terça-feira, 28 de setembro de 2010

Vanda Nunes assiste ao Concerto “Primavera das Orquestras Sinfónicas Juvenis"

A Vice-Presidente da CCDR-LVT Vanda Nunes assistiu ao concerto “Primavera das Orquestras Sinfónicas Juvenis
A Vice-Presidente da CCDR-LVT, Vanda Nunes assistiu ao concerto “Primavera das Orquestras Sinfónicas Juvenis”, na Aula Magna da reitoria da Universidade de Lisboa. Em palco estiveram “Geração”, “Bora Nessa Geração” e “Geração Dolce Vita”.
Este concerto enquadra-se no projecto Orquestra Geração, que nasceu em 2007 e conta com o apoio do Programa Operacional de Lisboa 2007-2013.
Na altura impulsionado pela autarquia da Amadora, da Fundação Calouste Gulbenkian e da Escola de Música do Conservatório Nacional, com o apoio do programa EQUAL (Fundo Social Europeu), o programa está vocacionado para promover a inclusão social de crianças e jovens de bairros problemáticos e para combater o abandono e insucesso escolar através da música.
Desde 2009, altura em que a CCDR-LVT começou a apoiar esta iniciativa, já se passou de três para onze núcleos, todos a funcionar na Área Metropolitana de Lisboa. E já conta com cerca de 50 professores envolvidos. O objectivo é chegar a 500 crianças e jovens, maioritariamente de 1.º ciclo, mas também do 2.º e 3.º ciclos de escolaridade, de bairros problemáticos.
O projecto Orquestra Geração está inserido no das “Orquestras Sinfónicas Juvenis”, que se inspirou no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela – o expoente máximo é a famosa Orquestra Sinfónica Simón Bolívar (OSSB), dirigida por grandes vultos musicais.
A OSSB nasceu há cerca de 40 anos e integra nos seus agrupamentos, mais de 200 orquestras juvenis locais, crianças e jovens provenientes de bairros carenciados, tocados pelo insucesso e abandono escolar e com dificuldades de integração social.

Sem comentários:

Enviar um comentário