sábado, 15 de janeiro de 2011

Sucateiros que deixaram o “negócio” estão de novo a recolher sucata porque nenhuma autoridade consegue impedi-los ou…”tapam os olhos”

Enquanto não acabarem com os SUCATEIROS vamos assistir ao desaparecimento de cobre, latão, alumínio, bronze etc.
Vai desaparecer tudo aquilo que for vendável e der lucro. Não interessa se é uma obra de arte em bronze ou uma linha de cobre ou alumínio que transporta energia eléctrica ou sinal telefónico de serviço público.
O que vier à rede è peixe!
Jornal Alpiarcense denunciou muitas vezes o perigo que representava nos seus vários aspectos a existência destes SUCATEIROS. Parece que as muitas chamadas de atenção caíram em saco roto.
As entidades competentes, por motivos que só eles saberão, embora reconhecendo os factos, fizeram ouvidos de mercador.
Os efeitos estão aí apesar de ignorados.
O Sucateiro-Mor com todas as peripécias de incêndios e visitas da ASAE à conhecida fazenda lá para os lados da Mepral , retirou barricas e jarrycans de plástico, colchões e toda a sorte de tralha que se encontrava junto à rua Ricardo Durão e colocou-os ao meio da fazenda. Ora o perigo de produtos inflamáveis continua lá.
Outros sucateiros que entretanto haviam deixado o negócio, estão neste momento e de novo a recolher sucata.
Por isso, temos razões para continuarmos a ter o mesmo ponto de vista relativamente aos lixos, sucatas, sucateiros, e suas consequências.
Os SUCATEIROS, ao contrário do que muitos defendem, não beneficiam a Câmara Municipal nem tão pouco a população alpiarcense. Um dia alguém nos virá dar razão. Só que depois já será muito tarde.
Mas, como este país já está habituado a que se tomem decisões fora de prazo, talvez não se note muito.
Por: M. Ramos

9 comentários:

  1. O Verão passado o email do presidente da Câmara Municipal de Alpiarça foi inundado com denúncias de vários munícipes que relatavam o facto de um sucateiro andar a dar volta aos contentores do lixo espalhados pela Vila, rebentando sacos de lixo que continham vísceras de peixe e outros detritos que iriam exalar maus cheiros. O sucateiro foi identificado pelos denunciantes.
    Alguém com competência municipal fez alguma coisa no sentido de evitar estes actos continuados?
    Que saibamos, ninguém moveu uma palha.
    E a prova é que o mesmo sucateiro continua aí a fazer o mesmo que faz há anos, como se fosse ele o Xerife do condado.
    Quanto aos restantes sucateiros, apesar da legislação apertada, parece que tudo está na mesma e nada passou do papel, conforme se confirma neste post.

    Um leitor

    ResponderEliminar
  2. Há dias numa roda de amigos foi dito que em tempos certo jornalista de um conhecido semanário regional investigou para fins de publicação, a actividade do Sucateiro -Mor e respectivos depósitos de sucata na Vila de Alpiarça. Este reputado jornalista foi protelando a divulgação pública da actividade do "lixeiro" e suas mixórdias até hoje.
    Dizem também que ali houve uns "pedidos" de gente influente para não estragar o negócio ao homem.
    Será que o seu director JA, que é um defensor da verdade e da causa pública, soube desta opção?

    Um leitor

    ResponderEliminar
  3. Ao tal sucateiro mor como lhe chamam esse so vai ser punido quando algum dia existirem mortos e feridos .... é uma vergonha para a nossa autarquia permitir aquela sucateira pros lados da mepral, se fosse no centro da vila nao ja era diferente mx como é para as charnecas ninguem se mexe, os vizinhos ja nem sabem o que devem fazer, é cheiro, é ratos, e ja para nao falar que ele tem coisas inflamaveis e que se o fogo lhes chega vai tudo pelos ares, SERÁ NESSA ALTURA QUE A AUTARQUIA SE VAI PREOCUPAR? ... Pois ai ja vai ser tarde porque nesse dia poderam existir mortos ou feridos , pois a sucata la por ser para as charnecas existem casas ao lado ....

