A Galp aumentou o preço do litro da gasolina em 2 cêntimos, enquanto que o gasóleo ficou mais caro em 3 cêntimos, avançou fonte da empresa ao Económico. Nos postos da petrolífera nacional um litro de gasolina custa agora 1,533 euros, enquanto o gasóleo vale 1,348 euros o litro.
O mesmo sucedeu na BP onde o preço da gasolina sem chumbo 95 e o gasóleo sofreram um acréscimo de 1 cêntimo, valendo agora 1,529 euros e 1,329 euros por litro, respectivamente.
Também a Cepsa já mexeu nos preços dos combustíveis, com um aumento de 2,1 cêntimos para o gasóleo e de 1 cêntimo para a gasolina. Aqui, um litro de gasóleo custa agora 1,339 euros enquanto que a gasolina vale 1,523 euros o litro.
Com as subidas desta semana, o preço da gasolina avançou para o valor mais elevado de sempre, superando o máximo histórico registado em Julho de 2008 - de 1,525 euros por litro - altura em que o preço do petróleo atingiu máximos históricos, acima dos 147 dólares por barril. Nesse ano, um litro de gasóleo chegou a valer 1,428 euros, motivando a célebre greve dos camionistas que quase paralisou o país.
Segundo o último relatório de Bruxelas, depois de impostos, os preços médios da gasolina 95 octanas e do gasóleo praticados em Portugal ocupam a oitava posição no 'ranking' dos 27 Estados-membros. Antes de impostos, o cenário altera-se. Os preços da gasolina e do gasóleo sobem para a quinta e terceira posição dos países da UE com os combustíveis mais caros.
«DE»
Estes senhores, com a complacência de outros senhores, estão a pôr o país em brasa. E cuidado que esta coisa dos combustiveis é uma das molas reais do país. Só não percebo como é que a confraria dos patrões não aceitou aumentar os seus empregados em 0,50€ por dia, porque não tinha condições para pagar "tanto dinheiro" e agora não se importa com este tipo de saque.
ResponderEliminar