domingo, 26 de setembro de 2010

MARCOS PERESTRELLO, RUI PAULO DE FIGUEIREDO E MIGUEL COELHO – UMA CORRIDA AOS FIGOS DE MARVILA


Por: Anabela Melão

Tudo, a despropósito, quase a imitar Vitorino Nemésio, lembrei-me de que as palavras são como as cerejas. Mas, ontem, pelas 16 h, as palavras foram como figos. Figos de Marvila.
Marcos Perestrello, Rui Paulo de Figueiredo e Miguel Coelho estiveram por lá. Por causa dos figos, estou convencida! Mas como nada é de graça, o povo marvilense impôs uma condição: primeiro, que o Marcos botasse a palavra e se sujeitasse a um inquisitório. Ele - porque adora figos, provavelmente - acedeu.
Conhecemos as ideias do Marcos para a FAUL. Ou seja, para uma Lisboa melhor. Calcorreia meio mundo - fazendo o que nenhum outro candidato o faz. E vai contra marés porque tem a seu lado os melhores marinheiros e até - espero, porque dá maior graça à coisa - alguns piratas! E lá explicou convictamente, o seu projecto. Muito bem, tanto que lhe reservaram imediatamente um pires dos melhores figos. Meio mundo questionou, falou, demandou, inquiriu. E ele "safou-se" muito bem. Intrépido, sereno e com a tranquilidade de quem sabe do que fala, bateu ponto a ponto (figo a figo).
Como sempre, não achei que teria nada de proveito para dizer, até porque também me estavam a apetecer aqueles figos, e fazer mais interpelações era retardar o prazer gustativo.
Mas, este sangue ribatejano é tramado, não resisti à provocação. Não sou amiga do Marcos, como não o sou do Rui ou do Miguel! Não falo de amizades, cumplicidades e de afectos. Falo de PROJECTOS.
Apesar de ser uma mulher de letras, com tiques de auditora, fiz duas colunas de deve e haver. PORQUE NÃO VOTAR EM MARCOS PERESTRELLO? O gajo não faz promessas! E todos esperamos que os politicos prometam alguma coisa - nem que seja uma torradeira ou um frigorifico! PORQUE VOTAR EM MP? Porque o tipo anda a cumprir, linha a linha, tudo o que se propõe fazer! O que o torna um político estranho. E eu gosto de gente "estranha"! PORQUE NÃO VOTAR EM MP? Porque o homem não quer a continuidade. E é sempre tão bom "continuar". Sobretudo continuar a não fazer nada! Ócio criativo, nem sequer, que já obriga a criar! PORQUE VOTAR EM MP? Porque este homem protagoniza o progresso! E só conheço um caminho: o de andar para frente, até porque de marcha à ré já estou farta! PORQUE NÃO VOTAR EM MP? Porque este tipo não protege os interesses instalados. E se os "interesses" já interessam só pelo mero facto de o serem, os "instalados" são ainda muito melhores, porque já lá estão. E porque devem ter dado uma trabalheira a instalar e deitar tanto trabalho fora é um desperdício! PORQUE VOTAR EM MP? Porque o tipo tem a capacidade de criar convergências de interesses, não privados, mas públicos! E isto é obra! E é o que interessa! PORQUE NÃO VOTAR EM MP? Porque o tipo não é consensual. Anda tudo numa briga pegada no qual o único não participante é o próprio! E deveriamos gostar de quem toda a gente gosta, até porque dá muito menos trabalho! PORQUE VOTAR EM MP? Porque promove a união, ou seja, o consenso. E num país de crise e num partido em turbilhão, precisa-se de um unificador assim! PORQUE NÃO VOTAR EM MP? Porque ele não representa o fim, e deve dar-se emprego certo a quem já é mais velho, até porque é mais dificil arranjar emprego nessa idade! PORQUE VOTAR EM MP? Porque ele é o início! De uma nova era! Do futuro! PORQUE VOTAR NOUTRO? Porque já se sabe quem é e o que é! Sabe-se com o que se conta! E que grande vantagem isso é! PORQUE VOTO EM MP? Porque gosto de gente nova. De gente por se revelar! E gosto dos indícios de carácter que vejo!
O que está em causa, para Marvila, para Lisboa, e para Portugal, é que o Governo foi colocado contra a parede - numa espécie de chantagem emocional a lembrar os cônjuges desesperados. Do género: ou me dás o que quero, ou......., e aquelas estúpidas discussões em que tudo conta menos os filhos. E os filhos aqui somos nós!
E que tem a ver a vitória do Marcos na FAUL, que, supostamente, se circunscreve aos interesses de Lisboa, com a hipótese de o noivo desconcertado do PDS insistir numa convenção antenupcial em que o PS assinaria a sua sentença de morte? É que se a chantagem emocional continuar e chegar às consequências últimas, o PSD exporá o País à descredibilização internacional e o custo do dinheiro já aumentou e aumentará ainda mais.
E o que tem Marvila e Lisboa e Portugal em comum? É que urge investir numa nova geração de políticos que ponha o interesse público acima dos jogos partidários e das intrigas palacianas.
Todos sofreremos com o colapso e aí o que está em causa é mesmo A LIBERDADE, porque, como cantava Sérgio Godinho: só há liberdade a sério quando houver....paz, pão, saúde, habitação. Quando pertencer ao povo escolher e decidir. Pois o povo marvilense quer isto. UM PROJECTO CUJO AUTOR É MARCOS PERESTRELLO!
E venham de lá, por fim, os figos de Marvila! Que delícia!