sábado, 28 de maio de 2011

Santarém recebe II Congresso da Cultura Avieira


 A 17 e 18 de Junho realiza-se, em Santarém, a segunda edição do Congresso Nacional da Cultura Avieira. Uma iniciativa que decorre do desenvolvimento do projecto de candidatura «A Cultura Avieira a Património Nacional».

 De acordo com a organização, o evento irá ocorrer num «contexto de desenvolvimento económico regional que se perspectiva, proporcionado pela aprovação oficial do nosso projecto na criação de um novo destino turístico em Portugal» com base no rio Tejo, e num consórcio que envolve 39 instituições, aprovado e apoiado financeiramente no âmbito do QREN/Provere, da CCDR do Alentejo.

Este II Congresso, que se realiza novamente na capital do Ribatejo, vai contemplar outros eventos que irão ocorrer durante 2011 e 2012, como é o caso de uma sessão temática de investigação científica dedicada ao Tejo Internacional, com a participação de universidades portuguesas e espanholas, na qual «se analisarão as perspectivas de desenvolvimento regional, com base no potencial do rio Tejo e dos seus ecossistemas».

Realizar-se-á ainda um painel temático, de âmbito cultural, dedicado ao centenário de Alves Redol, autor do romance «Avieiros» e, um seminário sobre cinema dedicado aos rios e às populações ribeirinhas, na perspectiva da sustentabilidade, com o lema «Povos&Rios».

«À semelhança de anos anteriores, trata-se de concretizar um sério esforço de valorização da cultura Avieira, de promoção de valores que estiveram na base da nossa identidade - quer enquanto região, quer enquanto Nação - e de contribuir para o desenvolvimento regional integrado, de que a região de Santarém e da lezíria do Tejo tanto carecem», defende a organização, em comunicado.

«Oportunidades no Turismo Regional», «Ambiente, Ordenamento do Território e Inovação», «Dimensões da Cultura Avieira: Contributos Relevantes para a Candidatura a Património Nacional» e «Políticas Locais de Desenvolvimento» são os temas que ocuparão os dois dias de Congresso da Cultura Avieira.

No dia 18 de Junho realiza-se um passeio no rio Tejo e um almoço, com gastronomia típica ribeirinha, acompanhado de uma exibição etnográfica e folclórica dos pescadores Avieiros.

O II Congresso Nacional da Cultura Avieira é uma iniciativa Instituto Politécnico de Santarém, organizador do projecto «Candidatura da Cultura Avieira a Património Nacional», no âmbito do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.
Não compreendemos a razão porque esta «segunda edição» mais uma vez vai ser realizada em Santarém, quando na verdade no «projecto» estão incluídos quase todos os concelhos banhados pelo Tejo.
Deveria sim, ser anualmente levado a efeito o evento por cada concelho que faz parte da «Cultura Avieira».
Se são os concelhos que servem para apoiar e servir o «projecto financeiro» e a entidade responsável pelo projecto porque não serem beneficiados todos os concelhos?

Sem comentários:

Enviar um comentário