    ResponderEliminar
  4. Depois disto, não tenho dúvidas que o caso da sucata e dos sucateiros irá mesmo ser discutido numa das próximas Assembleias Municipais. Sempre se aproveita melhor o tempo com algo de interesse público.
    Deixamos aqui também o repto aos vereadores da oposição: Maria Regina Ferreira e Luís Garrotes para que questionem o executivo relativamente aos factos aqui relatados.
    Pelo menos terão a coragem de fazer aquilo que os vereadores da oposição CDU, na vigência do executivo PS, não tiveram.
    Aliás, estes vereadores PS têm mostrado trabalho e, pelos vistos, não estão ali só para fazer número.

    Um leitor

    ResponderEliminar
  5. Pelo que tenho vindo a aperceber-me, enquanto leitor de jornais, blogues e afins, interessado pelas questões da minha terra, o problema dos lixos e dos lixeiros já vem de longe. Isto é, do tempo do PS. Não se pense que o caso é novo. Claro que alguém terá de o resolver mas, não vamos atirar as culpas só para o actual executivo CDU.
    Quanto ao Jornalista, é verdade que andou em Alpiarça, ainda no tempo da administração PS, a inteirar-se dos factos. Viu as coisas com os seus próprios olhos mas, na altura de denunciar a situação que era clara e ia objectivamente contra o interesse público, não o fez. Alguma razão terá havido para não o fazer.
    Um leitor questiona: "Será que o seu director JA, que é um defensor da verdade e da causa pública, soube desta opção?"
    Penso que se referia ao JAE (Joaquim António Emídio) director de um semanário regional que todos conhecemos.
    Também nos apetece perguntar: Será que Joaquim Emídio soube desta manobra de um seu colaborador? Tanto mais que ele próprio (director e proprietário do semanário) o teria encarregado do assunto…
    Coisas estranhas… mas que, quando explicadas, até são fáceis de entender.


    F. Soares

    ResponderEliminar
  6. Anónimo disse...
    Vão falando do sucateiro - mor que ele não escuta ninguém. Mesmo hoje ao cair da noite, tinha a sua camioneta encostada aos contentores do lixo, fora de mão, junto à Misericórdia, enquanto munido de máscara, batinha azul e forquilha em punho, remexia os contentores que são o seu Eldorado. Talvez mesmo a razão da existência da sua camioneta de apoio particular (não solicitado) à recolha de resíduos colocados nos contentores públicos.

    É público que o ex-vereador Ferreirinha entendia que este sucateiro estava a prestar um prestimoso serviço à Câmara Municipal de Alpiarça. Pena ter-se pirado daqui sem nunca explicar as razões deste “prestimoso serviço”.

    ResponderEliminar
  7. devem estar à espera que apareçam novamente os malucos do «Limpar Portugal» para fazerem aquilo que compete à CMA.
    Triste sina a nossa que ainda por cima a CDU é composta pelos Verdes, sei la para quê. Verdes foram os voluntários que há um ano limparam Portugal e também alguma coisa cá em Alpiarça.

    ResponderEliminar
  8. Actualmente vejo uma grande crise económica, e infelizmente não está fácil para todos, com estes comentários aqui referidos fica uma questão... Será preferível o senhor andar de caçadeira em punho a assaltar bancos, lojas, etc...?
    acho que chamar "chafurda" a uma pessoa deliberadamente e ate o eronismo de criar um pré aterro, se pode considerar difamação e insulto à pessoa referida. julgo que o senhor não tem acesso a estes comentários, dai estarem a ser muito "homens" a escrever aqui, juntando rivalidades politicas com a vida de uma pessoa que trabalha, coisa que neste pais se vê pouco, isto em plena crise como já referi.

    ResponderEliminar
  9. O comentarista das 21:44 tem toda a razão. Tanto que o comemtário que chamava à pessoa "Chafurda" foi retirado. Não é nosso hábito permitir a publicação de ofensas.No entanto de tantos comentários que recebemos há sempre um ou outro que passa na "malha".Se não forem os leitores a alertar-nos nem damos por isso.
    A este leitor o nosso obrigado

    ResponderEliminar