terça-feira, 26 de abril de 2011

A "revolução" no ensino parece não ter tido os resultados que muitos esperavam


Na verdade, é uma triste realidade que temos vindo a constatar desde há muitos anos a esta parte. A "revolução" no ensino parece não ter tido os resultados que muitos esperavam. No entanto, concordará que há professores (como há aliás noutras profissões) muito mal preparados para ensinar. Talvez até por também eles serem produto deste sistema de ensino de tão fracos resultados.
Estou em crer que, hoje um estudante do 12º ano, tem menos bagagem cultural (com excepção em informática que nesse tempo era uma utopia) que um aluno do antigo 5º ano de Liceu.
Note-se que os pais desse tempo teriam na sua esmagadora maioria uma simples instrução primária e outros até nunca frequentaram a escola.
Para terminar, também não me recordo de alguma vez ter ouvido falar de que o falhanço (quando havia) do aluno se devia à pobreza ou ao professor. O aluno era sempre o principal responsável pelo seu insucesso.
Já para o lado do sucesso haveria muita gente envolvida pelo caminho...
Enfim, outros tempos!
(Um aluno dos velhos tempos)
Noticia relacionada: Quando um aluno fica para trás, por não querer estudar ou porque não tem capacidades, o discurso oficial arranja-lhe um bode expiatório

Sem comentários:

Enviar um comentário