sábado, 28 de novembro de 2009

QUE AS SESSÕES DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DECORRAM COM OUTROS MÉTODOS DE FUNCIONAMENTO

Para recordar os que estiveram na AM e se esqueceram depressa:
1º o Presidente da Assembleia enviou aos eleitos uma convocatória à qual não anexou qualquer documentação que pudesse suportar a preparação dos diversos pontos. Claro que teve de se desculpar por este facto com a sua inexperiência. A Eng. Vera Noronha tinha sempre o cuidado de fornecer aos eleitos a legislação e demais elementos necessários à tomada de decisões.
2º Na proposta de alteração do regimento não foram identificados os proponentes e o facto de vir identificada com o símbolo em uso pela Câmara Municipal podia dar aso a diferentes interpretações. Assim, não foi a forma mais adequada de apresentação dessa proposta.
3º Nas propostas incluídas no regimento existiam algumas ilegalidades, que foram identificadas pela bancada do PS e que a CDU teve de retirar. Se foram retiradas é porque reconheceram, e ainda bem, que não eram correctas. Por mais vontade que houvesse de fazer as fazer passar...
4º Não é correcto fazer prolongar-se uma sessão até às 3.30 da madrugada, impondo uma duração de 6 horas consecutivas. A maioria das pessoas que ali estavam já tinham trabalhado um dia inteiro e necessitavam de recomeçar a trabalhar dali a 5 ou 6 horas.
Não foi nada correcta esta medida.
Acabar à 1 ou 1.30 da manhã é razoável, depois disso é uma violência.
E o Sr. Presidente não podia prever quanto tempo demoraria a discussão do Regimento.
Teoricamente, poderia ter demorado ainda mais. Assim, pareceu uma manobra para fazer aprovar o que queriam, através do desgaste.
Para não me alongar mais, termino desejando que as futuras reuniões da AM decorram num ambiente mais cordial do que a primeira, mas não deixo de salientar que para isso terão de contribuir, em primeiro lugar, os que têm a seu cargo a sua condução.
A bancada do PS é oposição e só tem de fazer o seu papel.
De um leitor

3 comentários:

  1. Mas que trapalhada a deste leitor. Identica mesmo ás trapalhadas da bancada do PS na reunião da AM. Então o leitor diz que a CDU retirou propostas por sua iniciativa e depois diz mais á frente que a CDU fez prolongar a reunião para fazer aprovar o que queria através do desgaste? Em que é que ficamos? Já agora seria interessante que este leitor nos dissesse quais eram as propostas á alteração do regimento ilegais e que provasse a ilegalidade das mesmas. Mas com a legislação que no seu entender as torna ilegais para todos ficarmos a saber.
    Um leitor atento ás coisas da nossa terra.

    ResponderEliminar
  2. Ficamos em que, a aprovaão do prolongamento da reunião precedeu a discussão do regimento.Lembra-se ou não convém? E fazer aprovar reuniões e comissões que não estão na lei é ilegal, ou não? parece que o anónimo é que está bem confuso das ideias. Não deixe que a partidarite as ofusque!

    ResponderEliminar
  3. Mas quais é que são as comissões e reuniões que não estão na lei? Esclareça-nos por favor. Dou-lhe apenas uma dica; Consulte o regimento da Assembleia Municipal de Almeirim,mesmo aqui ao nosso lado e que por acaso é uma autarquia do PS. Depois diga-nos alguma coisa. Já agora, eu assisti á AM de Alpiarça e não vi nenhum eleito do PS dizer que as propostas eram ilegais. Alguem viu?

    ResponderEliminar