segunda-feira, 29 de março de 2010

República Querida República

No âmbito das comemorações do Centenário da República, Mário Soares ex. Presidente da mesma, dizia a dias na RDP, que antes de Abril no tempo da ditadura foi preso por dar vivas à República.
Alpiarcenses diversos foram presos por acarinhar a República, lembro-me que em 1963 foram diversos activistas da República presos, porque no dia 5 de Outubro deitaram foguetes para comemorar a República, lembro-me de momento que foi logo preso Álvaro Brasileiro e de seguida dias depois António Abalada entre outros, e anos antes o mesmo tinha acontecido nesta terra.
Estes eram os republicanos cinquenta anos depois, porque os fascistas na República eram contra a mesma.
Implantação da Republica 1910. Depoimento de Joaquim Miguel, homem nascido no século XIX faz este depoimento com 83 anos de idade no ano de 1980. “Registo de António Abalada”.

Os trabalhadores rurais antes da implantação da Republica trabalhavam de sol a sol. É bom lembrar aos que não sabem como os seus antepassados sofriam, uma das maiores explorações dessa época. Hoje temos regalias a custa dos sacrifícios deles, foi preciso grandes lutas para se conquistar o que hoje temos a usufruir.
Em 1911 e 12 os trabalhadores rurais lutaram para acabar com o horário de trabalho de sol a sol, nas vindimas ainda havia a agravante que os homens trabalhavam nos lagares a pisar as uvas e fazer o vinho do nascer do sol até a meia-noite.
Muitas lutas foram travadas para acabar com esta exploração aos trabalhadores rurais, eram reprimidos e espancados nos próprios locais onde reivindicavam o que tinham direito.Só em 1937 e 38 é que os trabalhadores conquistaram o horário de trabalho nos lagares na pisa das uvas e fazer o vinho do nascer do sol até as 21,30 horas da noite, só nesta data foi abolido a exploração trabalhar até a meia-noite.
Foi uma das grandes conquistas, porque não havia condições de luta para acabar totalmente, mas só mais tarde é que se conseguiu abolir essa horrível exploração.
Para se conquistar alguma regalia é necessário que os trabalhadores tenham a noção da unidade para que a luta seja vitoriosa, ao lembrar as dificuldades que havia para organizar os trabalhadores para as reivindicações, a organização era muito débil, não havia estruturas, não havia Partido de classe, não havia esclarecimento das necessidades para a acção dos trabalhadores.
Quando se reivindicava as forças repressivas caíam em cima de nós trabalhadores.
Nota:
Este depoimento de Joaquim Miguel foi feito a 30 (trinta) anos, para realçar que parece que as leis do trabalho estão a recuar quase ao tempo de a 100 (cem) anos , parece mentira mas pelas mãos desta politica de direita tanto do PSD-CDS como do PS, estes Partidos de Abril que apareceram só para o destruir estão a levar-nos a exploração do principio do século passado.

Por: Rosa Margarida Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário