima Fernandes, merece uma Homenagem mais justa, mais consensual, mais democrática, ou seja, fora da imposição ideológica como se pode constatar a ler o discurso do Sr. António Emídio Sardinheiro nas Jornadas Autárquicas da CDU em Novembro de 2011.
ResponderEliminarMuitos Alpircenses pensam que o local mais nobre para a referida Homenagem seria o Largo do Águias - Largo António Lima Fernandes.
Claro que o Largo dos Águias teria tudo a ganhar se fosse batizado com o nome Largo António Lima Fernandes. Teria tudo a ver. O Clube do seu coração, que ele amou, para quem ele tanto trabalhou, onde ele deixou tantos amigos. o Largo que ele frequentou assiduamente nos últimos dias da sua via, quando cansado ficava horas sentado dentro do carro a sentir que a morte estava prestes a levá-lo. Malta não façam isso ao Lima. Ainda vão a tempo. Emendem a mão e na próxima reunião de câmara dêem o nome a um largo que não tem nome e pura e simplesmente retirem a placa rua António de Spínola, será sempre a rua Joaquim Magalhães, como era. Já viram quando futuramente em escrituras e outros documentos oficiais se tiver de escrever "rua António Lima Fernandes, também conhecida por rua António de Spínola". Malta vocês nem pensam nas consequências dos vossos actos. Porquê ligar, mesmo que antagonicamente o nome do Lima ao Spínola? Tenham dó. Emendem esse erro terrível. Ainda vão a tempo. Espero que os amigos que o Lima tem a nível nacional se unam em uníssono e exijam uma justa homenagem ao Lima Fernandes e não uma ruela de charneca a caminho do cemitério. Que falta de charme!
ResponderEliminarO Lima merecia mais!
ResponderEliminarAgora é que ala mais estalinista do PCP vai tomar conta da câmara de vez. a falta de ideias e a teimosia é gritante a começar por esta triste estória da mudança de um nome de rua. Lima Fernandes substitui António de Spínola, perfeitamente patético. Uma "palhaçada" como tanto gostava de dizer o Lima quando as coisas não lhe agradavam. Quando os convidados pensarem que se trata de uma rua bonita numa nova urbanização irão deparar-se com uma estrada de charneca que nem está toda dentro da zona urbana como me disse um dos moradores que tem a casa aleijada por causa disso. os serviços técnicos da câmara que fecham os olhos a tanta ilegalidade aleijaram a casa a um dos moradores da rua do Spínola por causa de uma linha imaginária que rodeia o casario alpiarcense e que estica e encolhe consoante a cara do munícipe. Lima Fernandes merecia mais, o ciclismo alpiarcense merecia mais. O agora homenageado morreu há tão poucos meses que havia mais que tempo de estudar outras homenagens. por exemplo no aniversário da sua morte. e ainda por cima fazem a homenagem por uma opção política? mas o Lima Fernandes é conhecido no país por ser um grande ciclista ribatejano ou por ser um grande comunista? Porquê colar o nome de um grande atleta que levou o nome de Portugal e do ciclismo além fronteiras a uma força política? Foi desprezado pelo PS que nem o convidaram para o monumento que está no largo dos águias e agora utiliza-se o nome de um grande Homem no fim de morrer como acto de vingança, como arma de arremesso político? Vocês até devem pensar que isso molesta muito quem decidiu dar o nome do Spínola à rua. Isso foi uma provocação de um louco e agora respondem com outro acto tresloucado, impensado. Duvido que o Lima que todos conhecemos estivesse disposto a esta palhaçada. Ninguém percebe esta forma de trabalhar por impulsos a pensar só em agradar a alguém do "partido". Parece que fazem tudo sem pensar. é um "tudo ao molho e fé em Deus". Até podiam mudar o nome à rua ou então retiravam a placa porque aquela irá ser sempre a rua da Fusca. O Lima merecia mais!
a mania de misturarem a politica em tudo. O Lima estava acima disto tudo
ResponderEliminar