Enquanto oposição escreviam o texto com este título no dia 19/3/2006 que passo a transcrever: "Ainda no tempo da presidência de Raul Figueiredo, um escultor natural e residente em Alpiarça que dispensa apresentações, foi imaginando, desenhando, maquetizado, moldado e por fim fundido em bronze, um belo e impressionante monumento ou estátua de homenagem ao povo de Alpiarça".
Espantosamente, ou talvez não, não tem sido encontrado durante todo este tempo, durante mais de uma dezena de anos, um local condigno para colocar o monumento.
Falou-se no largo dos Águias, falou-se da Praça do Centro Cívico, falou-se no Largo Vasco da Gama, antiga Praça Velha.
O Armando que me perdoe, se não está de acordo comigo, mas se não foi no Largo do Águias ou no da Praça do Centro Cívico, então que seja na Rotunda Norte de Alpiarça.
Tal como na Chamusca, os Riachos, Salvaterra, Golegã, Torres novas e tantas outras terras têm colocado nas suas rotundas homenagens às suas gentes, porque havemos nós de ser diferentes?
Temos vergonha de ter gente que esteve presa nas masmorras do fascismo?
Temos vergonha de ter homens que deram o melhor das suas vidas à causa da defesa de princípios que acreditavam que lhes poderiam trazer um mundo melhor, mais justo e um vida mais condigna?
Temos vergonha de ter homens mortos ás mãos da GNR só porque pediam uns míseros tostões de salário?
Temos vergonha de ter mulheres que morreram de parto só porque a vida na clandestinidade ao lado do seu companheiro não lhe permitiu ter os cuidados médicos necessários?
Temos vergonha de ter mulheres, que também foram o “homem da casa”, que comeram o pão que o diabo amassou e que tiraram da boca para dar aos filhos, enquanto os seus homens penavam atrás das Grades do regime?
Para que esconder tão importante Homenagem ao Povo de Alpiarça?
Fica a pergunta para o actual executivo CDU e também para o autor deste post publicado na data referida no Blog: Rotundas & Encruzilhadas.
De um comentarista
É bom relembrar o R&E um marco na Blogosfera alpiarcense, os meus cumprimentos ao leitor que enviou o post.
ResponderEliminarPor sinal já estava esquecido este post que alguém fez bem em relembrá-lo.
Fala-se agora que o Monumento será colocado junto do edifício dos Paços do Concelho, numa zona a ajardinar e a parquear, depois de demolida a antiga adega de João Duarte.
Aprecio a ideia e só posso apoiar.
Um abraço a quem relembrou este post. Relembrar o passado sempre é devolver-nos um pouco da nossa vida.
esta Camara até faz confusão estão á espera de que pafa inaugurar a estatua
ResponderEliminarNo Executivo PS, não se inaugurava porque provavelmente a estatua fazia comichão a algumas pessoas.
ResponderEliminarAgora no Executivo CDU não é inaugurada porque nem para isso existe capacidade e competência.
Hipocrisias!!!!!! Políticas.
ResponderEliminarPara a HISTÓRIA!!!
QUANDO o respeito AINDA – Não se tinha PERDIDO. Consciência de classe e respeito por todos que lutaram pela LIBERDADE
para sempre simbolizada na Estátua de Homenagem ao POVO de Alpiarça (apesar de escondida numa sociedade "democrática"). UMA HOMENGEM a todos eles.
Deixem estar a estátua onde está, que na devida altura será colocada num local condigno, a ser verdade o que diz o 1º comentarista ficará sem duvida num bom local, como andam as coisas quanto mais cedo for colocada, mais cedo será vandalizada ou até roubada, será preciso um segurança dia e noite para não a levarem.
ResponderEliminarNa realidade há gente capaz de tudo!E se é de material vendável a dos ciclistas e o da "boneca" lá se vão tambem". Esta sociedade em que vivemos é fruto de quem plantou a àrvore que os "pariu"!
ResponderEliminarAnt. Miguel dos Santos